Foto

Créditos de Carbono em plantações de laranja – Saiba como comercializar

Vender créditos Comprar créditos
Foto

A laranja é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, o que significa dizer que é, também, a responsável por muitas plantações em diferentes países. O Brasil é um dos países que merece maior atenção em relação à produção dessa fruta, pois é o maior produtor do mundo.

De acordo com números do CitrusBr, o Brasil é responsável por mais de metade da produção de laranja do mundo, e aproximadamente 79% de todo o suco da fruta consumido no planeta. Embora o cultivo da laranja seja bastante abrangente no Brasil, com plantações em todos os estados, o interior de São Paulo é o local com maior produção de laranja no país, com quase 80% da produção nacional.

Além de toda a importância que estas plantações de laranja possuem para a economia nacional e o abastecimento do mercado mundial, isso também torna possível as ações de combate à emissão de carbono. Mais do que a óbvia vantagem que isso gera para o planeta, com a diminuição da emissão de poluentes, ações de controle de emissão de carbono em plantações de laranja podem significar ganhos financeiros às empresas e produtores.

Canais de Atendimento

Isso porque, ao diminuir e controlar o volume de carbono produzido neste trabalho, estas empresas e produtores podem conquistar créditos de carbono. Estes créditos podem ser comercializados com empresas de todo o mundo, as quais devem apresentar resultados e ações no combate à emissão de dióxido de carbono no mundo.

Assim, empresas que precisem mostrar ações e resultados na redução de emissão de carbono, mas que não podem atingir os números estabelecidos, podem comprar os créditos de carbono e, desta maneira, apoiar as demais empresas e produtores que conseguem diminuir a emissão deste gás.

O resultado é um maior incentivo para que estas ações possam seguir em realização, de modo que mais empresas busquem reduzir a emissão de carbono em suas plantações de laranja, e sejam recompensadas, financeiramente, com a venda de seus créditos de carbono.

Como conseguir créditos de carbono com a sua plantação de laranja

O primeiro passo para que se saiba como conseguir ganhar créditos de carbono com a plantação de laranja de sua empresa é que para que cada crédito seja disponibilizado é preciso evitar, ou amenizar, a emissão de uma tonelada de dióxido de carbono na natureza. Isso significa que é um volume muito grande a ser evitado, de modo que é mais provável que grandes empresas e os maiores produtores de laranja consigam colocar esta estratégia em prática.

Além disso, para que seja disponibilizado o crédito de carbono a uma empresa ou produtor, é preciso que o seu trabalho seja regularizado e avaliado por um órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas), principal entidade responsável por este combate à emissão de gases tóxicos na natureza. Justamente por esse motivo, uma consultoria com profissionais responsáveis é essencial para que você consiga ganhar créditos de carbono.

Já com relação ao trabalho prático, para que sua empresa possa ganhar créditos de carbono, existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática. Uma das mais comuns é o reflorestamento, com o plantio de árvores que correspondam ao volume desmatado para o início de sua plantação.

O plantio de árvores em espaços de preservação natural faz com que estas plantas absorvam parte do carbono produzido em suas lavouras, de modo que se possa conseguir chegar a quantidades que lhe conceda alguns créditos de carbono.

Outro meio bastante simples de evitar a emissão de dióxido de carbono e conseguir acumular créditos é com a substituição de combustíveis poluentes por combustíveis mais limpos e ecológicos, que não liberam os mesmos gases que a gasolina, por exemplo.

A comercialização dos seus créditos de carbono

Comercializar créditos de carbono pode ser algo bastante complicado para quem está no início de seu contato com este mercado. Isso porque é algo que necessita de acompanhamento internacional. regularização e homologação de créditos.

Justamente por isso, contar com a ajuda de uma assessoria especializada, como a CredCarbo, é algo essencial para quem deseja comprar ou vender créditos de carbono com total facilidade e segurança.

No caso das pessoas que querem vender os seus créditos de carbono, é preciso que se tenha um projeto que viabilize a geração destes créditos, com a amenização do carbono emitido na atmosfera. Reflorestamento e geração de combustíveis limpos são alguns dos exemplos de projetos que podem lhe permitir obter créditos, embora seja necessária toda a documentação regularizada deste projeto para isso.

Desta forma, basta que se faça o seu cadastro na CredCarbo, para que a empresa lhe preste toda a assessoria necessária, desde o começo com todas as informações detalhadas sobre o seu caso, especificamente. Além disso, você também terá todo o auxílio para conseguir a visita de fiscais internacionais, que precisam validar o seu projeto, para que seja possível o início de emissão de seus créditos, para a posterior negociação.

Da mesma maneira, empresas que precisem comprar créditos de carbono para zerar a sua emissão também podem contar com a CredCarbo. Neste caso, a ajuda será voltada para a validação dos créditos, verificação do projeto original destes créditos, bem como a sua homologação, para que você tenha total segurança em sua compra de créditos de carbono.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.