Foto

Créditos de Carbono em plantações de cenoura – Como vender?

Vender créditos Comprar créditos

A cenoura é um dos alimentos mais conhecidos e consumidos por muitas pessoas ao redor do mundo. No Brasil, estima-se que existam mais de 30 mil hectares de plantações de cenoura, o que proporciona uma produção anual próxima das 900 mil toneladas deste produto.

Isso significa que muitas empresas e produtores realizam um trabalho contínuo com relação a este tipo de cultivo, para que a demanda de cenoura seja atendida, tanto no mercado interno quanto no externo. Neste trabalho, alguns tipos de gases do efeito estufa podem ser emitidos, como o dióxido de carbono.

Entretanto, existem algumas ações que podem ser colocadas em prática para que a emissão deste tipo de gás seja contida, ou ao menos neutralizada, de modo que não se tenha maiores problemas com relação aos seus efeitos. Estas ações, além de garantir melhorias significativas no quesito ambiental, ainda podem render mais ganhos a estas empresas e produtores, uma vez que isso pode levar ao ganho de créditos de carbono.

Canais de Atendimento

Entre as principais ações que podem contribuir para o controle e a diminuição da emissão de dióxido de carbono, estão estratégias simples, como a opção pelo plantio direto, sem uma preparação química do solo. O uso de plantas forrageiras no período de entressafra e a própria rotatividade de culturas no solo são outras ações que permitem que se tenha uma menor emissão do gás, que fica retido no solo.

Além disso, ainda existem outros tipos de ações que podem render créditos de carbono, como o reflorestamento de áreas desmatadas, a troca de combustíveis por opções mais limpas, entre outros projetos que podem gerar créditos de carbono à sua empresa.

O que são os créditos de carbono

Os créditos de carbono são uma medida implementada por países industrializados por meio do protocolo de Kyoto, em 1997, que visa diminuir a emissão de gases do efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono. Para isso, cada projeto executado por empresas que diminua, ou amenize os efeitos deste gás na atmosfera, será recompensado com créditos de carbono que poderão ser vendidos e lhes gerar lucro.

Estes créditos de carbono, porém, não são emitidos de forma aleatória, pois é necessário que se consiga neutralizar uma certa quantidade de dióxido de carbono para a obtenção do crédito. De maneira geral, a cada tonelada de dióxido de carbono não emitido, ou neutralizado, a empresa responsável por esta ação recebe um crédito de carbono.

A venda destes créditos de carbono é feita para empresas que emitam dióxido de carbono em seu trabalho, e que não tenham meios viáveis de deixar de emitir este gás, como por conta de sua área de atuação, por exemplo. Desta forma, com a compra dos créditos de carbono, estas empresas impulsionam ações que neutralizem o dióxido de carbono na atmosfera, de modo que a sua emissão seja zerada por conta disso.

Ou seja, além do claro benefício ambiental que estas ações geram, os créditos de carbono emitidos são benéficos para todas as empresas. Aquelas que realizam projetos de sustentabilidade e proteção ecológica podem se beneficiar pelo retorno financeiro da venda de seus créditos, enquanto as empresas compradoras equilibram a sua responsabilidade ambiental, e evitam o sofrimento de qualquer tipo de punição.

Saiba como vender os seus créditos de carbono

Com o crescimento do mercado de créditos de carbono, é natural que cada vez mais empresas e profissionais se interessem em ingressar neste mercado, com a geração e a venda de créditos. Entretanto, este ainda é um segmento muito novo, que possui diversas particularidades, de modo que a ajuda de uma assessoria especializada, como a da CredCarbo, é indispensável para quem deseja atuar neste ramo.

O primeiro passo para a venda de créditos de carbono é a sua geração, o que deve ser feito por meio de um projeto que viabilize a geração destes créditos, como uma área de floresta para reflorestamento, uma geração de combustíveis não poluentes, entre outros projetos semelhantes. Além disso, é preciso que se tenha a documentação deste projeto e da área em que será realizado.

Com este projeto e a sua documentação devidamente em ordem, o passo seguinte é o cadastro na plataforma da CredCarbo, para que você tenha o atendimento personalizado para o seu projeto. Você receberá, por exemplo, avaliações do seu projeto, conhecerá as ações que deverão ser realizadas e qual a possibilidade de retorno deste projeto em créditos de carbono.

Isso permitirá que você possa, com todas estas informações e o conhecimento a respeito deste processo de geração e da venda de créditos de carbono, agendar a visita de técnicos internacionais, que avaliarão o seu projeto. Esta visita é necessária para que haja a auditoria do projeto, bem como a avaliação de seus resultados e a validação de seu ingresso como gerador de créditos de carbono.

Após esta validação, fornecida pelos técnicos e fiscais internacionais, você poderá, enfim, começar a gerar os créditos de carbono. Conforme o seu projeto gere resultados, os créditos começarão a ser emitidos em nome de sua empresa e homologados, de forma que sejam válidos e possam, por fim, serem vendidos a empresas que necessitem destes créditos para zerar a sua emissão de dióxido de carbono.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile