Foto

Projetos de sustentabilidade ambiental nas empresas

Vender créditos Comprar créditos

Os projetos de sustentabilidade ambiental nas empresas são cada vez mais necessários de serem implementados. Eles são essenciais para garantir que vamos atuar de maneira correta dentro do mercado, sem prejudicar o meio ambiente.

Contudo, muitos empreendedores ainda não entenderam que essas mudanças são necessárias. Além disso, muitos deles nem mesmo sabem sobre o que se trata, afinal, esse é um tema relativamente novo dentro do ambiente empresarial.

Por esse motivo, é essencial estar sempre se informando, para garantir que está agindo de acordo com as necessidades do planeta. E para te ajudar com essa tarefa, escrevemos este artigo, contendo todas as informações mais importantes sobre esses projetos.

Canais de Atendimento

A seguir, confira exemplos de projeto de educação e sustentabilidade, além de outras informações sobre o tema!

Como montar um projeto de sustentabilidade na empresa?

Os projetos de sustentabilidade ambiental nas empresas precisam de planejamento para que sejam implementados. É necessário analisar o seu negócio como um todo, para verificar quais ações podem ser tomadas para mudar o seu empreendimento.

Contudo, existem algumas práticas gerais que podem facilitar esse processo de implementação. Isso porque, essas ações são voltadas para garantir que a sua empresa vai estar atuando de maneira mais sinérgica com o meio ambiente.

De maneira geral, podemos dizer que algumas práticas que podem ajudar a montar o seu projeto de sustentabilidade são as seguintes:

  • Tratamento da água: você pode implementar um sistema de tratamento de reaproveitamento de água, para diminuir o seu impacto ambiental;
  • Uso consciente: ministre treinamentos e promova palestras sobre o uso consciente de água e energia dentro e fora da sua empresa;
  • Respeito mútuo: respeito às opções sexuais, religiões, gênero, raça, entre outras questões do tipo, também fazem parte das ações sustentáveis;
  • Reutilização de produtos: recicle produtos para garantir que eles não vão agredir o meio ambiente após o primeiro uso;
  • Descarte de resíduos: procure saber como descartar os resíduos gerados por sua empresa de maneira correta, para que não parem de volta na natureza;
  • Educação ambiental: crie um projeto de educação ambiental, para ensinar os funcionários sobre a importância de ajudar o meio ambiente.

Todas essas ações, de maneira direta ou indireta, visam diminuir a emissão de CO2 na atmosfera. Esse é o gás responsável por fazer com que a temperatura da Terra aumente, o que prejudica o planeta de maneira direta de diferentes formas.

Quais são os projetos de sustentabilidade no Brasil?

Existem alguns projetos de sustentabilidade vigentes no Brasil, conseguindo muito sucesso no mercado empresarial. Tanto que, as empresas que investem nessas soluções, em geral, são algumas das maiores dentro do seu segmento.

A seguir vamos apresentar alguns exemplos de empresas que adotam práticas sustentáveis em seus processos produtivos. São eles:

  • Unilever: boa parte dos produtos dessa marca conta com certificação de fontes sustentáveis, e o objetivo é que, em pouco tempo, 100% das mercadorias sejam assim;
  • Avon: a empresa não faz testes em animais, além de contar com investimentos em iniciativas que combate a agressão contra as mulheres;
  • Coca-Cola: a empresa conta com o projeto Coletivo Reciclagem, que visa reutilizar todas as suas embalagens, diminuindo o seu impacto ambiental;
  • Philips: esse negócio desenvolve lâmpadas modernas, para melhorar a iluminação pública de maneira responsável e econômica;
  • Apple: para diminuir seu impacto no meio ambiente, a empresa conta com energia limpa em todas as suas unidades, para garantir a manutenção da natureza;
  • Natura: a empresa brasileira é uma das mais sustentáveis do mundo, utilizando todos os seus recursos de maneira sustentável e sem agredir o planeta;
  • HSBC: este banco conta com um programa de treinamento para que seus colaboradores que tenham interesse em divulgar práticas sustentáveis.

Como você pode ver, não são poucas as empresas que atuam no Brasil que adotam práticas sustentáveis. As grandes corporações já notaram o quanto a adesão aos métodos mais saudáveis de produzir são necessários para o planeta.

Quais os tipos de sustentabilidade ambiental?

A sustentabilidade ambiental conta com alguns tipos diferentes, por mais que tudo acabe sendo tratado de maneira igualitária. O descarte correto de resíduos, por exemplo, é um dos tipos, e é tão importante quanto qualquer outro padrão a ser adotado pelas empresas.

Outro tipo de sustentabilidade ambiental é a reciclagem, ponto importante para que possamos pensar em um futuro melhor. Isso porque, é com esse comportamento que conseguimos diminuir a quantidade de lixo no planeta, algo imprescindível atualmente.

A redução do consumo também é outro tipo de sustentabilidade ambiental, exigindo uma maior conscientização da população em geral. Se você tem uma empresa, direcionar os seus funcionários da forma correta é o básico a ser feito para conseguir melhores resultados.

