Foto

Gestão de resíduos: o que é e a sua real importância

Vender créditos Comprar créditos

Algo comum a qualquer pessoa ou empresa é a geração de resíduos, os quais são descartados por meio do lixo, que é coletado de forma periódica. No entanto, este descarte comum do lixo não pode garantir a sua destinação, de modo que grande parte destes resíduos possam chegar a locais inadequados, nos quais poderão gerar poluição e, em alguns casos, emitir gases poluentes.

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é que os resíduos não sejam descartados desta maneira, com um trabalho mais cuidadoso, para que possam ser destinados da maneira correta. Isso pode ser feito por meio de algo muito simples, que é a gestão de resíduos.

Saiba o que é a gestão de resíduos

Na prática, a gestão de resíduos é algo bastante simples, e que não requer um trabalho muito grande, pois se trata de um cuidado com a forma como os seus resíduos, o seu lixo, é descartado e designado. Ou seja, é uma preocupação para que o seu lixo não chegue a locais inadequados, nos quais poderia apenas aumentar a poluição.

Canais de Atendimento

No entanto, não se pode confundir a gestão de resíduos apenas com cuidados paliativos, como a separação do lixo seco e orgânico e, posteriormente um descarte simples. Isso porque, com estas separações simples, não há o devido cuidado na forma de descarte, ou seja, não se possui meios para saber se este lixo não foi misturado ou enviado para um mesmo local de destino.

Assim, a gestão de resíduos é um cuidado muito maior, e que envolve o conhecimento com a forma como os seus resíduos são destinados. Isso significa que não se encerra a sua preocupação com os resíduos após o momento de descarte, mas um pouco mais além, para garantir que cheguem aos locais corretos e possam ser reaproveitados para a reciclagem.

Conheça a importância da gestão de resíduos

A gestão de resíduos é algo de fundamental importância para a preservação do planeta, especialmente por conta do cuidado com a destinação do lixo produzido. Apenas com este cuidado, é possível minimizar de forma muito impactante os prejuízos ambientais causados pela geração de lixo cada vez maior.

Um dos primeiros pontos de destaque é que a gestão de resíduos impede que se tenha um volume muito grande de lixo descartado em depósitos irregulares, por exemplo, nos quais poderiam começar a emitir gases poluentes e prejudicar ainda mais a natureza. Isso também diminui a possibilidade de que pessoas possam remexer estes resíduos, o que poderia lhes gerar ferimentos e colocar a saúde em risco, de modo que a gestão de resíduos também gera um impacto positivo no aspecto social.

Outra possibilidade é que a geração de resíduos também diminua a quantidade de lixo que chega aos oceanos, nos quais, além de aumentar a poluição global, colocam em risco a vida marinha. Em especial, o plástico descartado corretamente pode evitar que chegue a estes locais, uma vez que são um dos maiores perigos para animais aquáticos.

Desta forma, o uso de uma correta gestão de resíduos é algo muito importante em diferentes aspectos, seja para o controle da poluição, os benefícios que isso pode gerar para a vida animal e até mesmo para melhorias sociais. Assim, a gestão de resíduos é algo que deve ser não apenas colocada em prática, mas incentivada para que possa chegar a mais pessoas e empresas no futuro.

Saiba como fazer uma boa gestão de resíduos

Diferente do que algumas pessoas possam imaginar, uma boa gestão de resíduos é algo simples e que não lhe exigirá um grande trabalho. Assim, é algo que pode ser feito por qualquer pessoa em sua casa, ou qualquer empresa, sem que haja gastos ou demande muito tempo para este trabalho.

O primeiro passo para que a gestão de resíduos possa ser realizada é a separação de materiais, para que se possa coletar resíduos específicos, de maneira que se possa dar a destinação correta para os diferentes tipos de resíduos.

No entanto, para que seja algo efetivo, isso vai um pouco mais além desta separação, pois resíduos distintos não devem ser descartados da mesma forma, pois isso os misturaria e tornaria o trabalho improdutivo.

O ideal é que cada tipo de resíduo seja destinado para locais que possam os utilizar para a reciclagem, de forma que possam ser utilizados na produção de novos itens. Isso evita que seja necessário utilizar novos recursos para a produção destes itens, de forma que haja uma preservação de recursos naturais e um menor gasto de materiais por parte das empresas.

Para tornar esta destinação correta dos resíduos ainda mais fácil, é possível que se faça parceria com cooperativas que coletam os materiais para utilizá-los em seu trabalho, seja na reciclagem ou no reaproveitamento. Algumas cooperativas coletam diferentes tipos de materiais, o que pode tornar o seu descarte ainda mais simples e rápido.

Com isso, a gestão de resíduos é algo essencial para que se possa ter um maior controle a respeito da emissão de lixo e da poluição que isso gera para o planeta. Com um cuidado muito simples e fácil de ser colocado em prática, é possível que se tenha um grande benefício ambiental, com um imenso impacto positivo a longo prazo.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile