Foto

Créditos de Carbono em São Gonçalo – Como comprar e usar

Vender créditos Comprar créditos
Foto

A região metropolitana do Rio de Janeiro é um dos maiores centros econômicos do Brasil. Isso leva muitas das cidades que compõem esta região a terem um grande atrativo para empresas e indústrias que desejam otimizar os seus resultados. Uma destas cidades é São Gonçalo, a pouco mais de 25 km de distância da capital fluminense.

Os efeitos do atrativo comercial e econômico de São Gonçalo podem começar a ser percebidos logo em seu elevado número de habitantes, com mais de um milhão de pessoas, de acordo com números do IBGE. Isso faz com que seja a segunda cidade mais populosa do estado, apenas atrás da própria capital do estado.

Este crescimento populacional se deve às boas oportunidades de trabalho que a cidade passa a oferecer a partir de sua industrialização, o que atrai pessoas de outras cidades e regiões para o município em busca de melhores chances de emprego e uma qualidade de vida mais elevada.

Canais de Atendimento

Porém, não são apenas benefícios gerados pela forte industrialização do município de São Gonçalo, pois há um fator que deve ser levado em consideração que é o ambiental. Grande parte das indústrias e empresas da cidade acabam por gerar uma elevada quantidade de gases, como o dióxido de carbono, o que pode ser muito prejudicial para o meio ambiente.

Esta preocupação com o meio ambiente, entretanto, não é novidade, pois já no fim do século passado, os principais países industrializados do mundo discutiam maneiras de neutralizar os efeitos desta poluição industrial. E foi assim que, em 1997, foi criado o projeto dos créditos de carbono, que visam beneficiar as empresas que possuem projetos ambientais e permitir que as empresas poluidoras tenham um meio de compensação dos gases emitidos.

Estes créditos de carbono são gerados por meio de projetos que possibilitem a neutralização do dióxido de carbono emitido na atmosfera, como projetos de reflorestamento, por exemplo. A cada tonelada de dióxido de carbono neutralizada, ou evitada, as empresas responsáveis ganham um crédito de carbono.

O uso destes créditos se dá por meio da comercialização com as empresas poluidoras que não tenham meios de zerar a sua emissão de dióxido de carbono. Assim, estas empresas compram os créditos de carbono referentes à sua emissão deste gás, de forma que possa zerar esta taxa, com a compensação de todo o gás emitido em suas atividades.

Como vender créditos de carbono

Para que se possa conseguir vender créditos de carbono, é preciso que a sua empresa passe por um processo um pouco longo e burocrático, que envolve toda a geração destes créditos. Para que isso se torne muito mais fácil, é possível contar com a ajuda da consultoria da CredCarbo, especializada neste mercado e que lhe prestará todo o auxílio necessário.

Mas antes de qualquer coisa, para que a sua empresa possa gerar créditos de carbono, é essencial que se tenha um projeto ambiental que torne viável a neutralização de dióxido de carbono na atmosfera. Além disso, este projeto precisa estar com a sua documentação completamente regularizada, para que você não tenha problemas tanto na geração quanto na venda de seus créditos.

Caso a sua empresa já tenha toda esta documentação em dia, o passo seguinte é a realização de seu cadastro na CredCarbo. Isso permitirá que você já comece a ter todo o atendimento personalizado da consultoria, que lhe fornecerá informações sobre o processo de geração dos créditos, possibilidade de retorno financeiro, entre muitos outros dados.

Com esta ajuda da CredCarbo, você poderá realizar o agendamento da visita de fiscais internacionais que representam as entidades responsáveis pela emissão dos créditos de carbono. Nesta visita, estes profissionais farão uma avaliação completa do seu projeto, com a verificação de seus documentos, regulamentação das atividades, efetividade do projeto, entre outros detalhes.

Se aprovado, o seu projeto já poderá começar a gerar os créditos de carbono, de acordo com a quantidade de dióxido de carbono neutralizada. A partir deste momento, você já poderá começar a comercializar os seus créditos, o que também pode ser feito com a ajuda da CredCarbo.

Saiba como comprar créditos de carbono

A compra de créditos de carbono é um processo um pouco mais curto, mas que também exige um conhecimento específico, inclusive para que não se tenha riscos de golpes ou fraudes nas transações. Assim, as empresas que precisam comprar créditos de carbono para zerar a sua taxa de emissão também podem contar com a ajuda da consultoria da CredCarbo, para que façam esta compra sem qualquer tipo de preocupação ou riscos desnecessários.

Um dos pontos em que a consultoria da CredCarbo pode ajudar, por exemplo, é na verificação do projeto que deu origem aos créditos que você vai comprar. Isso garante que o projeto seja real e que sua empresa não terá qualquer tipo de problema na utilização destes créditos como forma de compensação de sua emissão de gases poluentes.

Além disso, a emissão e homologação dos créditos de carbono comprados é outra etapa que pode ser acompanhada com o auxílio da CredCarbo. Desta forma, você evita que os créditos sejam emitidos em nome de outras empresas e que precise pagar a mais para contar com estes créditos.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.