Entender porque as empresas compram créditos de carbono é importante para entender como esse nicho do mercado funciona. Novidade no Brasil, o mercado de créditos está abrindo portas para diversos negócios que buscam por formas de se destacar.
Hoje, não são muitas as empresas que investem nesse ramo, logo, esse nicho do mercado conta com grande espaço para ser explorado. Quem investir hoje, pode acabar se destacando mais do que outras gigantes do mercado em um futuro próximo.
Além disso, existem diversos benefícios e vantagens de comprar crédito de carbono para diferentes empreendedores. Porém, para isso, é necessário entender como esse mercado pode te gerar lucros.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoE justamente por isso nós estamos aqui: para falar mais sobre o mercado de créditos de carbono para você, empreendedor, que pretende expandir o seu negócio. Confira abaixo todas as informações que precisa sobre o mercado de créditos!
Vantagem do crédito de carbono
Para entender o porquê das empresas comprarem créditos de carbono, é preciso conhecer algumas das principais vantagens desse novo mercado para os seus empreendedores. Comercializar os créditos pode render lucros inesperados para todos.
Confira abaixo alguns dos maiores benefícios que os créditos de carbono podem trazer para todos nós:
- Controla a emissão de gases, o que, consequentemente, ajuda a estabilizar o efeito estufa na Terra;
- Dá oportunidade de crescimento para empresas que investem em soluções sustentáveis;
- Com o desenvolvimento de um novo mercado onde todos podem participar, a economia da região é movimentada;
- Países com economia mais fragilizada, mas que contam com grandes reservas florestais, podem se beneficiar disso e melhorarem a qualidade de vida da sua população.
No fim, países que estão em desenvolvimento, como o Brasil, só tendem a ganhar com uma consolidação do mercado de carbono em nossa nação. Existe muito a ser explorado, e tudo isso, claro, sem agredir de fato o meio ambiente.
Inclusive, por falar na questão da exploração de potencial, apesar de ainda não ser uma realidade consolidada no país, o Brasil tem grande potencial no mercado de carbono. Ao menos é isso que nos mostra o relatório recentemente divulgado pela ICC.
Segundo a pesquisa, sozinho, o Brasil poderia produzir créditos suficientes para suprir cerca de 37,5% da demanda mundial. Isso movimentaria a economia e poderia gerar bilhões de dólares a mais de lucro para o nosso país.
Quais os benefícios de comprar crédito de carbono para a empresa?
Além das vantagens já citadas, existem outros benefícios que merecem destaque quando falamos de créditos de carbono. Quando tratamos do ambiente corporativo, isso pode acabar fazendo toda a diferença para a adesão de novas empresas nesse mercado.
Confira abaixo alguns dos maiores benefícios de comprar crédito de carbono para uma empresa dentro do mercado corporativo atual:
- Melhora a imagem da sua empresa na sociedade, com as pessoas enxergando que sua companhia se importa com o meio ambiente;
- É possível lucrar com as negociações envolvendo os créditos;
- Ajuda a sua empresa a aliar a estratégia com suas responsabilidades sociais;
- Estimula, entre seus funcionários, uma maior consciência ambiental, o que, indiretamente, é positivo para todos;
- Novas oportunidades de negócios podem surgir ao explorar mais esse mercado.
Como você pode notar, além das vantagens gerais, apresentadas no primeiro tópico, também existem benefícios do crédito de carbono que são voltados, quase que exclusivamente, para os empreendedores que investem nesse meio.
É sempre importante estar buscando formas de aumentar o lucro da sua empresa, e, no mundo em que vivemos hoje, o mercado de carbono pode ser uma maneira fácil de conseguir isso. Atualmente, o mundo está cada vez mais atento a soluções sustentáveis.
Com a crescente de movimentos que se preocupam com a saúde do planeta, é questão de tempo até que o mercado de carbono se torne pauta principal nesse meio. Por isso, adiante-se e comece a investir nesse meio o quanto antes possível.
Benefícios financeiros
Como dissemos, é possível lucrar com as negociações envolvendo a compra e venda de carbono. Hoje, alguns especialistas do mercado já dizem que os créditos de carbono são a commodity do futuro para o universo empresarial.
Segundo especialistas, com o crescimento desse nicho do mercado, é a grande oportunidade do Brasil conseguir se firmar como uma das grandes economias globais. O país tem capacidade de se tornar um gigante mundial dessa maneira.
Como já dissemos, nosso país conseguiria suprir as necessidades de créditos de cerca de 40% de todo o planeta, o que representaria um lucro gigantesco para a nação. Isso inclui o Poder Público e também quem investe nesse meio.
Empreendedores que comercializam soluções sustentáveis poderiam usufruir das vantagens do crédito de carbono, já que o mercado os beneficiaria diretamente. É a grande oportunidade de conseguir lançar-se para o mundo.