Além disso, buscar diminuir a sua emissão de gás carbônico é outro tipo de sustentabilidade ambiental. Para isso, é preciso levar em consideração a sua pegada de carbono, ou seja, todo o rastro de gases que foram emitidos durante o processo de produção e entrega.

De toda forma, as estratégias que são voltadas para a manutenção do meio ambiente podem ser enquadradas nessa categoria. A sustentabilidade empresarial, dependendo da forma como é colocada em prática, também pode agir em parceria desse conceito.

Exemplos de projetos de educação

Existem vários exemplos de projetos de educação ambiental vigentes no Brasil atualmente. Alguns deles, inclusive, já foram apresentados em nosso artigo, como é o caso do que foi citado anteriormente, quando falamos sobre o HSBC.

O projeto Cilmate Partnership, como foi batizado, ajuda a divulgar práticas sustentáveis entre os funcionários da empresa. Além disso, é dado um curso de responsabilidade ambiental, onde os participantes atuam, de maneira voluntária, para ajudar o planeta.

Além disso, a Natura também conta com um projeto sustentável que ajuda comunidades tradicionais brasileiras. A parceria criada com produtores rurais ajuda na extração de material da natureza, tudo isso sendo feito de maneira saudável.

A Nestlé é uma empresa que conta com ações sustentáveis em todo o mundo, porém, no Brasil, também se destaca. Isso porque, apenas em 2015, eles foram os responsáveis por criar 72 projetos visando desenvolver programas sustentáveis em suas fábricas.

Falando da esfera pública agora, um dos exemplos de projetos de educação ambiental de maior destaque é o Educ. Ele é desenvolvido em Brasília, e visa conservar e ressignificar os parques ecológicos da região, para que se integre à nova sociedade.

Outro exemplo de projeto de educação ambiental é o Programa Eu Amo Cerrado, que fala sobre a biodiversidade desse bioma. Isso ajuda a ligar o alerta sobre a necessidade de preservar o cerrado, um espaço importante e que está sendo constantemente ameaçado.

Além destes, os projetos Cuida da Terra, Educação Ambiental e Alimentação Saudável, e Meio Ambiente e Alimentação Saudável, realizados em escala escolar, também são outros bons exemplos. Todas essas iniciativas nos ajudam a ver o quanto todos estão empenhados em mudar a realidade climática atual.

Para que serve um projeto ambiental?

Um projeto ambiental é essencial para as empresas atuais, afinal, é necessário mudar a forma como atuamos no mercado. Contudo, muitos ainda não entendem o seu objetivo, e isso é entendível, afinal, essa discussão é relativamente recente em nossa sociedade.

De maneira geral, um projeto ambiental é aquele que tem como objetivo identificar os problemas da sua empresa. Ou seja, a primeira etapa para que ele seja implementado é identificar falhas no seu negócio, e isso é feito em diferentes frentes.

É possível que as falhas a serem encontradas sejam de funcionamento, ou apenas em relação à sua atuação no meio ambiente. Tudo isso é levado em consideração antes de que a parte de encontrar soluções comece a ser colocada em prática.

Entretanto, é aqui que os projetos ambientais empresariais se diferenciam, pois as soluções são desenvolvidas de forma saudável. Ou seja, não é ideal que práticas discriminatórias, entre outros tipos, sejam toleradas dentro do novo funcionamento empresarial.

Isso ajuda a melhorar o ambiente corporativo, tornando possível um melhor rendimento por parte dos funcionários. Além desse ponto, é claro, estamos falando sobre a adoção de práticas sustentáveis, que não vão agredir o meio ambiente.

Ou seja, um projeto ambiental serve para tornar a atuação da sua empresa mais efetiva de maneira geral. Os processos internos são melhorados, e, ainda por cima, o meio ambiente é ajudado de maneira significativa por conta da sua mudança de postura.

O que é sustentabilidade empresarial

Já que estamos falando sobre projetos de sustentabilidade nas empresas, também é interessante entendermos esse conceito. A sustentabilidade empresarial é essencial para o momento que passamos, afinal, o planeta precisa de ações voltadas para sua manutenção.

Enfim, a sustentabilidade empresarial são as ações voltadas para o desenvolvimento da empresa de maneira saudável. Ou seja, você procura os resultados financeiros, como qualquer outro empreendimento, porém, tudo isso de maneira equilibrada com a natureza.

Além disso, é preciso agir de maneira ética com os seus funcionários, sem discriminar ou constranger ninguém. Outro ponto importante é dar lugar para quem, geralmente, é marginalizado na sociedade, como as pessoas negras e pertencentes a comunidade LGBTQIA+.

De maneira geral, podemos dizer que a sustentabilidade empresarial é aquela que visa desenvolver a comunidade como um todo. Porém, sem agredir o meio ambiente, tirando recursos da natureza de maneira totalmente inadequada.

Um projeto de sustentabilidade empresarial pensa no todo, garantindo que o impacto no meio ambiente seja o menor possível. Além disso, a emissão de gases também é levada em consideração, afinal, isso afeta o planeta de maneira significativa.

É por isso que um projeto sustentável para empresas visa diminuir a emissão de carbono na atmosfera. Isso ajuda a diminuir os impactos do efeito estufa, e faz com que a temperatura média do planeta, que já está alta, não aumente ainda mais.

