A preocupação com o meio ambiente é algo que já faz parte da rotina dos principais países mais industrializados do mundo há algum tempo. Prova disso é o protocolo de Kyoto, assinado ainda em 1997, e que implementou um dos mais importantes recursos para uma busca no combate à poluição e ao efeito estufa: o crédito de carbono.
De uma maneira simples, o crédito de carbono é um crédito recebido por todas as empresas ou produtores rurais, por exemplo, que tenham projetos que visem diminuir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Ações que visem neutralizar a emissão deste gás, como o plantio de árvores em áreas de reflorestamento, por exemplo, também são opções que podem viabilizar este tipo de crédito.
O maior retorno, entretanto, fica por conta do fato de que estes créditos de carbono podem ser comercializados, de modo que estas empresas e profissionais tenham lucro a partir de suas estratégias mais ecologicamente corretas.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoA venda dos créditos de carbono acontece pela compra destes créditos por parte de empresas que não tenham como diminuir a sua emissão de dióxido de carbono, de modo que o seu trabalho ainda solte este gás no ambiente. Com a compra dos créditos, entretanto, estas empresas reforçam a sua preocupação e o incentivo a ações que neutralizem o efeito do gás emitido por elas.
Desta forma, uma empresa que emita uma certa quantidade de dióxido de carbono no ambiente, deve comprar créditos suficientes para compensar toda esta emissão, de forma que a conta seja zerada. Para que saibam quantos créditos devem comprar, é preciso que se tenha em mente que cada crédito corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono que tenha sido evitado ou neutralizado.
Créditos de carbono em plantações de pimentão
Como uma das atividades mais realizadas no mundo, as plantações possuem um importante papel na geração de créditos de carbono, uma vez que são locais em que se pode realizar diferentes estratégias que visem conter a emissão de dióxido de carbono. Entre elas, estão as plantações de pimentão, bastante comuns no Brasil, devido à popularidade do alimento.
Entre as principais ações que podem ser colocadas em prática para conter a emissão de dióxido de carbono nestas plantações de pimentão, está a troca do combustível utilizado no maquinário. A opção por combustíveis mais limpos pode fazer com que se tenha uma grande diminuição na emissão deste gás poluente, bastante presente na queima de gasolina e óleo diesel, por exemplo.
O plantio dos pimentões também é outro processo que pode passar por mudanças que visem tornar ainda maior a neutralização de gases poluentes. Exemplo disso é a possibilidade de que se utilize plantas forrageiras entre as safras de pimentão, de modo que o carbono presente no solo não seja completamente solto para a atmosfera.
Além disso, estratégias de plantio direto, com menor uso de produtos químicos na preparação do solo da plantação de pimentão é outra possibilidade de diminuir a emissão de dióxido de carbono e, consequentemente, poder conseguir ganhar créditos de carbono para a sua empresa.
A comercialização dos créditos de carbono
O mercado de créditos de carbono ainda é bastante recente, o que faz com que muitas empresas e profissionais que desejam ingressar neste mercado possam ter muitas dúvidas e dificuldades. Justamente por isso, contar com a assessoria da CredCarbo é fundamental para uma boa comercialização de créditos de carbono.
Para as empresas que desejam vender os créditos de carbono, o primeiro passo é a obtenção destes créditos, que requer um projeto que viabilize a redução de emissão de carbono, ou a neutralização de gases emitidos. Obviamente, além do projeto, toda a documentação deste projeto deve estar em dia, para que não se tenha empecilhos em momento algum.
Com esta documentação em mãos, basta fazer o seu cadastro com a CredCarbo, e você já terá todo o atendimento personalizado, com informações específicas do seu projeto e os passos seguintes. Com isso, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas e se preparar ainda melhor para a fiscalização dos técnicos responsáveis pela emissão de seus créditos de carbono.
Estes técnicos são profissionais ligados a entidades responsáveis pelo controle e a geração de créditos de carbono, os quais visitam todos os projetos que desejam conquistar estes créditos, de modo que autorizem esta ação ao verificarem a legalidade e resultados de seu projeto. Após esta liberação dos créditos, você poderá, enfim, vende-los, para obter o lucro desejado.
Mas não são apenas as empresas que desejam vender créditos que podem contar com a ajuda da CredCarbo. As empresas que precisem de créditos para conseguir zerar a sua taxa de emissão de dióxido de carbono podem ter o auxílio da assessoria em todo o seu processo de compra.
Em especial, esta ajuda da CredCarbo para as empresas compradoras dos créditos de carbono está ligada à validação dos créditos, para que se tenha plena certeza de que sua compra é segura. Por exemplo, a verificação do projeto de origem destes créditos é um dos pontos feitos pela empresa, para que se saiba com clareza como a empresa vendedora obteve seus créditos.
Além disso, a ajuda da CredCarbo garante que os créditos não tenham sido emitidos em nome de outras empresas, o que poderia gerar a necessidade de um novo pagamento por sua parte.