Foto

Créditos de Carbono em plantações de mandioca – Como comercializar?

Vender créditos Comprar créditos
Foto

A mandioca é um dos alimentos mais importantes de todo o mundo, consumido por aproximadamente um bilhão de pessoas, além de ser a base de dieta de muitos povos em regiões da África e em comunidades indígenas da América, por exemplo, com destaque para a produção brasileira.

Um dos motivos que fazem com que a mandioca seja uma planta tão popular e um alimento importante para vários povos é a sua facilidade de cultivo. Isso porque é uma planta que se desenvolve bem mesmo em solos mais prejudicados, de forma que pode ser, também, utilizada como planta de rotação para alguns produtores e empresas.

Entre os muitos benefícios que a mandioca pode trazer para os seus produtores, um deles é o crédito de carbono. Ou seja, ao retirar carbono do meio ambiente, que poderia prejudicar a camada de ozônio e ampliar o efeito estufa, as plantações de mandiocas podem ser recompensadas com o crédito de carbono, que pode ser posteriormente negociado com grandes empresas do mundo.

Canais de Atendimento

O crédito de carbono é um incentivo estabelecido pelo Protocolo de Kyoto, no qual as empresas e produtores que estabelecerem estratégias e realizarem ações que diminuam a emissão de dióxido de carbono são beneficiados com este crédito.

Ao mesmo tempo, empresas que não consigam reduzir a sua emissão, podem adquirir os créditos de carbono, por meio de compra, para comprovar o seu incentivo a estas práticas mais sustentáveis. Isso faz com que mais empresas e produtores sigam com este tipo de ação, para a futura venda de seus créditos, e o meio ambiente seja beneficiado pela redução dos gases poluentes.

A medida estabelecida para a obtenção destes créditos é de uma tonelada de dióxido de carbono não emitida, que corresponde a um crédito de carbono. Assim, quanto mais emissão for evitada, ou compensada, maior será o número de créditos recebidos por uma empresa ou produtor.

O crédito de carbono nas plantações de mandioca

Dentre todos os tipos de plantações disponíveis, a de mandioca é uma das que mais pode proporcionar o ganho de créditos de carbono. Muito disso se deve ao fato de que este tipo de plantação permite que se realize o chamado sequestro de carbono, que impede que parte deste gás chegue à atmosfera e cause prejuízos à natureza.

Este sequestro de carbono realizado nas plantações de mandioca é, na verdade, a captação do carbono no ar por parte desta planta. Isso é utilizado para a geração de nutrientes por meio da fotossíntese, e faz com que a plantação tenha resultados ainda melhores.

De acordo com estudos realizados no Brasil, as plantações de mandioca que possuem maior presença de carbono apresentam resultado até 25% superior em relação às demais. Desta forma, além de contribuir para a questão ambiental e lhe gerar retorno financeiro com os créditos de carbono, a produção de sua plantação pode ser ainda maior por conta do sequestro de carbono da mandioca.

Entretanto, esta não é a única opção para conquistar créditos de carbono em uma plantação de mandioca, pois existem outras estratégias que podem otimizar o ganho destes créditos. Outra forma de fazer com que se tenha ainda menos emissão de carbono é com o plantio direto, sem o uso de produtos químicos e agrotóxicos no terreno, por exemplo.

Além disso, o plantio de árvores que compensem o desmatamento de áreas utilizadas para o plantio de mandioca é outra forma de conseguir diminuir os efeitos e a emissão de dióxido de carbono no ambiente e, assim, obter ainda mais créditos de carbono.

A compra e venda de créditos de carbono

A comercialização dos créditos de carbono ainda é algo que gera muitas dúvidas em empresas e produtores, pois é um mercado ainda relativamente novo. Mas seja na compra ou na venda de créditos de carbono, é possível contar com a ajuda da CredCarbo para tornar o processo mais seguro e facilitado.

Para as empresas que desejam zerar a sua emissão de carbono por meio da compra de créditos, a CredCarbo oferece ajuda em todos os passos deste processo, desde a conferência sobre a legalidade do projeto e a homologação dos créditos que serão adquiridos. Além disso, ainda é feita a verificação da emissão destes créditos, para evitar situações em que sejam emitidos para outras empresas, o que poderia duplicar os gastos de sua empresa na compra dos créditos.

Quem deseja vender créditos de carbono também pode contar com a ajuda da CredCarbo, com o cadastro em nossa plataforma para que lhe prestemos assessoria em todo o processo. No entanto, é preciso que se tenha um projeto viável para a geração dos créditos, como uma área de reflorestamento, por exemplo, e que este projeto e sua área estejam com a documentação completamente regularizada.

Após o cadastro em nossa plataforma, você receberá todas as informações personalizadas de acordo com o seu projeto, a viabilidade de seus créditos e todos os passos necessários para que estes passem a ser gerados. Em seguida, será agendada a visita de técnicos internacionais, responsáveis pela auditoria de todo o seu projeto, bem como a validação.

Por fim, os créditos de carbono poderão ser emitidos e registrados em nome de sua empresa, para que possam, enfim, ser comercializados e lhe gerar um retorno financeiro maior.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.