A preocupação dos países com o meio ambiente, e principalmente com o aumento da poluição, mais especificamente a gerada pelas atividades industriais leva estes países a buscarem alternativas que incentivem os projetos ambientais de neutralização dos gases poluentes. E esta preocupação não é recente, o que pode ser comprovado pelo fato de que uma das principais estratégias de neutralização ter sido concebida ainda em 1997.
Trata-se dos créditos de carbono, os quais tiveram a sua concepção durante o protocolo de Kyoto, no qual alguns dos países mais industrializados do mundo buscavam alternativas para conter o aumento da poluição. Na prática, os créditos de carbono incentivam empresas e profissionais a colocarem estratégias de neutralização do dióxido de carbono em funcionamento, com a chance de que isso lhes gere ganhos financeiros.
Estes ganhos são decorrentes da possibilidade de comercialização dos créditos de carbono, os quais podem ser vendidos para as empresas poluidoras. Estas empresas, por sua vez, adquirem os créditos de carbono como forma de zerar a sua taxa de emissão de carbono, de modo que evitem, assim, punições, multas ou quaisquer tipos de sanções ambientais.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoVale ressaltar que, seja para a geração ou para a compra e venda, cada crédito de carbono corresponde a uma tonelada de dióxido de carbono que foi neutralizada ou que teve a sua emissão impedida. Assim, é necessário que este volume de gás seja neutralizado para que se possa conseguir gerar um crédito de carbono.
A geração de créditos de carbono em plantações de urucum
O urucum é um produto muito presente na cultura indígena, mas que também faz parte do dia a dia da grande maioria das pessoas. Isso porque a semente de urucum seca e triturada é conhecida como colorau, um dos condimentos mais utilizados na cozinha contemporânea.
Por ser um produto de origem indígena, o urucum apresenta uma adaptação muito fácil aos mais variados tipos de terrenos, o que beneficia a sua plantação em diferentes regiões do Brasil e do mundo. Além disso, as plantações de urucum também permitem uma fácil implementação de diferentes tipos de projetos e estratégias de neutralização de dióxido de carbono, de modo que são locais muito bons para que se consiga gerar créditos de carbono.
Uma das formas como é possível gerar créditos de carbono a partir de uma plantação de urucum é com a opção pelo plantio direto, que deve ser feito por quem irá começar uma nova plantação. Neste tipo de plantio, não há o preparo químico do solo, de modo que a emissão de gases é praticamente nula, e proporciona a possibilidade de geração de créditos de carbono, de acordo com o volume de gás evitado.
Obviamente, existem algumas outras estratégias, algumas até bastante simples, como a substituição do combustível de seu maquinário por opções mais limpas. Entretanto, cada tipo de estratégia depende do tamanho de sua plantação e dos recursos disponíveis.
A venda de créditos de carbono
Vender créditos de carbono é algo que atrai a atenção de um número cada vez maior de pessoas e empresas, especialmente por conta da possibilidade do retorno financeiro que isso apresenta. Entretanto, o ingresso neste mercado é bastante complexo, inclusive por conta do fato de que é preciso gerar os créditos de carbono, antes que estes possam ser comercializados.
Desta forma, o conhecimento específico sobre o mercado de créditos de carbono é fundamental para o seu sucesso neste segmento, o que torna necessária a ajuda da consultoria da CredCarbo. Assim, se você possui um projeto que viabilize a geração de créditos de carbono, acesse a plataforma da CredCarbo e faça o seu cadastro.
Um dos primeiros pontos em que esta ajuda profissional será importante é na regularização de seus documentos, para que os créditos possam ser gerados e vendidos sem qualquer tipo de problema. Além disso, a CredCarbo lhe ajudará em todos os passos necessários para este processo, como o agendamento da visita dos técnicos internacionais ao seu projeto.
Estes técnicos, que representam as organizações responsáveis pela emissão e controle dos créditos de carbono, realizarão a auditoria de seu trabalho, para que possam conceder o seu aval e, assim, permitir que você receba os créditos de carbono. Após este recebimento, a CredCarbo também lhe ajudará na comercialização dos seus créditos de carbono, para que chegue ao retorno financeiro de forma rápida e segura.
A compra de créditos de carbono
As empresas poluidoras, que precisam comprar créditos para zerar a sua taxa de emissão de carbono, também podem contar com a ajuda da consultoria da CredCarbo. Neste processo de compra, esta ajuda especializada visa, principalmente, garantir a segurança de seu dinheiro.
Prova disso é que, para evitar golpes ou fraudes, a CredCarbo realiza uma verificação bastante detalhada a respeito dos créditos que você irá adquirir. Detalhes como qual o projeto de origem dos créditos, histórico dos vendedores, documentação do projeto ambiental, entre outras informações, são analisados para que você possa negociar a compra com total segurança e tranquilidade.
Além disso, a CredCarbo ainda acompanha o processo de emissão e homologação dos créditos de carbono adquiridos. Isso permite que sejam identificados créditos que já tenham sido emitidos anteriormente, para que você não precise fazer pagamentos adicionais.