Foto

Educação ambiental: ligando a teoria à prática na formação de cidadãos conscientes

Vender créditos Comprar créditos
Foto

No atual cenário ser sustentável, tanto para empresas como para estados, já não é mais uma escolha. Trata-se de uma questão necessária para garantir um futuro digno para as futuras gerações. No entanto, a sustentabilidade não impede que empresas sejam lucrativas ou que cresçam economicamente.

Contudo, boa parte do trabalho da sustentabilidade deve ser para o cidadão. Acontece que para que isso aconteça é necessário que haja consciência, sendo assim, importante que ocorra investimentos em capacitação e conscientização.

Acontece que a conscientização não é uma tarefa que compete apenas ao governo, mas que pode ser plenamente exercido por empresas, visto a sua função social.

Canais de Atendimento

Veja como e por que empresas devem colaborar para a educação ambiental.

Porque empresas devem investir em educação ambiental

Foi-se a época que empresas somente tinham que se preocupar exclusivamente com seus próprios lucros, hoje,toda empresa possui uma função social bem definida, até porque o perfil de consumo da clientela já não é mais o mesmo.

Hoje é importante que empresas tenham consciência de que estão inseridas em uma comunidade, de modo que as suas atividades econômicas podem atingir pessoas e, assim, causar prejuízos.

Desta forma, cabe às empresas tomar atitudes para diminuir seus riscos e impactos na sociedade, dessa forma, colaborando para um meio ambiente e social mais sustentável, limpo e bom de se viver.

Por outro lado, ao ser sustentável a empresa ganha uma melhor imagem junto ao seu público-alvo, que prefere consumir de empresas sustentáveis, otimizando a sua comunicação e interação com clientes, o que impacta direta e positivamente na taxa de conversão de vendas.

A sustentabilidade não pode ser feito apenas por estados e empresas, pois cuidar do planeta é função de todos, no entanto, muitos não possuem esta consciência, sendo que trata-se de uma tarefa muito grande para somente o governo lidar.

Além das óbvias vantagens de um meio ambiente mais sustentável, em muitos casos a empresa pode ser legalmente obrigada para promover a sustentabilidade, como lei n.º 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, que impõe deveres e punições.

Como promover a educação ambiental em sua empresa

Toda empresa possui um campo de influência, seja em seus colaboradores ou clientes, de modo que os valores e princípios que esta representa pode ser capaz de mudar práticas daqueles que se relacionam com a marca.

Desta forma, muitas vezes uma empresa, por meio de boas ações e programas, podem atingir pessoas que o governo, por diversas razões, não teria a mesma eficiência, colaborando, assim, para o aumento da consciência sustentável de modo geral.

Cultura sustentável

O começo da educação ambiental é interno, o primeiro a ser influenciado é o seu colaborador, mas, para isto mais do que promover programas e projetos educacionais dentro da empresa, é necessário dar o exemplo, adotando boas práticas sustentáveis.

Isso porque projetos de educação ambiental dificilmente podem apresentar resultados se a empresa não demonstrar que está de fato preocupada com o meio ambiente sustentável a ponto de mudar seu processo produtivo.

Por tal razão é importante incluir todos seus colaboradores na transformação sustentável da sua empresa, assim, aumentando a consciência interna sobre a necessidade de ser sustentável.

Uma maior consciência ambiental de suas equipes de trabalho colabora para que a própria empresa seja mais sustentável, pois assim, facilita-se a adoção de todos os colaboradores nas práticas sustentáveis que visam transformar o seu processo produtivo.

É fundamental deixar claro para seus colaboradores que a empresa procura ser sustentável não apenas como uma maneira de diminuir riscos e despesas ou para criar incentivos fiscais, mas, porque um ambiente limpo e saudável é de interesse de todos.

Projetos de educação ambiental

A empresa, com o fim de aumentar a consciência ambiental, tanto de suas equipes internas como de seus clientes ou sociedade, pode desenvolver projetos de educação ambiental. É indicado projetar eventos de forma constante e frequente, de forma a ampliar o nível da consciência ambiental.

Desta maneira, ao oferecer projetos de consciência ambiental com certa frequência é possível trabalhar com mais temas e de diversas maneiras, aumentando os perfis de pessoas que são influenciadas.

Isso porque a sustentabilidade se divide em diversos campos e temáticas, como a ambiental, social e econômica, podendo diversos temas serem trabalhados, como:

  • Redução de resíduos sólidos e líquidos
  • Reciclagem
  • Diversidade social e ambiental
  • Poluição sonora
  • Empreendedorismo feminino e local
  • Prevenção de desastres

Prefira evitar projetos padronizados ou prontos, dê preferência por adaptar as necessidades e dificuldades que a comunidade o qual a empresa está inserida enfrenta. E por questões empresariais é importante que o projeto tenha uma boa comunicação com as atividades exercidas pela empresa ou com seus produtos.

Projetos continuados são ótimos, pois permitem acompanhar e monitorar o desenvolvimento os resultados de uma cultura ambiental e criação de uma consciência coletiva em prol da sustentabilidade a longo prazo.

Campanhas de marketing aliadas a sustentabilidade

A sua equipe de marketing pode apresentar resultados em dois campos distintos, mas que colaboram um com outro, a atividade principal da empresa, ou seja, seu lucro e sobrevivência econômica, com a colaboração para o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Desta forma, campanhas de marketing ou campanha de lançamentos de produtos podem igualmente destacar valores, como a sustentabilidade e a educação ambiental.

Entenda mais sobre os créditos de carbono e o que sua empresa pode ganhar.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.