Um dos temas que tem ganho maior destaque nos últimos anos, especialmente por conta de vendas significativas feitas por empresas no mercado nacional e internacional, é o crédito de carbono. Esse crédito é, na verdade, uma forma de incentivo para que as empresas coloquem em prática estratégias para diminuir a emissão de dióxido de carbono em seu trabalho.
No caso das empresas que conseguem implementar estratégias de diminuição deste tipo de gás no ambiente, ou mesmo de minimizar os seus efeitos, há o recebimento deste crédito de carbono. Para cada uma tonelada de dióxido de carbono evitada, a empresa ganha um crédito, o qual poderá ser negociado e vendido posteriormente.
Esta venda é possível exatamente pela forma de utilização do crédito de carbono, pois as empresas que não atingem os níveis de menor emissão podem adquirir estes créditos como forma de compensação. Ou seja, mesmo que a atividade destas empresas ainda gere a emissão de carbono, ao adquirir estes créditos, estas empresas incentivam as práticas mais saudáveis ao meio ambiente, e deixam de sofrer qualquer tipo de sanção ou punição.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoA implementação destes créditos de carbono aconteceu ainda no final do século passado, com a realização do Protocolo de Kyoto, no qual estiveram presentes os países mais industrializados do mundo, e consequentemente, os maiores poluidores. Entretanto, a comercialização dos créditos de carbono é algo ainda bastante novo, o que faz com que alguns de seus números sejam mais baixos, e com que haja muitas dúvidas com relação ao modo como estes créditos podem ser comercializados e negociados entre empresas.
Assim, o maior conhecimento a respeito dos créditos de carbono, como podem ser obtidos e a forma correta de sua compra e venda é o primeiro passo para que empresas e produtores possam se beneficiar disso e conseguir retorno financeiro por um trabalho mais ecologicamente correto.
Créditos de carbono em plantações de milho
Um dos grãos mais cultivados em todo o mundo, o milho é um exemplo de plantação que pode render alguns bons créditos de carbono aos seus produtores e empresas deste segmento. Um dos principais fatores que faz com que o milho seja bastante cultivado é a possibilidade de duas safras ao longo do ano, as chamadas safra e safrinha.
Esta possibilidade faz com que tenha uma boa produção, com aproximadamente 15 milhões de hectares de plantações de milho apenas no Brasil. Além disso, a entressafra ainda proporciona a obtenção de créditos de carbono, pois é possível plantar milheto e braquiária como plantas forrageiras entre o plantio do milho.
Estas plantas forrageiras contribuem para que o dióxido de carbono seja mantido no solo, e utilizado, posteriormente, para a absorção de nutrientes por parte das plantas. Desta forma, além de diminuir a emissão de carbono nas plantações de milho, isso ainda permite que se tenham safras muito melhores para as empresas e produtores deste tipo de grão.
Porém, esta não é a única forma de conseguir obter créditos de carbono a partir de uma plantação de milho. Isso porque as empresas podem investir em estratégias e ações mais convencionais, como, por exemplo, o reflorestamento de áreas próximas à plantação, as quais não poderão ser exploradas e devem permanecer protegidas.
Além disso, a utilização de combustíveis mais limpos em maquinários utilizados para o plantio e colheita dos grãos é outra forma de conseguir diminuir a emissão de dióxido de carbono originado pela queima da gasolina, o que também pode render créditos de carbono às empresas e produtores.
Compra e venda de créditos de carbono
O processo de compra e venda de créditos de carbono é algo um pouco burocrático, uma vez que exige a fiscalização de órgãos internacionais que emitem e validam estes créditos. Entretanto, com a ajuda da CredCarbo, tanto a compra quanto a venda dos créditos de carbono podem ser muito mais facilitadas.
No caso de empresas que desejem comprar os créditos para zerar a sua emissão de carbono, a CredCarbo pode auxiliar com a consultoria de todos os passos necessários para a sua compra, que são os seguintes:
- Confirmação da existência e legalidade do projeto gerador dos créditos;
- Verificação da legalidade dos créditos, por meio da sua homologação;
- Conferência sobre a emissão dos créditos, de forma que se tenha certeza que não foram emitidos a outras empresas.
Já as empresas que desejam vender os seus créditos de carbono para ganhar dinheiro com isso, é preciso que tenham um projeto que viabilize a geração de créditos, além de toda a documentação regularizada de seu projeto e sua área de atuação. Com isso, basta fazer o cadastro com a CredCarbo e começar a receber toda a assessoria personalizada, com informações detalhadas sobre o seu negócio, bem como a respeito dos créditos que poderão ser gerados.
Com isso, poderá ser agendada a visita de fiscais de órgãos internacionais, que farão a vistoria das informações de seu projeto e de sua empresa, para que este seja validado e possa, de fato, começar a lhe render créditos de carbono. Por fim, após esta validação, os créditos poderão começar a ser registrados e emitidos, para que você possa os comercializar e obter o retorno financeiro desejado.