O mercado, que começou recentemente, segundo relatório recente da S&P Global, atualmente, já pode ser avaliado em mais de US$ 200 bilhões. Em breve, esse número deve se multiplicar algumas vezes.
Quem precisa comprar crédito de carbono?
Mas afinal, que tipo de empresa precisa comprar créditos de carbono? Basicamente, toda empresa que conta com um nível de emissão de gás carbônico maior do que o normal necessita realizar a compra para equilibrar o seu impacto em nosso planeta.
Além disso, também é recomendado que a compra seja feita por empresas que estão procurando por uma forma de ajudar o nosso planeta. Não necessariamente ela precisa estar no limite da emissão permitida ou já ter ultrapassado ela.
Para estimular práticas mais saudáveis no mercado e garantir um amanhã melhor para todos nós, a compra pode ser feita por qualquer empresa. Como já dissemos, isso traz alguns benefícios para toda companhia que realiza essa aquisição.
No mais, as empresas que realmente precisam realizar esse tipo de compra são aquelas que emitem muitos gases nocivos ao planeta durante seus procedimentos. Seja durante o transporte ou ainda enquanto fabrica seus produtos.
A compra precisa ser feita para que, como já abordamos em nosso artigo, aconteça a compensação de carbono dentro do mercado. Caso isso não aconteça, a empresa acabará agredindo ao nosso planeta, assim como também alimentará uma imagem negativa no mercado.
Entenda para que serve o crédito de carbono
Agora que já conhecemos algumas das maiores vantagens do crédito de carbono, chegou o momento de entender para que serve essa moeda. Basicamente, países e empresas têm alguns compromissos sociais que precisam ser cumpridos.
Tendo em vista a triste situação em que o nosso planeta se encontra, é necessário que medidas sejam tomadas para diminuir a emissão de gases nocivos na atmosfera. O caminho é longo, porém, algumas soluções já foram pensadas nesse sentido.
Uma delas é a comercialização dos créditos de carbono, que ajudam empresas que emitem muitos gases a equilibrarem seus números. Basicamente, uma empresa que emite muitos gases, pode comprar de outras que ficaram com saldo sobrando.
Além disso, também é possível realizar a compra de empresas que funcionam estritamente para emitir créditos de carbono. Donos de florestas, por exemplo, que ajudam o meio ambiente, podem acabar se beneficiando desse mercado.
Logo, de maneira simples, podemos dizer que os créditos de carbono servem para equilibrar a emissão de gases em nossa sociedade. Os níveis têm que se manter baixos, e quem emitir muito vai ter que pagar por isso.
Quem poupa os gases, além de ajudar o nosso planeta a sobreviver, também consegue lucrar com sua iniciativa sustentável. Assim, quem de fato se importar com o bem-estar do nosso planeta, consegue melhorar os seus lucros e alavancar o seu empreendimento.
Significado de compensações de carbono
Diversas empresas que estão buscando por soluções para diminuir a emissão de gases, ainda assim, não conseguem bater as metas estabelecidas. Isso pode acontecer mesmo que todas as diretrizes sejam seguidas com rigor.
Isso porque, o processo de confecção pode ser livre de emissão, porém, durante o transporte, a emissão pode acontecer normalmente, por exemplo. Isso acaba fazendo com que o problema não seja de fato resolvido.
Tendo em vista esse cenário, as empresas mais preocupadas acabam tomando uma atitude: comprar créditos de carbono para compensar a emissão de tais gases. É aqui que elas também acabam movimentando esse mercado.
Uma empresa que conseguiu emitir menos, e ainda gerou créditos, pode fazer a venda e conseguir lucrar dessa maneira. A compensação de carbono funciona dessa maneira, e visa equilibrar a emissão de gases nocivos ao nosso planeta dessa forma.
Uma empresa que pretende fazer a compensação pode comprar de uma reserva ambiental, de outra empresa, ou até mesmo de outra pessoa. Hoje, o mercado de carbono conta com algumas alternativas para quem está pretendendo investir nesse meio.
Compensação de Carbono: mercado regulado e mercado voluntário
Atualmente, existem dois grupos principais quando estamos falando do mercado de carbono: o regulado e o voluntário. Cada um destes conta com suas próprias especificações, e acabam gerando lucro para países ou empresas, dependendo das negociações.
O mercado regulado surgiu em 1997, após a assinatura do Protocolo de Quioto, que visava diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera. Aqui, os países são regulados por um órgão da ONU, responsável por fazer os cálculos de emissão.
Um país pode comprar créditos de outro, para que a compensação de carbono seja feita dessa maneira. Assim, é possível bater a sua meta de economia, e ainda fortalecer a economia de um país que seja seu aliado.
Já no caso do mercado voluntário, as negociações acontecem entre outros agentes que não são países, como é o caso de empresas privadas, ONGs, pessoas comuns, entre outros. Todos podem participar desse tipo de mercado de carbono.
