Os créditos de carbono são uma das formas mais efetivas de fazer com que as grandes empresas contribuam para uma redução da emissão de gases poluentes, pois, aquelas empresas que conseguem realizar ações neste sentido, obtêm ganhos financeiros com isso. Ou seja, ao mesmo tempo em que contribuem com a preservação do meio ambiente, estas empresas e produtores podem ganhar dinheiro e aumentar seus lucros.
Isso é possível por conta da definição realizada no Protocolo de Kyoto, no qual os países mais industrializados no mundo concordaram, em 1997, a estabelecer metas para a diminuição do carbono. Estas metas são repassadas a empresas, de modo que precisem modificar a forma como trabalham, para que consigam emitir menos gases, ou ao menos combater os efeitos prejudiciais do dióxido de carbono na atmosfera.
Assim, as empresas que conseguem realizar estas ações e implementar estratégias que diminuam, de fato, a emissão de dióxido de carbono, podem receber créditos de carbono. A cada tonelada de gás que deixa de ser emitida, um crédito é fornecido a esta empresa ou produtor.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoJá no caso em que as empresas não consigam reduzir a emissão de dióxido de carbono, seja por seu segmento, ou por qualquer motivo, as empresas podem comprar créditos de carbono. Isso indica um incentivo para que as demais empresas sigam com as suas ações de redução dos gases poluentes e permite que estes créditos sejam utilizados como forma de compensação dos números destas empresas.
Para esta aquisição dos créditos de carbono, é possível que haja a venda dos créditos. Desta forma, as empresas que estabelecem estratégias efetivas na redução da emissão de carbono na atmosfera podem obter um maior lucro com a comercialização de seus créditos, o que gera um benefício maior em consequência de suas ações ambientais.
Créditos de carbono em plantações de feijão
O feijão é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, e o Brasil é o líder em sua produção mundial. Muito dos números que colocam o Brasil no topo da produção de feijão se devem ao fato de que as plantações existem em todo o país, e podem ser feitas ao longo ano, de acordo com cada região e características de solo e clima, por exemplo.
E mais do que um dos principais produtos nacionais, as plantações de feijão também podem render bons créditos de carbono às empresas e produtores. Estes créditos podem ser obtidos por meio de diferentes estratégias, as quais fazem com que haja uma menor emissão de carbono, além do aproveitamento deste gás na própria plantação.
Uma das formas mais eficientes de conseguir créditos de carbono com a sua plantação de feijão é com a rotatividade de plantação deste e de outros grãos. Isso permite que aconteça o chamado sequestro de carbono, que é quando as plantas absorvem maior quantidade de dióxido de carbono e a mantêm no solo.
Desta maneira, além de não ser emitido para a atmosfera, o dióxido de carbono é utilizado pelas próprias plantas para a maior absorção de nutrientes. Consequentemente, há uma produção maior de sua plantação, o que gera benefícios ainda mais amplos, pois além do maior lucro com a venda deste produto, haverá o ganho dos créditos de carbono.
Outras maneiras comuns de conseguir ganhar créditos de carbono com a sua plantação de feijão é com a realização de ações mais tradicionais, como o replantio de árvores em compensação ao desmatamento da área utilizada para a plantação, por exemplo. Além disso, a substituição do combustível tradicional por combustíveis mais limpos e ecológicos em seu trabalho, também é outra forma de conseguir gerar créditos de carbono.
Como comercializar os seus créditos de carbono
Para quem deseja comercializar os seus créditos de carbono obtidos a partir de uma plantação de feijão, existem alguns passos simples que devem ser seguidos. O primeiro deles é contar com um projeto de redução de emissão de carbono, bem como estar com a documentação completa e em dia de seu projeto.
Com este projeto e a documentação já regularizados, faça um cadastro conosco, da CredCarbo, para que possamos lhe orientar sobre todos os passos da geração de seus créditos. Você irá receber todas as informações e auxílio necessário para conseguir obter seus créditos de carbono, até a visita dos fiscais internacionais que validarão o seu projeto.
Após esta validação, os créditos serão registrados e emitidos por uma entidade internacional, ligada às Organizações das Nações Unidas. Assim, após todo este processo, os créditos poderão ser comercializados sem qualquer problema.
Já no caso de quem deseja comprar os créditos de carbono para zerar a emissão de dióxido de carbono de sua empresa, a ajuda da CredCarbo também é essencial. Isso porque você poderá contar com o auxílio para a verificação da legalidade do projeto, bem como a conferência da homologação destes créditos e a conferência sobre a sua emissão.
Desta forma, com nossa ajuda, será possível comprar ou vender créditos de carbono de maneira muito mais fácil e segura, uma vez que o mercado de carbono ainda é relativamente novo, e muitas informações ou processos são pouco conhecidos pelas próprias empresas que desejam ingressar no mercado de crédito de carbono.