A região do ABC Paulista é uma das mais bem desenvolvidas economicamente, não apenas do estado de São Paulo, mas de todo o Brasil. Muito disso se deve à presença de muitas indústrias nesta região, o que inclui, obviamente, a cidade de Santo André.
No caso de Santo André, a indústria já foi até mais presente em décadas passadas. Com o maior incentivo fiscal em cidades vizinhas e o crescimento do setor de comércio e serviços, a indústria deixou de ser o principal pilar econômico da cidade, que se voltou para o setor terciário.
Mesmo assim, Santo André segue, hoje, como uma das cidades mais desenvolvidas do país, e é constantemente indicada por publicações especializadas, como as revistas Veja e Época, como uma das melhores cidades para viver e trabalhar.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoTodo esse crescimento econômico, porém, com a chegada de muitas lojas, shoppings e as indústrias ainda presentes na cidade, podem fazer com que haja um ponto negativo, que é a poluição. Isso porque muitas empresas podem gerar gases poluentes em suas atividades, como o dióxido de carbono, por exemplo.
Para contornar esse ponto negativo e conseguir neutralizar os efeitos dos gases poluentes, essas empresas podem optar pelo uso dos créditos de carbono, como uma forma de contribuir para a manutenção de projetos ambientais e evitar possíveis punições por conta de sua emissão de gases.
Saiba mais sobre os créditos de carbono
Os créditos de carbono, embora representem um mercado muito recente, foram criados ainda em 1997, no protocolo de Kyoto. Com essa estratégia, os países mais industrializados do mundo visavam fazer com que projetos ambientais fossem mais impulsionados e pudessem neutralizar a maior parte dos gases poluentes da atmosfera.
Por conta disso, alguns projetos ambientais são classificados como geradores de créditos de carbono, de acordo com a quantidade de dióxido de carbono que podem neutralizar no ambiente. Em geral, áreas de reflorestamento, geradores de combustíveis limpos, entre outros projetos semelhantes, são alguns dos mais utilizados para essa geração de créditos.
A cada tonelada de dióxido de carbono que é neutralizada, ou impedida de ser expelida, um crédito é gerado em favor da empresa responsável por esse projeto ambiental. Esses créditos podem ser negociados com as empresas poluidoras, para que estas zerem a sua taxa de emissão de carbono com a apresentação dos créditos comprados.
Assim, as empresas responsáveis pelos projetos ambientais são recompensadas com o ganho financeiro, enquanto as empresas poluidoras evitam problemas futuros por conta de sua emissão de gases, uma vez que investem na neutralização da mesma quantidade de dióxido de carbono.
A venda de créditos de carbono
O processo de venda de créditos de carbono é algo que pode ser bastante complicado e burocrático para quem não possui experiência nesse mercado. Desta forma, é imprescindível contar com o auxílio da consultoria especializada da CredCarbo, para que possa conseguir realizar todos os passos sem maiores dificuldades.
O início do processo de venda de créditos de carbono se dá com a implementação de um projeto que viabilize a neutralização do dióxido de carbono emitido na atmosfera. Uma vez que tenha esse projeto, é importante que se tenha, também, toda a sua documentação regularizada, para evitar empecilhos na geração de seus créditos.
Assim, o passo seguinte é a realização de seu cadastro na plataforma da CredCarbo, para que você possa receber o atendimento personalizado. Além do pipeline completo, você ainda receberá todas as orientações a respeito do seu projeto, especificamente.
Na sequência desse processo de geração e venda de créditos de carbono, você poderá contar com a ajuda da CredCarbo para o agendamento da visita dos técnicos internacionais. Estes profissionais são os representantes das entidades ligadas à ONU, e que são responsáveis pela emissão dos créditos de carbono.
Após a auditoria completa em seu projeto, estes técnicos darão a sua aprovação para que o seu projeto comece a receber os créditos de carbono devidos. A CredCarbo lhe ajudará a vender estes créditos para empresas que precisem zerar a sua taxa de emissão de carbono, de modo que você possa obter o lucro desejado com o ingresso neste mercado.
A compra dos créditos de carbono
Comprar créditos de carbono é um processo mais rápido, mas não menos complicado do que a venda destes créditos. Assim, também as empresas que precisem comprar esses créditos podem contar com a ajuda da consultoria da CredCarbo.
No processo de compra, porém, a consultoria tem a função muito mais voltada para a verificação e o acompanhamento da emissão dos créditos de carbono. Desta forma, os principais pontos em que a consultoria da CredCarbo pode lhe ajudar são os seguintes:
- Verificação da existência e legalidade do projeto de origem dos créditos;
- Acompanhamento da homologação destes créditos;
- Verificação da emissão dos créditos, para que não tenham sido emitidos em nome de outras empresas.
Embora estes pareçam passos simples, sem uma ajuda especializada, como a da CredCarbo, esses pontos poderiam se tornar muito mais complicados e difíceis, de forma que sua empresa ficasse suscetível até mesmo a tentativas de golpes ou fraudes, ainda comuns no mercado de créditos de carbono, por conta da inexperiência de muitas empresas nesse segmento.