Além disso, também é possível realizar as vendas do mercado voluntário para o regulado. No entanto, os créditos adquiridos dessa maneira não são válidos para que a compensação de carbono seja feita, antes que algum governo tente fazer isso.
Sustentabilidade e créditos de carbono
Os créditos de carbono estão diretamente ligados com as ações sustentáveis que precisam ser adotadas pelas grandes empresas mundiais. Eles fornecem um meio para que elas consigam equilibrar o nível de emissão de gases nocivos para o nosso planeta.
Caso não consigam atingir a sua meta de economia, basta que a compra de gases seja feita para que a compensação exista. Dessa maneira, quem não polui o meio ambiente acaba ganhando em cima de quem está precisando equilibrar suas ações.
Esse equilíbrio é, mais do que nunca, extremamente necessário para o nosso planeta. Os níveis de desmatamento estão altos, o ar está cada vez mais poluído, e por isso é necessário que as empresas comecem a mudar a forma como realizam seus processos.
Assim, os créditos de carbono são tão importantes no cenário atual. Possibilitar uma forma de negociação que ajuda a salvar o planeta é a maneira mais saudável que o mundo criou para que seja possível continuarmos usufruindo da Terra atualmente.
Novas oportunidades de negócios
A entrada no mercado de créditos de carbono pode representar o surgimento de novas oportunidades de negócios para quem conta com soluções sustentáveis. Em breve, boa parte das empresas devem começar a olhar para esse nicho com mais carinho.
Gigantes do mercado têxtil, por exemplo, vão precisar equilibrar as suas emissões, e vão recorrer às empresas que contam com créditos disponíveis. Isso faz com que companhias de nichos diferentes comecem a comercializar créditos entre si.
Isso abre um leque de possibilidades gigantescas para que companhias do nicho consigam aumentar o seu lucro de maneira considerável. Com novas oportunidades disponíveis, será possível colher ganhos que antes não eram possíveis.
No fim, as empresas que vendem créditos de carbono acabam sendo as mais beneficiadas nas negociações, já que podem negociar com todas as empresas que necessitam de comprar crédito. Há muito mercado a ser explorado.
Como os créditos de carbono são comercializados
Agora chegou o momento em que entendemos como os créditos de carbono são comercializados pelas empresas. Basicamente, no processo de compra, o primeiro passo a ser tomado é confirmar se a operação a ser feita realmente existe.
Isso significa checar a documentação da floresta, empresa ou pessoa que irá te vender os créditos. Após isso, será necessário lidar com algumas questões burocráticas, como verificar se o crédito de fato foi emitido, validado, está certificado e se foi homologado.
O processo de homologação é feito por empresas internacionais, que fazem a fiscalização das negociações no mercado voluntário. Após isso, basta conferir se o crédito já não havia sido emitido para outra empresa anteriormente para finalizar as negociações.
Os procedimentos de vendas são um pouco mais complicados, do que os de compra, como veremos a seguir:
- Estar com a documentação do seu projeto de geração de carbono em dia. Aqui, projetos sustentáveis, florestas e outras ações são consideradas;
- Após isso, a visita de um agente internacional é agendada, para conferir se os créditos de carbono estão sendo, de fato, gerados;
- Caso confirme a operação, ocorre a validação dos seus créditos, e sua empresa já estará pronta para realizar as vendas.
Em todo caso, são muitos os processos burocráticos envolvidos, e a documentação necessária para realizar tais operações são densas e complexas. Contar com a ajuda de uma empresa que já trabalha no ramo, nesse sentido, pode facilitar o seu trabalho.
Conclusão
Como podemos ver, empresas compram crédito de carbono por alguns motivos que trazem vantagens para elas. Contar com benefícios é sempre muito interessante, principalmente no mercado corporativo, onde empreendimentos lutam por sua sobrevivência todos os dias.
Sabemos que a missão de se destacar não é fácil, porém, no mercado de créditos de carbono, isso pode ser mais simples do que em outros nichos. Isso porque, como sabemos, ele ainda está dando os seus primeiros passos em território brasileiro.
Ainda não é possível contar com grande aporte governamental nesse sentido, logo, praticamente todo o mercado brasileiro é tocado pela mão dos empreendedores. Isso dá maior espaço para que todos consigam se destacar.
Hoje, ainda é possível identificar diversas lacunas nesse nicho do mercado que não foram exploradas. Nenhuma empresa tomou o monopólio da situação, e por isso, existe grande margem de lucro a ser explorada por quem se aventura nesse meio.
Porém, para conseguir competir de igual para igual com seus concorrentes, é preciso contar com assistência de primeira linha nesse sentido. E é justamente aqui que nós, da CredCarbo, podemos ajudar a sua empresa a se destacar.
Se você contar com a melhor equipe para te ajudar a se destacar dentro do mercado de créditos de carbono, auxiliando na compra e venda dessa mercadoria, não deixe de entrar em contato com nossa equipe!