A batata é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, o que significa que grandes empresas e produtores investem no seu cultivo, uma vez que o produto e seus derivados podem ser comercializados em qualquer parte do planeta. Consequentemente, as plantações de batata são, também, uma das mais comuns em áreas rurais, uma vez que o produto é altamente lucrativo.
Mas não é apenas com a venda da batata e de produtos derivados que as grandes empresas e produtores podem conseguir obter lucro através deste alimento.
Isso porque as plantações de batata podem render a estas empresas e produtores o crédito de carbono, de acordo com a forma como as plantações são cultivadas e o trabalho é realizado.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoO crédito de carbono é uma iniciativa dos países industrializados, com supervisão da ONU (Organização das Nações Unidas), para diminuir a emissão dos gases do efeito estufa (GEE). Neste caso, em especial, o crédito de carbono beneficia as empresas e produtores que conseguem diminuir a emissão de dióxido de carbono.
A cada tonelada de gás que deixa de ser emitido em função do trabalho destas empresas, ou que é compensada com ações ambientais, empresas e produtores recebem um crédito de carbono. Este crédito pode ser, posteriormente, vendido para que empresas que não atinjam as metas de diminuição do gás possam compensar seus números e comprovar o incentivo às práticas ambientais.
Desta maneira, empresas que conseguem diminuir, efetivamente, a emissão de dióxido de carbono, podem obter ganhos financeiros ainda maiores em função da venda dos créditos recebidos. Já as empresas que não tenham como diminuir esta emissão, podem evitar punições e prejuízos com a compra destes créditos.
A criação e implementação dos créditos de carbono foi definida em reunião entre os países mais industrializados do mundo ainda no final do século passado, em reunião que culminou com a assinatura do protocolo de Kyoto, em 1997.
Saiba como obter créditos de carbono com a sua plantação de batatas
Uma das grandes dúvidas que muitos produtores ou mesmo grandes empresas que estão começando a ingressar no mercado de créditos de carbono podem ter é a respeito de como uma plantação de batatas pode permitir que se gere este tipo de crédito.
Embora possa parecer algo muito complexo no início, é algo que pode ser feito de forma mais simples do que parece. Entretanto, é preciso que a sua empresa, bem como a área de plantação, passe por uma inspeção de um órgão ligado à ONU, que garantirá que sua plantação possui os requisitos e se adequa à geração de créditos de carbono, conforme evite a emissão de gás poluente, o que pode ser feito de forma ainda mais fácil com a ajuda de uma consultoria especializada.
Com a parte burocrática definida, é preciso que se tenha o conhecimento sobre quais os tipos de ações que podem ajudar a diminuir a emissão de dióxido de carbono em sua plantação de batata. Uma das mais simples, e muito eficiente, é a rotatividade de sua plantação, com a presença de plantas forrageiras no período de entressafra da batata.
Estas plantas forrageiras irão ajudar a manter o dióxido de carbono no solo, de forma que não seja emitido para a atmosfera. Mais do que evitar a poluição do ar e o aumento do efeito estufa, este uso das plantas forrageiras pode fazer com que se tenha produções de batata ainda maiores, pois o carbono mantido no solo pode gerar mais nutrientes para a sua plantação, de modo que cresça mais rápido e com mais qualidade.
Além deste uso das plantas forrageiras, estratégias ainda mais simples, como reutilização de água, troca de combustíveis poluentes por opções mais limpas, reflorestamento de áreas desmatadas, entre outras ações semelhantes, são exemplos de como conseguir obter créditos de carbono a partir de sua plantação de batatas.
A comercialização de créditos de carbono
Por ser um mercado ainda relativamente bastante novo, a comercialização dos créditos de carbono também pode gerar algumas dúvidas. O primeiro ponto a ser esclarecido é que, independentemente da forma como os créditos são gerados, eles podem, sim, ser negociados e vendidos.
Ou seja, os créditos de carbono obtidos em uma plantação de batatas não são diferentes de quaisquer outros créditos, que poderão ser vendidos a outras empresas que precisem destes créditos. Assim, empresas e produtores que atuem em diferentes segmentos podem negociar seus créditos livremente, sem qualquer problema.
A venda destes créditos pode ser feita de duas formas distintas. A primeira delas, e bastante simples, é a venda direta, de forma que empresas que queiram vender seus créditos fazem a venda a empresas que desejam comprar estes créditos sem nenhum intermediário, com o pagamento e o envio dos créditos diretamente entre os envolvidos na negociação.
Outra opção é com o auxílio da bolsa de valores, nas quais estes créditos podem ser oferecidos e que permitem que empresas de qualquer lugar do mundo comprem estes créditos. Especialmente para produtores e empresas menores, que não possuem grandes contatos no mercado de créditos de carbono, este uso da bolsa de valores pode ser muito mais vantajoso, por garantir o maior alcance para seus créditos.