Foto

Entenda como funciona o armazenamento de carbono em ervas marinhas

Vender créditos Comprar créditos

Você sabe como funciona o armazenamento de carbono em ervas marinhas? Entender esse ponto é essencial para compreender como esses organismos são importantes para a sobrevivência da raça humana de maneira geral.

Isso porque, por mais que muitas pessoas não saibam, as ervas marinhas são muito importantes para o nosso planeta. Sendo capaz de capturar carbono, para limpar a nossa atmosfera, esses organismos são essenciais para nossa sobrevivência.

E para entender tudo o que você precisa sobre as ervas marinhas, além de outras informações essenciais, confira o texto abaixo!

Canais de Atendimento

O que é carbono azul e qual sua importância?

Antes de mais nada, precisamos falar um pouco mais sobre o que é o carbono azul, tão citado atualmente. Basicamente, estamos falando sobre o carbono que é capturado pelo oceano, graças aos seres que vivem nas profundezas do nosso planeta.

Mesmo o gás que está presente apenas na atmosfera pode ser capturado por seres que vivem nas águas. Além dos oceanos, mangues, pântanos, entre outros espaços do tipo também colaboram para que o carbono azul exista.

Como você já deve imaginar, as ervas marinhas também fazem parte desse grupo de seres que criam o carbono azul. Elas são responsáveis por capturar boa parte dos gases nocivos à vida do planeta para si, limpando a atmosfera.

De toda forma, o armazenamento de carbono em ervas marinhas acontece dessa forma, já que elas são capazes de guardar o carbono capturado. Dessa forma, elas se mostram poderosas aliadas do nosso planeta na luta contra a crise climática.

Por esse motivo, diversos países já tentam a restauração de ervas marinhas dentro de seu espaço aquático. A purificação de ar, e a qualidade de vida em geral, precisam ser colocados como prioridade para que novos problemas não surjam.

Por que as ervas marinhas são tão importantes atualmente?

Após descobrirem isso, muitos se perguntam o porquê das ervas marinhas serem as preferidas de vários países. Uma forma simples de entender os motivos por trás disso é apenas analisar o quanto o seu impacto é grande no meio ambiente.

Hoje, as algas são responsáveis por cobrir apenas 0,2% do fundo do oceano, percentual baixíssimo. Porém, mesmo em pequeno número, elas são responsáveis por capturar 10% de todo o carbono azul que é contabilizado todos os anos.

O grande problema é que, justamente por estarem em pequeno número, a sua manutenção é um desafio. Além disso, a poluição da atmosfera contribui para que o oceano não consiga se manter, prejudicando outros seres que vivem nesse espaço.

Dessa forma, a cobertura global de algas, e também de outros seres vivos, diminui rapidamente a cada ano. A adoção de medidas sustentáveis, como a de créditos de carbono, tornam-se ainda mais urgentes graças a esse cenário.

Em todo caso, a restauração das ervas marinhas é uma das prioridades de diversos países do mundo. Garantir que um ar mais puro será respirado pela população, além de abrandar a crise climática, é um grande investimento na saúde em geral.

Quais outras fontes de carbono azul podem ser encontradas?

Além das ervas marinhas, existem outros tipos de ambientes que podem criar o chamado carbono azul. Cultivar essas áreas, caso tenha uma propriedade, pode acabar fazendo com que você ajude o planeta, contribuindo para uma amenização do clima.

De toda forma, alguns dos espaços mais comuns de se encontrar carbono azul são os seguintes:

  • mangue: os manguezais são excelentes geradores de carbono azul, pois resistem aos avanços do mar, e contam com boa adaptação a diferentes espaços;
  • oceanos: os oceanos, em geral, contam com seres vivos que tornam possível gerar carbono azul, como é o caso das ervas marinhas;
  • pântanos salgados: contando com uma vegetação única, com diversas plantas aquáticas diferenciadas, esses pântanos são excelentes alternativas.

De toda forma, a boa manutenção de todos esses espaços é essencial para a geração de carbono azul. Dessa maneira, evita-se o pior cenário possível para o nosso planeta, além de garantir que sejam gerados carbono azul dentro de determinados espaços.

Existe algum mercado de crédito de carbono no Brasil?

Agora que já falamos sobre o armazenamento de carbono em ervas marinhas, vamos entender o mercado de créditos de carbono. Muitos acham que não é possível investir nessas soluções no Brasil, porém, estão enganados.

Hoje, existem empresas especializadas no ramo que ajudam seu negócio a contar com soluções mais sustentáveis. A CredCarbo, por exemplo, te ajuda a criar um projeto de crédito de carbono para implementar no seu empreendimento.

Dessa forma, você consegue aproveitar a oportunidade para começar a mudar o seu negócio. Seja para compensar o carbono que já foi gerado, ou para vender o que você conseguir gerar, a CredCarbo tem soluções para te ajudar, nem que seja para empresas de fora do país.

Hoje, é essencial que o seu negócio crie soluções sustentáveis para ajudar o planeta em que vivemos. Não adianta nada ignorar o impacto ambiental que as ações de empresas têm no meio ambiente sendo que todos nós somos prejudicados por conta disso.

E para isso, a CredCarbo está para ajudar a sua empresa a criar um projeto de créditos de carbono para te ajudar a ajudar o planeta. Entre em contato conosco e entenda como nossa equipe pode fazer com que a realidade do seu negócio seja transformada!

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile