Por conta da crescente preocupação de toda a sociedade com a preservação do meio ambiente e de meios para que haja uma menor poluição e geração de resíduos, as empresas precisam se adaptar a esta nova realidade. Isso engloba, também, a criação de novos termos e conceitos que possam ajudar a modificar a forma como as empresas atuam, bem como para as manter em regularidade com estas ideias.
No entanto, alguns destes termos e conceitos podem gerar muitas dúvidas e preocupações em empresários, e dificultar a implementação de novas ideias e formas de trabalho mais responsáveis ambientalmente. Um exemplo disso é o ESG, uma sigla que já deve começar a fazer parte do dia a dia de todas as empresas, para que não fiquem para trás neste novo cenário em que a conscientização ambiental é tão importante para seus resultados.
Saiba o que é o ESG
Embora possa, sim, gerar alguma confusão à primeira vista, a compreensão do que é o ESG pode ser muito mais simples do que parece. De maneira literal, esta sigla se refere aos termos “Environmetal, Social and Governance”, os quais, em tradução literal, significam Ambiental, Social e Governança.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoIsso significa que o termo ESG se refere a três âmbitos em que as empresas devem manter um trabalho consciente, para que possa gerar benefícios aos cenários ambiental, social e para a sua forma de governo, ou seja, a administração da empresa. Assim, as ações devem atender a todos estes aspectos de forma igualmente satisfatória, de modo que não haja qualquer tipo de prejuízo a um destes pontos.
Por ser um termo bastante abrangente, e natural que a sigla ESG passe a substituir, de maneira ocasional e gradualmente, a sustentabilidade como um dos temas de discussão em relação ao trabalho de qualquer empresa. Isso porque, em uma sociedade mais evoluída como a atual, não basta apenas ser sustentável do ponto de vista ambiental ou administrativo, mas também levar em conta o impacto social das ações da empresa.
A importância do ESG para as empresas
Uma vez que se tenha compreendido o conceito do ESG, bem como o que significa esta sigla e o que as três letras correspondem, é possível que se identifique de maneira muito mais fácil a sua importância. Isso é de extrema importância, pois pode determinar a forma como a empresa atuará em seu segmento de mercado no futuro, bem como as ações a serem tomadas com relação ao seu trabalho e as modificações necessárias para diminuir a sua poluição e geração de resíduos.
Assim, o ESG deve fazer parte, de forma permanente, do planejamento da empresa, bem como de todo o seu departamento comercial, de marketing e de treinamento de colaboradores. Isso porque a forma como estes departamentos e profissionais atuam é determinante para que se tenha melhores índices de ESG.
Ao conseguir modificar a forma como a sua empresa toma as decisões, em todos os seus departamentos, bem como otimizar o trabalho de seus colaboradores, é possível que se chegue a índices muito melhores. Desta forma, é possível conseguir tornar a sua empresa muito mais sustentável ambientalmente, além de mais engajada com relação à sociedade ao seu redor e melhorar a sua forma de administração.
Os benefícios da implementação do ESG em sua empresa
Ao compreender a importância do ESG e começar a colocar em prática as ideias deste conceito, é possível que se tenha muitos benefícios para a sua empresa. Assim, quanto mais rápido este tipo de ação for colocada em prática, mais rapidamente sua empresa poderá começar a ganhar espaço em seu segmento de mercado.
Um dos primeiros benefícios que pode ser percebido com relação ao ESG em uma empresa é justamente com relação ao seu lugar no mercado, pois quanto melhores os índices de ESG de uma empresa, maior será a sua aceitação por parte do público. Uma empresa que tenha consciência social e ambiental é muito mais bem vista por seus clientes, de modo que os lucros desta empresa possam ser positivamente afetados.
E não é apenas com relação às pessoas fora da empresa que os índices positivos de ESG podem gerar benefícios, mas também com relação aos próprios colaboradores. Com um trabalho administrativo melhor, e com ações que impactem positivamente a sociedade, é possível que as empresas tenham números muito mais baixos com relação a reclamações e processos trabalhistas por conta de seus colaboradores, o que melhora a imagem e as finanças da empresa.
Ainda há uma redução de gastos por parte da empresa, uma vez que ao passar a reduzir o uso de recursos e materiais, esta empresa pode realizar um melhor aproveitamento de seus produtos. Desta forma, há uma necessidade menor de gastos com a compra de novos materiais, o que impacta positivamente nos custos da empresa e pode otimizar suas finanças, para que haja um melhor investimento de seus recursos.
Com estes, e muitos outros benefícios possíveis, a implementação do conceito de ESG em sua empresa é algo extremamente necessário para que se possa atingir melhores resultados e melhorar a imagem perante o público. Em pouco tempo, a tendência é de que isso seja algo praticamente obrigatório para que qualquer empresa possa se manter em destaque no mercado.