Foto

Créditos de Carbono em plantações de Pimenta-do-reino – Como comprar e vender

Vender créditos Comprar créditos

Um dos condimentos mais utilizados em todo o mundo, a pimenta-do-reino faz parte da rotina de grande parte das pessoas, especialmente para o tempero de alimentos no dia a dia. Obviamente, para que toda a demanda de pimenta-do-reino seja atendida, é preciso que haja um número considerável de plantações deste condimento ao redor do planeta.

No Brasil, um dos países que mais consome pimenta-do-reino, a produção também é muito significativa, com cerca de 110 mil toneladas produzidas anualmente, de acordo com números do IBGE. Em geral, as plantações de pimenta-do-reino estão mais presentes na região nordeste do Brasil, em estados como Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Em termos globais, o Brasil é, atualmente, segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), o segundo maior produtor de pimenta-do-reino, atrás apenas do Vietnã, que produz cerca de 250 mil toneladas anuais. A exportação de pimenta-do-reino do Brasil também é bastante significativa, o que torna este produto bastante importante para a economia nacional.

Canais de Atendimento

Mas não é apenas por meio da venda no mercado interno ou externo que a pimenta-do-reino pode gerar benefícios e lucro para os seus produtores. Isso porque as plantações de pimenta-do-reino oferecem uma grande oportunidade de que sejam implementados projetos ambientais e estratégias que gerem créditos de carbono a estes produtores ou empresas responsáveis por estas plantações.

A geração de créditos de carbono em plantações de pimenta-do-reino

A geração de créditos de carbono acontece por meio da neutralização de dióxido de carbono da atmosfera. A cada tonelada de dióxido que seja neutralizada, ou ser impedida de ser expelida, um crédito de carbono é emitido em favor do responsável por isso.

Posteriormente, é possível comercializar estes créditos de carbono com empresas poluidoras, que precisam zerar a sua taxa de emissão de carbono, de modo que haja lucro para os responsáveis pelos projetos ambientais. Assim, o interesse na geração destes créditos é grande, e as plantações de pimenta-do-reino oferecem uma boa oportunidade para isso.

Por ser uma planta que se adapta de forma bastante fácil ao solo e que não requer muitos cuidados específicos e restrições, a implementação de estratégias de neutralização de dióxido de carbono em plantações de pimenta-do-reino é mais facilitada.

Entre as possíveis estratégias que podem ser colocadas em prática nestas plantações, uma das que mais podem oferecer bons resultados é o chamado sequestro de carbono. Na prática, isso consiste em manter o dióxido de carbono preso ao solo, o que diminui a emissão deste gás, e ainda pode beneficiar a plantação, uma vez que o dióxido de carbono no solo pode ser utilizado como fonte de nutrientes para as plantas.

Para isso, é preciso que se faça o uso de plantas forrageiras, como alguns tipos de capim, no entorno ou intercalado com a plantação de pimenta-do-reino. Obviamente, existem outras estratégias que também podem ser utilizadas para garantir ainda mais créditos, como a substituição de combustíveis de seu maquinário por opções mais limpas.

A venda de créditos de carbono

Vender créditos de carbono é algo que atrai o interesse de um número ainda maior de pessoas e empresas, especialmente pela possibilidade de ganhos financeiros. Mas pela complexidade do mercado de créditos de carbono, a ajuda da consultoria da CredCarbo é essencial para que se possa obter sucesso neste segmento.

Assim, caso você possua um projeto ambiental que possibilite a neutralização do dióxido de carbono, e garanta a geração de créditos de carbono, acesse a plataforma da CredCarbo e faça o seu cadastro. A partir disso, você já começará a receber o atendimento personalizado, com informações especificamente voltadas para o seu projeto ambiental.

Entre os principais benefícios de contar com a consultoria da CredCarbo, um dos mais importantes é a ajuda para a realização de alguns passos do processo de geração dos créditos de carbono, como o agendamento da visita de técnicos internacionais ao seu projeto. Estes profissionais, que representam as entidades responsáveis pelos créditos de carbono, realizarão uma auditoria em seu trabalho, para poderem conceder a autorização para o recebimento de créditos de carbono.

Após o recebimento destes créditos, a CredCarbo ainda lhe ajudará a fazer a comercialização dos seus créditos de carbono, com a identificação de possíveis compradores e, se necessário, até mesmo com a intermediação de suas negociações, para que você possa obter o desejado retorno financeiro.

A compra de créditos de carbono

Além dos profissionais e empresas que desejam vender créditos de carbono, aquelas empresas que desejam e precisam comprar estes créditos, também podem contar com a consultoria da CredCarbo. Neste caso, porém, esta ajuda visa, principalmente, aumentar a segurança deste processo.

Esta segurança é necessária por conta da existência de pessoas mal-intencionadas e golpistas que buscam aplicar golpes em profissionais e empresas que não conhecem mais profundamente este mercado. Com a consultoria da CredCarbo, porém, todos os detalhes da negociação são analisados minuciosamente, para que você negocie a compra de créditos com total segurança.

Outro benefício de contar com a consultoria da CredCarbo na compra de créditos de carbono é que há o acompanhamento de todo o processo de emissão e homologação dos créditos adquiridos. Isso permite que se identifique créditos que já tenham sido emitidos, anteriormente, em nome de outras empresas, para que você não precise fazer pagamentos adicionais em sua compra.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile