O interior de Minas Gerais é uma região que costuma chamar a atenção de pessoas em todo o país, muito por conta de sua cultura e tradições. Porém, cidades como Uberlândia, além destes atrativos característicos de cidades interioranas, ainda apresenta um desenvolvimento muito grande, de forma que pode ser considerado um polo regional.
Um exemplo de como Uberlândia se destaca no interior de Minas Gerais é por conta de sua população, superior a 705 mil habitantes, segundo números do IBGE de 2021. Isso faz com que seja a cidade mais populosa do interior mineiro, e esteja entre as cinco primeiras nesse quesito em todo o interior do país.
Esse crescimento populacional se deve, em grande parte, às muitas oportunidades de trabalho no município, que levou mais pessoas a desejarem fixar residência em Uberlândia, em busca de maior qualidade de vida. Assim, o aumento das indústrias e das empresas no município mineiro é um dos principais responsáveis por esse crescimento populacional.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoEmbora Uberlândia apresente diversos atrativos e conte com uma economia muito sólida, uma possível consequência negativa de todo esse progresso é o aumento da poluição gerada especialmente pelas indústrias. Isso porque as atividades industriais são grandes emissoras de gases poluentes, como o dióxido de carbono, por exemplo.
Os créditos de carbono como estratégia de neutralização dos gases poluentes
Uberlândia está longe de ser a única cidade com problemas relacionados a emissão de dióxido de carbono, pois isso é algo que preocupa muitos países em todo o mundo. Essa preocupação é tamanha, que fez com que fossem criados os créditos de carbono, ainda em 1997, na reunião entre os maiores países industrializados do mundo, o protocolo de Kyoto.
Esses créditos de carbono são documentos gerados em favor de empresas que possuam projetos ambientais que possam neutralizar o dióxido de carbono emitido na atmosfera. Ou seja, uma empresa que possua uma área de reflorestamento pode obter créditos de carbono como recompensa por essa atividade.
Esses créditos de carbono, por sua vez, podem ser vendidos para as empresas poluidoras, que geram estes gases poluentes. Com a compra dos créditos, estas empresas comprovam o seu investimento para que os projetos ambientais neutralizem toda a sua poluição, de forma que possam zerar a sua taxa de emissão.
Isso acontece porque, cada crédito de carbono, corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono neutralizado. Assim, uma empresa que gere dez toneladas de dióxido de carbono em suas atividades, mas que compre dez créditos de carbono terá a sua taxa de emissão zerada, pois investiu o valor necessário para que todo o gás emitido por ela fosse neutralizado.
A venda de créditos de carbono
Para que você ou sua empresa possa vender créditos de carbono, primeiramente é preciso que se gerem estes créditos. Para isso, é preciso que se tenha um projeto que viabilize a neutralização do dióxido de carbono na atmosfera, de modo que se possa, de fato, receber os créditos de carbono por essa atividade.
Se a sua empresa já possui um projeto ambiental, é importante que você faça o seu cadastro na CredCarbo, para contar com uma consultoria especializada que lhe ajudará em todo o processo de validação do projeto, geração dos créditos e a sua posterior comercialização.
Uma vez que tenha feito o seu cadastro na CredCarbo, você receberá toda a ajuda necessária para regularizar toda a sua documentação e evitar pendências que possam gerar problemas no futuro. Depois disso, será o momento de agendar a visita dos técnicos internacionais que farão a auditoria de seu projeto.
Estes técnicos são ligados às entidades responsáveis pela emissão dos créditos de carbono. Ou seja, são eles que avaliam se o seu projeto está apto a receber créditos de carbono, o que depende da regularização do projeto e de seus resultados efetivos na neutralização do dióxido de carbono.
Por fim, caso o seu projeto seja aprovado e receba os devidos créditos de carbono, você poderá fazer a comercialização destes créditos, etapa na qual também poderá contar com a ajuda da Credcarbo.
A compra de créditos de carbono
As empresas que desejam comprar créditos de carbono também devem contar com a ajuda da CredCarbo, pois o processo de compra, embora mais curto, também é bastante burocrático. Além disso, por ser um mercado novo, ainda estão suscetíveis as tentativas de golpes e fraudes, de forma que a ajuda especializada é a melhor maneira para garantir a sua segurança.
A consultoria da CredCarbo, no caso da compra dos créditos de carbono, é muito mais voltada para a verificação e validação de seus créditos. Exemplo disso é que é feita a averiguação do projeto de origem dos códigos, para que se tenha plena certeza de que é um projeto existente e válido, com créditos devidamente verdadeiros e que podem ser utilizados para zerar a sua taxa de emissão.
Além disso, o processo de emissão e homologação dos créditos de carbono também é acompanhado mais de perto com a ajuda da CredCarbo. Além da segurança com relação à validade dos créditos, isso ainda pode lhe gerar uma significativa economia, uma vez que não será necessário realizar pagamentos adicionais em caso de créditos emitidos anteriormente em nome de outras empresas.