Foto

Crédito de Carbono em plantações de Uva verde – Como comprar e vender

Vender créditos Comprar créditos

O aumento da poluição é algo que tem preocupado os países mais industrializados do mundo já há bastante tempo. Prova disso é que estes países, ainda em 1997, durante o protocolo de Kyoto, implementaram o uso de créditos de carbono como estratégia de neutralização do dióxido de carbono presente na atmosfera terrestre.

Nesta estratégia, há um incentivo financeiro para que mais empresas e pessoas passem a realizar ações e projetos ambientais que neutralizem o dióxido de carbono. Isso porque, após a geração de créditos de carbono, estes podem ser comercializados com empresas poluidoras, as quais utilizam estes créditos para zerar a sua taxa de emissão de carbono.

Assim, os créditos de carbono geram lucro para as empresas e profissionais que realizam as estratégias e projetos ambientais, enquanto as empresas poluidoras evitam, com o seu uso, possíveis punições e sanções ambientais. Além disso, ainda há o óbvio benefício ambiental que os créditos de carbono geram, uma vez que minimizam os efeitos prejudiciais deste gás poluente.

Canais de Atendimento

No entanto, é preciso que se saiba que a geração de créditos de carbono está relacionada à quantidade de gás que é neutralizada. Para que um crédito de carbono seja gerado, é preciso que uma tonelada de dióxido de carbono seja neutralizada, ou que tenha a sua emissão impedida.

A geração de créditos de carbono em plantações de uva verde

Os projetos ambientais e estratégias de neutralização de dióxido de carbono podem ser implementados nos mais diferentes locais, como, por exemplo, as plantações de uva verde. Estas plantações são bastante numerosas, uma vez que esta fruta é muito consumida em muitos países do mundo, o que requer, consequentemente, uma elevada produção.

Entre as estratégias de geração de créditos de carbono que podem ser implementadas em plantações de uva verde, uma das mais eficazes é conhecida como sequestro de carbono. Isso consiste na manutenção do dióxido de carbono preso ao solo, ao invés de permitir a sua emissão para a atmosfera, de modo que possam ser gerados créditos de carbono.

Para que se possa realizar este sequestro de carbono, é necessário que se faça uso de algumas plantas forrageiras, como alguns tipos de capim, por exemplo. Estas plantas podem ser alocadas em conjunto com a plantação de uvas verdes, para que mantenham o dióxido de carbono preso ao solo.

Além da geração de créditos de carbono, esta utilização das plantas forrageiras, bem como a manutenção do dióxido no solo, ainda pode proporcionar benefícios para a produção de uvas verdes. Isso porque, desta maneira, o gás presente no solo pode ser utilizado como fonte de nutrientes pela plantação, o que proporciona uma produção ainda melhor.

Obviamente, existem algumas outras estratégias que podem ser utilizadas, como o uso de combustíveis limpos em seu maquinário, reserva de espaço para que sirva como área de reflorestamento, entre outros. O ideal é que se considere, sempre, quais são as características de sua plantação, bem como o espaço disponível.

A venda de créditos de carbono

Por conta da possibilidade de retornos financeiros, cada vez mais profissionais e empresas se interessam pela venda de créditos de carbono. No entanto, este é um processo bastante complexo, uma vez que os créditos precisam ser gerados primeiramente, o que requer algum conhecimento específico sobre este mercado.

Desta forma, o primeiro passo para que se possa conseguir gerar e vender créditos de carbono, é a realização de seu cadastro na plataforma da CredCarbo. A partir deste cadastro, você receberá o pipeline completo da consultoria, além de um atendimento personalizado a respeito do seu projeto e os passos necessários para a venda dos créditos de carbono.

Esta consultoria é essencial para uma execução facilitada de alguns passos do processo de geração e venda dos créditos de carbono, como, por exemplo, o agendamento da visita técnica realizada em seu projeto ambiental. Nesta visita, os profissionais que representam os órgãos responsáveis pela emissão e controle dos créditos de carbono realizarão a auditoria de seu trabalho.

Caso nenhum problema seja identificado, você receberá os créditos de carbono devidos, de acordo com a quantidade de dióxido de carbono neutralizada por seu trabalho. Assim, após recebidos os créditos, você poderá, enfim, comercializá-los, de forma que chegue ao desejado retorno financeiro com o seu ingresso no mercado de créditos de carbono.

A compra de créditos de carbono

De maneira geral, as maiores compradoras de créditos de carbono são as empresas poluidoras, pois precisam destes créditos para zerar a sua taxa de emissão e, consequentemente, evitar problemas administrativos por conta da poluição gerada. Estas empresas também podem contar com a ajuda da CredCarbo para a compra dos créditos, mesmo que este processo seja bem mais rápido.

Neste caso, a consultoria da CredCarbo tem a missão de garantir a segurança das empresas compradoras de créditos de carbono. Ou seja, todos os créditos são verificados, bem como as suas informações checadas, para que você não corra risco algum de sofrer golpes durante a sua compra.

Além disso, a CredCarbo ainda acompanha o processo de emissão e homologação dos créditos de carbono adquiridos. Desta forma, é possível economizar em sua compra ao identificar créditos que já tenham sido emitidos anteriormente, em nome de outras empresas, para que você não venha a fazer pagamentos adicionais.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile