Foto

Créditos de Carbono em plantações de cacau – Saiba como comprar e vender

Vender créditos Comprar créditos

A preocupação dos países industrializados com a proteção ao meio ambiente deu origem ao protocolo de Kyoto, ainda no ano de 1997, no qual foi criado o crédito de carbono, que começou a ganhar força nos últimos anos. Na prática, o crédito de carbono é um tipo de comprometimento que os países, e suas empresas, consequentemente, assumem para incentivar a diminuição de emissão de dióxido de carbono.

Ou seja, as empresas passam a precisar diminuir a quantidade de dióxido de carbono que liberam no ar, o que polui o meio ambiente e gera complicações como, por exemplo, maior incidência de buracos na camada de ozônio. Como incentivo, a cada tonelada de dióxido de carbono neutralizada, ou evitada, estas empresas ganham créditos de carbono.

Estes créditos podem, após conquistados, ser negociados com outras empresas. Assim, as empresas que não conseguem cumprir suas metas de diminuição da emissão deste gás, podem adquirir estes créditos como uma forma de compensar a quantidade de poluição gerada por suas atividades.

Canais de Atendimento

Obviamente, os números não podem ser todos representados por créditos, de forma que é preciso buscar maneiras de diminuir a poluição destas empresas. Porém, ao adquirir créditos de carbono, estas empresas indicam o seu comprometimento com isso, e incentivam que os demais produtores e empresas de outros segmentos também diminuam a liberação de carbono no ambiente.

Já do ponto de vista das empresas que conseguem diminuir a sua emissão de carbono, o recebimento deste crédito representa um ganho financeiro, uma vez que os créditos podem ser negociados e vendidos para as empresas que necessitam destes créditos.

Desta maneira, empresas e produtores que conseguem modificar o seu modo de trabalho e diminuir a emissão de carbono, além de contribuir para a proteção do meio ambiente, conseguem obter um ganho financeiro maior com a negociação e venda destes créditos de carbono gerados.

Como conseguir créditos de carbono com a plantação de cacau

Conseguir créditos de carbono é algo que todas as empresas e produtores rurais podem realizar. Entretanto, existem alguns tipos de plantações que podem oferecer chances ainda maiores de diminuir a emissão de carbono, ou mesmo compensar a emissão deste tipo de gás na natureza.

Uma destas plantações é a de cacau, que oferece números bastante positivos em relação a este tipo de gás. Isso porque a árvore do cacau é uma das principais responsáveis pelo chamado sequestro de carbono, uma das principais estratégias de compensação da emissão de carbono na natureza.

Este sequestro de carbono, na realidade, é a utilização do carbono pela planta para a geração de seus nutrientes. Desta forma, as árvores do cacau ajudam a retirar do ar uma significativa quantidade de dióxido de carbono, que poderia gerar algum tipo de problema na natureza.

Outra consequência da retirada do gás carbônico do ar por parte das árvores de cacau é a preservação deste tipo de gás no solo, o que aumenta a concentração de nutrientes. O resultado disso é uma produção ainda maior, com plantas mais bem desenvolvidas, além da melhor qualidade do ar em função deste consumo do carbono pelas árvores.

Obviamente, o sequestro de carbono não é o único modo de diminuição da emissão de dióxido de carbono em plantações de cacau, o que também pode ser feito, por exemplo, com o uso de fertilizantes naturais, especialmente os minerais. Alguns tipos de fertilizantes podem oferecer uma redução de até 30% da emissão de carbono nestas plantações, em comparação com as que utilizam mais produtos químicos com esta finalidade.

Além disso, outras estratégias ainda podem render créditos de carbono às empresas e produtores que tenham plantações de cacau, como a substituição dos combustíveis de seu maquinário por opções mais limpas, por exemplo.

Como comprar e vender créditos de carbono

Comprar e vender créditos de carbono ainda é algo novo para muitas empresas e profissionais, uma vez que este é um mercado relativamente recente. Aliado à burocracia que isso pode ter, é importante contar com a ajuda de uma assessoria especializada para a realização destas ações, como a CredCarbo.

Para as pessoas que desejam vender créditos de carbono e obter retorno financeiro, é necessário que se tenha um projeto que viabilize a compensação da emissão de carbono na atmosfera. Além disso, é preciso que se tenha a documentação deste projeto, que pode ser uma área de reflorestamento, ou uma empresa que gere energias renováveis, por exemplo.

Com este requisito atendido, basta que se faça um cadastro na CredCarbo e toda a ajuda necessária será feita pela empresa, desde a demonstração dos passos necessários, até a aquisição, de fato, dos seus créditos de carbono. Antes que se consiga ter o registro de seus créditos, no entanto, é preciso que se faça o agendamento da visita de fiscais internacionais, que farão a auditoria e validarão o seu projeto, o que também conta com a ajuda da CredCarbo.

Diferentemente, as pessoas que precisam comprar crédito de carbono para zerar a emissão de sua empresa possuem na CredCarbo uma importante ajuda para a verificação da validade dos créditos adquiridos. Entre os pontos que devem ser avaliados estão a existência e regularidade dos projetos que geram os créditos, sua homologação e a emissão no nome da empresa dos créditos que serão adquiridos.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile