No estado da Bahia, é possível encontrar diversos municípios muito bem desenvolvidos e que apresentam uma possibilidade ainda maior de crescimento para os próximos anos. Um exemplo disso é Vitória da Conquista, cidade localizada na região sul do estado, próxima à divisa com Minas Gerais.
Por essa localização e pelo fato de estar a mais de 500km de distância de Salvador, Vitória da Conquista é uma cidade que pode ser qualificada como uma capital regional. Isso porque é a cidade com melhores resultados em sua região, e que oferece benefícios a diversos outros municípios próximos, como maiores oportunidades de emprego, desenvolvimento e qualidade de vida.
Grande parte disso se deve ao setor industrial, que é cada vez mais presente na cidade de Vitória da conquista, e divide com o setor de comércio e serviços a quase totalidade do PIB municipal. Em especial, se deve destacar o setor da indústria moveleira de Vitória da Conquista, que mais do que o destaque regional, contribui diretamente para o abastecimento nacional deste setor.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoNo entanto, por maiores que sejam os benefícios sociais e econômicos que a industrialização oferece para Vitória da Conquista e sua região, é importante ressaltar que existem alguns aspectos negativos nisso. O principal deles é o fato de que, com mais indústrias e grandes empresas na cidade, há um aumento do nível de poluição, por conta da emissão de gases nas atividades industriais.
Para buscar ao menos minimizar os efeitos negativos destes gases, é importante que as empresas de Vitória da Conquista busquem por maneiras de neutralizar a sua poluição. Uma das melhores maneiras de colocar isso em prática é com o uso de créditos de carbono.
Saiba o que são os créditos de carbono
De uma maneira simples, os créditos de carbono são uma espécie de certificado, que comprova a realização de ações ambientais que tenham sido capazes de neutralizar o dióxido de carbono da atmosfera terrestre. Cada crédito de carbono corresponde a uma quantidade exata de gás que tenha sido neutralizada, que é a de uma tonelada.
Em geral, os responsáveis por estas atividades que geram os créditos de carbono são algumas empresas e produtores rurais, ou profissionais que possuam espaços nos quais estes projetos possam ser implementados, como uma área de floresta, por exemplo. Mas existe um motivo que impulsiona ainda mais o interesse em conseguir gerar créditos de carbono, que é o retorno financeiros que isso pode lhes proporcionar no futuro.
Este retorno financeiro acontece por meio da comercialização dos créditos de carbono, que são vendidos, em geral, para as empresas poluidoras, que são as que geram os gases poluentes em suas atividades, como o dióxido de carbono. Assim, quanto mais créditos de carbono forem gerados, maior será o seu volume de vendas e, consequentemente, maior o lucro para estas empresas e profissionais.
Saiba como as empresas poluidoras utilizam os créditos de carbono
A compra dos créditos de carbono por parte das empresas poluidoras é o que gera o lucro para as empresas e profissionais responsáveis pelos projetos ambientais, de forma que esta é a base desta estratégia. No entanto, algumas pessoas podem não saber como os créditos são utilizados por estas empresas, e qual o sentido de sua aquisição.
Essa explicação, porém, é bastante simples, pois os créditos de carbono são utilizados pelas empresas poluidoras para que estas possam conseguir zerar a sua taxa de emissão de carbono. Ou seja, ao adquirir estes créditos, estas empresas podem descontar o seu valor representativo, de uma tonelada de dióxido de carbono neutralizado, da quantidade emitida em seu trabalho.
Para que esta taxa de emissão possa ser zerada, no entanto, é preciso que se adquira a quantidade necessária para toda a compensação do dióxido de carbono emitido pela empresa poluidora. Isso significa que uma empresa que tenha gerado dez toneladas de gás, precisará comprar ao menos dez créditos de carbono.
Com isso, estas empresas comprovam o seu investimento nas ações e projetos ambientais que possam compensar toda a sua poluição, de modo que evitem problemas maiores, como punições, multas ou sanções ambientais que poderiam lhe render graves consequências negativas. Além disso, há ainda o óbvio benefício ambiental gerado, uma vez que os efeitos negativos do dióxido de carbono na atmosfera são minimizados por conta deste uso dos créditos de carbono.
Saiba como comprar créditos de carbono
A compra de créditos de carbono por parte de empresas poluidoras é algo muito importante, mas que pode ser bastante burocrático, além de ainda apresentar um risco relativamente alto de tentativas de golpes e fraudes. Para escapar de todos estes problemas, o ideal é que se conte sempre com a consultoria da CredCarbo para a realização de sua compra de créditos de carbono.
Um dos principais modos que a consultoria da CredCarbo pode lhe ajudar neste processo é com a verificação de todas as informações sobre os créditos que serão adquiridos. Por exemplo, a CredCarbo analisa as informações do projeto de origem destes créditos, de forma que possa constatar a sua legalidade e confirmar a validação dos créditos, de forma que a sua compra seja muito mais segura e os créditos possam ser utilizados sem qualquer problema.