A preocupação dos países mais industrializados, e mais poluidores do mundo, fez com que fosse realizado, em 1997, o protocolo de Kyoto, resultante da reunião realizada na ocasião na cidade japonesa de mesmo nome. Esse protocolo previu algumas ações que foram colocadas em prática com o objetivo de que os países, e suas empresas, consequentemente, diminuíssem a emissão de alguns gases, especialmente o dióxido de carbono.
Desta maneira, foi criado o crédito de carbono, que é um título concedido às empresas e produtores que conseguem diminuir a emissão de dióxido de carbono, ou implementar estratégias que combatam os efeitos negativos deste gás. A cada uma tonelada de dióxido de carbono evitada, ou combatida com outras ações, a empresa ou produtor adquire um crédito de carbono.
No caso das empresas que não conseguem diminuir toda a sua emissão de dióxido de carbono, há a possibilidade de compra destes créditos, junto a outras empresas ou produtores. Isso indica o incentivo destas empresas para que este tipo de ação siga em crescimento, para que haja um combate real à poluição causada pelas grandes empresas.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoDesta forma, as empresas e produtores que possuem algum tipo de plantio, podem conseguir obter créditos de carbono e os negociar posteriormente com outras grandes empresas, de modo que obtenham lucro a partir do controle de sua emissão de carbono. Entre os muitos tipos de produtos que podem ser cultivados e que oferecem a possibilidade de ganho destes créditos, uma das que mais se destaca é a plantação de café.
Isso porque o café é um dos grãos mais consumidos no mundo, e o Brasil possui uma contribuição direta para isso, uma vez que produz cerca de um terço de toda a produção mundial de café. De acordo com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o país produz, anualmente, cerca de três toneladas de café, as quais abastecem o mercado interno e externo.
Adquira créditos de carbono a partir de sua plantação de café
Para os produtores de café, a possibilidade de conquistar créditos de carbono é algo muito atraente, e que pode ser bastante fácil, pois existem muitas estratégias simples que podem ajudar a combater a emissão de gases em sua plantação. Uma das mais simples, mas muito efetiva, é a plantação de forrageiras em conjunto com os grãos de café.
Ou seja, em um cafezal, basta que se alterne entre as linhas de plantação de café e linhas de plantação de outros produtos que ajudem a segurar o dióxido de carbono no solo. Além de diminuir a emissão do gás, isso ainda permite que as plantas tenham muito mais nutrientes e aumente a produção de seu plantio.
De acordo com estudos em plantações da região de Minas Gerais, já apresentam bons resultados. Em algumas das plantações as forrageiras utilizadas para o controle da emissão de carbono foram trigo mourisco, milheto e nabo.
Para que se tenha uma melhor compreensão de como a emissão de carbono foi controlada com esta estratégia, de acordo com a mesma fonte, as fazendas em que isso foi feito apresentaram uma emissão de quatro toneladas de dióxido de carbono por ano. Em comparação, fazendas que atuam de modo tradicional possuem uma média de 28 toneladas anuais emitidas.
Isso significa que esta estratégia pode render aproximadamente 24 créditos de carbono por ano a estes produtores e empresas que utilizam este meio de controle de emissão de carbono em suas plantações de café. Créditos estes que podem ser negociados e aumentar ainda mais o retorno para estes profissionais e empresários.
Saiba como comercializar os seus créditos de carbono
A compra de créditos de carbono é algo que requer muita atenção, pois exige que se faça, por exemplo, a verificação de autenticidade, comparação com o projeto gerador deste código, entre outros detalhes complementares. Para que isso possa ser feito da maneira correta, o ideal é que se conte com a ajuda de uma empresa especializada, como a CredCarbo.
Desde o início do processo, a assessoria da CredCarbo lhe ajudará a ter plena certeza da origem dos créditos, para que possa zerar a emissão de carbono de sua empresa com tranquilidade e sem precisar pagar por créditos em duplicidade, por exemplo.
Mas não são apenas as empresas que precisam comprar créditos de carbono que podem contar com a ajuda da CredCarbo. Isso porque o processo de venda dos créditos também pode ser muito facilitado com o auxílio de nossa assessoria especializada.
Inicialmente, é necessário que se tenha um projeto que viabilize a geração dos créditos de carbono, como uma área de reflorestamento, por exemplo. Além disso, é preciso que esta área esteja com toda a sua documentação regularizada, para que o processo possa ser iniciado sem qualquer risco de problema no futuro.
Com esse projeto e a sua documentação regularizada, basta fazer o cadastro na CredCarbo para começar a contar com a assessoria completa. O primeiro passo será o envio de informações personalizadas e completas, para que você saiba quais os próximos passos e o potencial de geração de créditos de carbono do seu projeto.
Além destas informações, a CredCarbo ainda poderá lhe ajudar na visita de fiscais internacionais e o acompanhamento da emissão e registro de seus créditos de carbono. Assim, você poderá comercializar estes créditos de forma muito mais rápida e segura!