A região da baixada fluminense é uma das mais importantes não apenas do estado do Rio de Janeiro, mas de toda a região sudeste do Brasil. Muitas cidades deste local contribuem diretamente para um melhor desenvolvimento regional e nacional, como São João de Meriti, por exemplo.
Assim como muitas cidades da baixada fluminense, São João de Meriti também se emancipou da cidade de Nova Iguaçu, em 1947. Porém, por seu território limitado e pela proximidade de outras importantes cidades, inclusive a capital, São João de Meriti manteve características de uma cidade dormitório, pois grande parte de seus moradores busca melhores oportunidades de trabalho em municípios vizinhos.
Com o aumento da população, entretanto, São João de Meriti passou a ter uma densidade demográfica muito elevada. Atualmente, a cidade conta com mais de 470 mil habitantes, de acordo com o IBGE, mas possui um território de apenas 34km², o que lhe rende a alcunha de formigueiro das Américas.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoEmbora não tenha muitas empresas e indústrias em seu território, a região da baixada fluminense é um local bastante atrativo para suas sedes. Isso porque oferece muitos benefícios logísticos, como um fácil envio de produtos aos principais centros econômicos brasileiros.
Além do progresso e de muitos benefícios econômicos, isso também pode fazer com que haja uma consequência negativa, que é o aumento da emissão de gases poluentes na região. Em especial, o dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, é um dos mais presentes na poluição emitida por empresas e indústrias.
Créditos de carbono na neutralização do dióxido de carbono
As empresas que geram poluição podem recorrer a uma estratégia bastante efetiva para que a sua poluição seja neutralizada, que é o uso de créditos de carbono. Esses créditos são gerados por empresas e profissionais que tenham projetos ambientais que realizem a neutralização de dióxido de carbono na atmosfera.
Esses créditos podem ser comercializados, de modo que as empresas poluidoras realizem o investimento necessário para zerar a sua taxa de emissão de carbono. Isso é feito por meio da compra de créditos suficientes para que toda a sua emissão de carbono seja compensada.
Ou seja, uma empresa que emita dez toneladas de dióxido de carbono em suas atividades, precisa comprar dez créditos de carbono para zerar a sua taxa de emissão. Assim, com os certificados como comprovantes desse investimento, essa empresa evita punições ou problemas decorrentes da poluição gerada.
Já no ponto de vista dos responsáveis pelos projetos ambientais, essa comercialização dos créditos de carbono é um retorno financeiro de seu trabalho, de modo que os projetos possam ser ampliados, para que gerem mais créditos de carbono e se tornem autossustentáveis financeiramente.
Como comprar créditos de carbono?
A compra de créditos de carbono é um processo que tende a ser bastante rápido, mas que pode vir a ser muito complexo. Assim, para evitar problemas e dificuldades, o ideal é que se tenha a ajuda da consultoria da CredCarbo.
Essa consultoria pode lhe ajudar, por exemplo, a realizar uma verificação mais profunda a respeito dos créditos que serão adquiridos. Um exemplo disso é a avaliação a respeito do projeto que originou esses créditos, para que se saiba que é verdadeiro e que está, de fato, completamente regularizado.
Além disso, a CredCarbo lhe ajuda a acompanhar de perto a emissão e homologação dos créditos de carbono comprados. Embora isso possa parecer algo muito simples, esse acompanhamento pode lhe render uma significativa economia, uma vez que se pode perceber com antecedência créditos que tenham sido emitidos em nome de outras empresas anteriormente, o que poderia gerar gastos adicionais desnecessários.
Ou seja, além de garantir a segurança de sua empresa ao longo do processo de compra de créditos de carbono, a CredCarbo ainda pode ajudar a aumentar a segurança de seu dinheiro, o que eleva ainda mais a importância dessa consultoria.
Como vender créditos de carbono?
Diferentemente da compra de créditos de carbono, a sua venda não é tão simples ou rápida, pois é preciso que haja a geração destes créditos de carbono anteriormente. Por ser um processo ainda mais complexo, as empresas que querem vender créditos de carbono precisam ainda mais da ajuda da CredCarbo.
Desta forma, se você já possui um projeto que permita a neutralização de dióxido de carbono, e a consequente geração dos créditos de carbono, faça o seu cadastro na CredCarbo. A partir desse cadastro, você poderá receber o atendimento especializado a respeito da venda de créditos de carbono, bem como a avaliação de seu projeto, especificamente.
Entre os pontos que a CredCarbo poderá lhe ajudar, os principais são os seguintes:
- Identificação de documentos que precisem ser regularizados;
- Agendamento da visita de técnicos internacionais ao seu projeto;
- Acompanhamento da auditoria realizada em seu projeto;
- Acompanhamento do processo de emissão e homologação dos seus créditos de carbono.
Com essa ajuda da CredCarbo, conseguir gerar os créditos de carbono pode ser algo muito mais fácil em comparação com o mesmo processo sem essa ajuda. Além disso, depois de obter os créditos de carbono, a CredCarbo ainda poderá lhe ajudar na venda destes créditos, com a identificação de possíveis compradores e a intermediação de toda essa comercialização, até que o dinheiro seja, de fato, recebido.