Foto

Viagens de avião: quais são os impactos ambientais?

Vender créditos Comprar créditos

As viagens de avião são uma das principais maneiras de locomoção, especialmente quando se trata de longas distâncias, as quais podem ser facilmente percorridas em pouco tempo por meio deste tipo de transporte. Por conta disso, e de muitas outras comodidades oferecidas, as viagens de avião passaram a ser a principal escolha de muitas pessoas para percorrer trechos nacionais ou internacionais.

Embora seja algo muito cômodo e que possa gerar diversos tipos de benefícios, as viagens de avião também podem contar com alguns aspectos negativos, especialmente no que diz respeito ao aspecto ambiental. Assim como qualquer outro meio de transporte, os aviões precisam de combustíveis, podem emitir gases, ou gerar diversas outras consequências que podem afetar o meio ambiente.

Por conta disso, é muito importante que se conheça quais são estes impactos, bem como a forma como as companhias aéreas podem trabalhar para que o uso de um dos principais meios de transporte da atualidade não gere maiores prejuízos ambientais. Ou seja, ao escolher viajar de avião, é importante que se tenha esta consciência ambiental, para que se possa saber os efeitos destas viagens e maneiras de torná-las mais sustentáveis, sem afetar a comodidade dos passageiros.

Canais de Atendimento

Saiba quais são os principais impactos ambientais das viagens de avião

Existem alguns impactos ambientais causados pelas viagens de avião que podem ser destacados, pois são os mais importantes e que geram maior efeito ao meio ambiente. A seguir, veja quais são estes impactos:

1- Emissão de muitos gases poluentes

Ao se tratar da emissão de gases poluentes em uma viagem de avião, é preciso ir mais além do que o dióxido e o monóxido de carbono. Isso porque os combustíveis utilizados nestas viagens podem gerar a emissão de muitos gases diferentes, entre os quais podem ser destacados os óxidos de nitrogênio e os hidrocarbonetos gasosos.

Além disso, as trilhas de condensação deixadas pelos aviões e partículas de materiais também podem ser fatores que contribuem para o aumento da poluição em decorrência de um voo. Desta forma, são muitos materiais emitidos ao longo de uma única viagem, o que gera um impacto bastante significativo, e que, ao total acumulado, resulta em grandes prejuízos ambientais.

2- Grande volume de poluição em pouco tempo

Outro fator que faz com que as viagens de avião tenham um impacto ambiental muito significativo é o potencial de emissão de grandes volumes em pouquíssimo tempo. Até mesmo viagens de trechos curtos, como em voos nacionais, por exemplo, podem resultar na emissão de grandes quantidades de gases poluentes, comparadas até mesmo a períodos mais elevados de atividades industriais, em alguns casos.

De acordo com algumas organizações especializadas, voos mais longos, como uma viagem de ida e volta entre o continente americano e a Europa, podem gerar a mesma quantidade de dióxido de carbono que uma centena de pessoas ao longo de um ano inteiro. Assim, o potencial de emissão de gases poluentes dos aviões é bastante elevado, o que requer uma atenção ainda maior para que estes não prejudiquem o meio ambiente de forma mais impactante a longo prazo.

Como neutralizar o impacto ambiental das viagens de avião

As viagens de avião podem, sim, representar um maior potencial de poluição, uma vez que são equipamentos muito grandes e que requerem maior uso de combustíveis. No entanto, é possível que as companhias aéreas tenham alguns cuidados para que possam conseguir neutralizar esta poluição e, assim, minimizar o seu impacto ambiental negativo.

Abaixo, confira quais são algumas das principais ações que podem ser realizadas pelas empresas responsáveis por estas viagens, e como isso pode contribuir para uma melhor preservação do meio ambiente:

1- Uso de combustíveis limpos e renováveis

Em alguns países, companhias aéreas já passaram a utilizar combustíveis mais limpos em suas aeronaves, os quais podem ser obtidos por meio de fontes renováveis e geram uma menor emissão de gases ao longo de sua utilização. Em casos mais específicos, estes combustíveis passaram a ser introduzidos de forma gradativa, com pequenas porcentagens, por exemplo.

Entretanto, no caso das viagens de avião, esta substituição de combustíveis tradicionais por opções mais limpas pode ser um pouco mais trabalhosa, uma vez que devem existir estudos aprofundados para que estes combustíveis se provem seguros contra qualquer tipo de falha nas aeronaves. Assim, esta é uma ação que pode demandar um pouco mais de tempo para que seja colocada em prática de forma mais abrangente.

2- Compra de créditos de carbono

Uma forma muito simples e que pode gerar grandes benefícios ambientais para que sejam compensadas as emissões de gases poluentes das viagens de avião é a compra dos créditos de carbono. Estes créditos representam a neutralização de uma determinada quantidade de gases poluentes por meio de diferentes tipos de projetos ambientais, com a equivalência de um crédito para cada tonelada de gás poluente neutralizada.

Ao comprar estes créditos de carbono, as empresas poluidoras podem comprovar o seu investimento nestes projetos, e garantir que toda a sua emissão de gases como o dióxido de carbono seja neutralizada. Desta forma, há um ciclo de neutralização dos gases emitidos, e as viagens de avião podem ter o seu impacto ambiental minimizado.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile