Foto

Créditos de Carbono em plantações de chuchu – Como comercializar?

Vender créditos Comprar créditos

Uma das maiores preocupações dos países mais industrializados do mundo é com a quantidade de emissão de gases do efeito estufa que suas empresas produzem, uma vez que diversos tipos de trabalho podem gerar este tipo de gás poluente, especialmente o dióxido de carbono. Com isso em vista, ainda em 1997, o protocolo de Kyoto criou os créditos de carbono.

Estes créditos são emitidos em favor das empresas e produtores que consigam realizar projetos que diminuam a emissão de dióxido de carbono, ou que neutralize os efeitos do gás na atmosfera. Com estes créditos, estas empresas podem obter ganhos financeiros, pois este crédito pode ser vendido a empresas que não consigam diminuir a sua emissão de carbono.

Desta forma, as empresas que não conseguem diminuir a sua emissão de carbono podem compensar esta poluição com o incentivo a projetos de neutralização deste gás, com a compra dos créditos. Para que se saiba quanto os projetos rendem, em créditos de carbono, e quanto as empresas poluidoras devem comprar, é preciso que se saiba que cada crédito de carbono corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono neutralizada.

Canais de Atendimento

Entre as muitas possibilidades de conquista destes créditos de carbono, as plantações de chuchu são uma das que oferece meios para que as empresas e produtores possam ser beneficiados. Isso porque a plantação de chuchu é bastante versátil e simples, de forma que diferentes maneiras de se trabalhar com este produto podem ser implementadas.

Uma delas é a opção pelo plantio direto, que exige uma preparação menor do solo antes que sejam plantadas as sementes de chuchu. Sem a utilização de produtos tóxicos, a emissão de carbono tende a ser muito menor em comparação às plantações que fazem uso deste tipo de produto.

Outra estratégia que pode ser muito efetiva, e beneficiar a produção de sua plantação de chuchu é o uso de plantas forrageiras em sua plantação e durante a entressafra. Estas plantas ajudarão a manter o dióxido de carbono no solo, utilizado pelas plantas como fonte de nutrientes, e com uma emissão à atmosfera bem menos volumosa.

Além disso, existem outras estratégias convencionais de meios para a obtenção de créditos de carbono a partir da sua plantação de chuchu, que são, por exemplo, o plantio de árvores em áreas de reflorestamento, troca de combustíveis tradicionais por opções mais limpas, entre outros.

Saiba como vender os créditos de carbono

Para que se possa conseguir vender créditos de carbono, o primeiro passo é conseguir gerar estes créditos. E, para isso, não basta apenas realizar ações e colocar estratégias em prática, pois é preciso que haja uma regulamentação de seu projeto de controle e neutralização da emissão de dióxido de carbono.

Como este processo é bastante burocrático, e ainda pouco conhecido, uma vez que o mercado de crédito de carbono é ainda bastante recente, o ideal é que se tenha uma ajuda profissional especializada no comércio destes créditos. A melhor opção para isso é a consultoria da CredCarbo, que pode lhe auxiliar em todos os passos de seu projeto, para que consiga obter e comercializar os seus créditos.

O primeiro passo para o processo de venda de créditos de carbono é que se tenha um projeto que viabilize, de fato, este controle da emissão de dióxido de carbono. Além deste projeto, é preciso que se tenha toda a documentação de seu projeto, bem como da área de atuação de sua empresa neste projeto.

Com isso em mãos, faça o seu cadastro na CredCarbo e tenha acesso a um atendimento personalizado, que avaliará o seu projeto, especificamente. Além de lhe ajudar em todos os passos, você ainda poderá saber qual o potencial de geração de créditos de seu projeto, de forma que tenha um planejamento muito mais bem elaborado.

Com esta ajuda da CredCarbo, você poderá receber a visita dos fiscais internacionais, de órgãos ligados à ONU, que são os responsáveis pela emissão dos créditos de carbono. Estes fiscais farão toda a auditoria e vistoria de seu projeto, de forma que possam conceder a sua autorização para que o seu projeto receba os créditos correspondentes.

Desta forma, basta aguardar a emissão de seus créditos de carbono e você já poderá fazer a sua comercialização, de modo que tenha o retorno financeiro esperado por estas ações.

A compra de créditos de carbono

Tão importante quanto conhecer o processo de venda de créditos de carbono é saber o que deve ser feito para a compra destes créditos. Isso porque existem muitas empresas que podem precisar destes créditos para zerar a sua emissão de dióxido de carbono.

Neste caso, o processo é um pouco mais simples, mas ainda requer a ajuda de uma consultoria especializada da CredCarbo. Isso porque a compra dos créditos exige que se tenha uma avaliação cuidadosa dos créditos adquiridos.

Um exemplo de como a CredCarbo pode lhe ajudar na compra dos créditos de carbono é com a verificação do projeto de origem destes créditos, para que se saiba que ainda está em funcionamento e possui créditos válidos. Além disso, a homologação e emissão de créditos requerem acompanhamento especializado, para que não haja a necessidade de pagamentos dobrados ou a chance de qualquer erro que possa comprometer a sua compra.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile