Um dos temas mais importantes da atualidade é a preservação do meio ambiente, e a diminuição da emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono. Essa preocupação fez com que os países mais industrializados do mundo firmassem um acordo de incentivo ao controle deste gás, o que foi feito por meio do protocolo de Kyoto, em 1997.
Neste acordo, os países estabeleceram metas de redução de emissão de carbono que devem ser atingidas por suas empresas. Porém, além destas metas, foram estabelecidos incentivos e planos que aliam avanços econômicos à redução da emissão de dióxido de carbono, de forma que surgiram, assim, os créditos de carbono.
Com os créditos de carbono, as empresas e produtores que sejam cadastrados e cumpram alguns requisitos, podem, ao diminuir a emissão de carbono de suas atividades, receberem créditos por isso. A cada tonelada de dióxido de carbono evitada, a empresa recebe um crédito de carbono, o qual pode ser negociado posteriormente.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoEsta negociação do crédito de carbono permite que as empresas que não conseguem atingir ao seu objetivo de diminuir a emissão do gás possam recorrer a estes créditos. Assim, estas empresas compram créditos de carbono e, aliado aos seus resultados práticos, podem evitar quaisquer sanções ou prejuízos por conta da poluição gerada em suas atividades.
Para as empresas que conseguem atingir aos resultados esperados e diminuem, efetivamente, a sua produção de carbono, a geração dos créditos representa um melhor resultado econômico. Isso porque podem vender estes créditos a outras empresas e, assim, ganhar ainda mais dinheiro simplesmente por modificarem o seu modo de trabalho e gerarem menos poluentes.
Desta maneira, o cumprimento do protocolo de Kyoto gera benefícios bastante diversos, que são as melhorias sociais, com a menor poluição do ambiente, e as melhorias econômicas, com a geração de mais dinheiro para empresas que negociam os seus créditos de carbono.
Os créditos de carbono de plantações de soja
Mesmo com uma grande diversidade de plantações e produtos bastante diversificados, a importância da plantação de soja no Brasil pode ser apontada como uma das maiores do setor agrícola. Isso significa que este é um dos tipos mais comuns de plantações no país, e presente na atividade de muitas empresas e produtores.
Este grande volume de plantações de soja também faz com que seja possível conseguir uma grande quantidade de créditos de carbono por meio destas plantações. A obtenção destes créditos pode acontecer de muitas formas diferentes, as quais podem ser mais simples ou mais trabalhosas para as empresas e produtores.
Um dos meios mais comuns de se conseguir adquirir créditos de carbono com as plantações de soja é com a preservação de uma área ambiental de dimensão previamente estabelecida. Desta maneira, de acordo com a área utilizada para a plantação de soja, um determinado espaço deverá ser preservado pela empresa, para que não seja desmatado ou invadido por qualquer pessoa ou empresa para a sua exploração.
O reflorestamento de áreas desmatadas para a realização de plantio de soja é outra maneira simples e eficaz de conseguir gerar créditos de carbono. Neste caso, a empresa que utilizou a área para a plantação deve garantir o replantio de árvores em uma área protegida, de modo que o carbono emitido em seu trabalho seja absorvido naturalmente pela natureza.
Compra e venda de créditos de carbono de plantações de soja
O mercado de crédito de carbono, embora seja bastante recente, apresenta um grande potencial de crescimento, de forma que cada vez mais empresas desejam comprar ou vender estes créditos. Embora existam semelhanças com outros tipos de ações de compra e venda, neste caso, pelas regulamentações e processos burocráticos, a ajuda de uma empresa especializada, como a CredCarbo, é algo muito importante.
Para as pessoas que desejam vender os seus créditos de carbono, por exemplo, este tipo de assessoria prestada pela CredCarbo é algo que permite uma melhor visualização de todas as etapas que devem ser percorridas até, de fato, a venda de seus créditos. Isso porque a empresa oferece atendimento personalizado, de modo que cada empresa ou produtor saiba quais serão os seus desafios e as chances de retorno de seus projetos.
Além disso, com a ajuda da CredCarbo, tarefas como o recebimento dos fiscais internacionais, que devem fiscalizar, auditar e validar o seu projeto, passam a ser muito mais fáceis, especialmente para empresas e profissionais que não conheçam todos os passos deste processo. Desta forma, você conseguirá gerar seus créditos de carbono com muito mais facilidade e segurança, de modo que possa vendê-los sem grande dificuldade.
Da mesma forma, as empresas que necessitam fazer a compra de créditos de carbono também precisam da ajuda da assessoria da CredCarbo, pois, embora seja diferente da venda, a ajuda profissional pode evitar muitos problemas neste processo. Um dos pontos mais importantes facilitado pela assessoria é a verificação de autenticidade dos créditos, bem como a existência e regularização de seus projetos de origem.
Mais do que isso, a verificação da emissão do crédito de carbono, bem como a conferência de sua venda, são outros pontos importantes, que impedem que sua empresa pague por créditos que não estejam mais disponíveis, por exemplo, o que poderia causar prejuízo financeiro à sua empresa.