Para isso, as empresas podem compensar a sua emissão por meio de créditos de carbono, um tipo de moeda sustentável. Já para quem atua de maneira sustentável, é possível vender esses créditos para outros, conseguindo assim, aumentar o seu lucro geral.

O mundo corporativo ganha com isso?

Por mais que muitos não saibam, os projetos de sustentabilidade trazem uma série de vantagens para as empresas. Além da óbvia ajuda para a comunidade ao seu redor, também é possível usufruir de uma série de benefícios corporativos.

Algumas das principais vantagens de se adotar políticas sustentáveis em sua empresa são as seguintes:

  • Bem-estar: estar consciente de que está ajudando o meio ambiente pode aumentar a sensação de bem-estar dentro da sua empresa;
  • Aumento de produtividade: um local de respeito mútuo entre todos os colaboradores acaba fazendo com que a produtividade de toda a equipe acabe aumentando;
  • Reduz custos: a longo prazo, as práticas sustentáveis acabam sendo responsáveis por uma boa parte da redução de custos empresariais;
  • Diferencial no mercado: a sua empresa pode se diferenciar de outras concorrentes por adotar práticas sustentáveis, o que pode ajudar a abrir portas;
  • Imagem positiva: a sua credibilidade, tanto com outras empresas, quanto com os consumidores, aumenta ao agir de maneira sustentável.

Como você pode ver, as vantagens de se adotar as práticas sustentáveis em uma empresa são bastante consideráveis. O processo de implementação pode ser grande, contudo, é possível usufruir de vários benefícios interessantes a longo prazo.

Além disso, como já dissemos, as práticas sustentáveis podem fazer com que a sua empresa comece a gerar créditos de carbono. Esse mercado, relativamente novo, é capaz de fazer com que o lucro do seu negócio aumente consideravelmente.

A cada tonelada de carbono que você deixar de emitir na atmosfera, a sua empresa vai ter um crédito de carbono. Com isso, é possível vender para outros empreendimentos, para que todos fiquem em equilíbrio, e seu negócio seja recompensado financeiramente.

Quais os desafios de montar projetos de sustentabilidade ambiental?

É necessário ter ciência de que você vai lidar com desafios ao montar o seu projeto de sustentabilidade empresarial. Por mais que não sejam muito grandes, ainda assim, é preciso levá-los em consideração ao atuar no mercado.

Entretanto, antes mesmo de falarmos sobre os desafios, precisamos destacar um ponto: tudo isso é um investimento. Por mais que muitos entendam apenas como despesas, essas práticas são uma forma de investir em um futuro melhor.

Seja para sua empresa, ou para a própria humanidade, o investimento em práticas sustentáveis é essencial. Quem pretende viver em um mundo com um cenário climático menos caótico, precisa começar a implementar mudanças a partir de agora.

E para quem tem interesse na mudança, alguns dos principais desafios a serem enfrentados é a instalação de sistemas de tratamento e reaproveitamento de água. Isso vai exigir alguns gastos que podem ser grandes em um primeiro momento.

Além disso, outro desafio é fazer a compra de equipamentos geradores de energia renovável. É preciso comprar os aparelhos geradores, mas, por mais que isso seja um gasto, o retorno é notado a partir do momento em que a instalação é feita.

A educação dos funcionários é outro desafio, afinal, é necessário contar com uma mudança de postura de todos. A postura dos colaboradores, visando diminuir o desperdício de material, por exemplo, é algo básico para conseguir se adequar ao necessário.

De maneira geral, a conscientização da sua equipe, e os gastos iniciais, são os problemas mais facilmente notados. Contudo, após resolver essa questão, é possível ir colhendo os frutos das ações tomadas aos poucos, de forma financeira ou com bem-estar.

Empresas se adaptando às novas realidades

Como vimos, projetos de sustentabilidade ambiental nas empresas são muito importantes de serem implementados. O que antes era apenas uma opção, passou a se tornar uma obrigação, afinal, o planeta precisa que mudemos a forma como estamos vivendo nele.

É essencial contar com práticas que visem diminuir o nosso impacto dentro do meio ambiente de maneira geral. A grande quantidade de resíduos, além da emissão de CO2 na atmosfera, são os grandes responsáveis por todos os problemas que enfrentamos no momento.

E por saber disso, as empresas já estão se adaptando às novas realidades, para evitar que esse mal piore ainda mais. É preciso contar com ações que visem tornar o mundo um lugar melhor, e eles não podem ser implementados apenas depois, pois precisamos para agora.

De toda forma, você conseguiu conferir exemplos de projetos de educação e outras alternativas em nosso artigo. Com isso, esperamos que tenha entendido o motivo pelo qual tantas empresas alegam ser indispensável uma mudança de postura em relação ao meio ambiente.

Enfim, esse é o nosso material, e esperamos que tenha entendido a importância dos projetos de sustentabilidade ambiental nas empresas. E se você tem interesse em reduzir a sua emissão de carbono, e ainda vender créditos para outros, não deixe de acessar nosso site para que possamos te ajudar!

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile