Foto

Créditos de Carbono em plantações de tabaco – Como vender?

Vender créditos Comprar créditos

A proteção ao meio ambiente é um tema que já gera a preocupação de países de todo o mundo há bastante tempo. Exemplo disso é que a criação dos créditos de carbono aconteceu ainda no final do século passado, durante o Protocolo de Kyoto, em 1997, embora os seus reais efeitos positivos tenham começado a ser percebidos mais recentemente.

De maneira simples, os créditos de carbono são uma estratégia para incentivar a realização de trabalhos ambientais que visem neutralizar e diminuir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Assim, as empresas e profissionais que realizarem ações que tenham este resultado são beneficiados com os créditos de carbono, que podem ser comercializados posteriormente, de modo que lhes gerem retorno financeiro.

Estes créditos, porém, representam sempre um volume fixo de dióxido de carbono neutralizado, que deve ser levado em consideração tanto para a sua geração quanto para a sua venda. A cada tonelada de dióxido de carbono que seja neutralizada, ou que seja impedida, um crédito de carbono é gerado.

Canais de Atendimento

A venda dos créditos de carbono é feita para empresas poluidoras, ou seja, as que geram dióxido de carbono em seu trabalho. Estas empresas adquirem os créditos de carbono para que possam zerar a sua taxa de emissão e evitar punições, multas ou qualquer outra sanção ambiental com a comprovação de seu investimento em projetos que neutralizem toda a sua poluição.

Entretanto, para que isso seja possível, as empresas poluidoras precisam adquirir créditos suficientes para zerar essa sua taxa de emissão. Ou seja, uma empresa que tenha gerado dez toneladas de dióxido de carbono precisa comprar, no mínimo, dez créditos de carbono para que possa ter a sua taxa zerada.

A geração de créditos de carbono em plantações de tabaco

Embora tenha apresentado uma grande queda em seu consumo nas últimas décadas, o tabaco ainda é um produto que possui uma significativa importância econômica, e conta com muitas plantações no Brasil e em outros países. Atualmente, a China é a maior produtora de tabaco do mundo, com aproximadamente 35% de toda a produção mundial.

Nas plantações de tabaco, a possibilidade de geração de créditos de carbono é muito grande, pois são plantações que permitem a fácil implementação de diferentes tipos de projetos ambientais. Um deles é o plantio direto, que ocorre com a menor preparação do solo e a consequente diminuição do uso de produtos químicos, o que resulta em menos gases poluentes gerados em sua plantação.

Outra opção bastante utilizada é o uso de plantas forrageiras, as quais permitem que se mantenha o dióxido de carbono preso ao solo, ao invés de emitido para a atmosfera. Um benefício deste projeto ambiental é que, além de gerar créditos de carbono, ainda permite uma otimização de sua produção, uma vez que o gás serve como fonte de nutrientes para as plantas enquanto está no solo.

A venda dos créditos de carbono originados em plantações de tabaco

É natural que, por serem créditos gerados em um tipo diferente de plantação, algumas pessoas se perguntem se é possível vender estes créditos da mesma forma que os demais. A resposta é que, sim, estes créditos podem ser vendidos, mas com a mesma burocracia de toda a venda de créditos de carbono, o que torna importante o auxílio da consultoria da CredCarbo.

Caso você já tenha um projeto ambiental implementado em uma plantação de tabaco, faça o seu cadastro na CredCarbo e comece a receber o atendimento personalizado oferecido pela consultoria. Você poderá saber, por exemplo, se algum de seus documentos precisa ser regularizado ou atualizado para que consiga gerar os créditos de carbono com o seu trabalho.

Com seus documentos completamente regularizados, será possível agendar a visita dos técnicos internacionais, que realizarão a auditoria de seu projeto ambiental. Esse procedimento é feito em nome das organizações responsáveis pela emissão dos créditos de carbono, para que confiram a legalidade e a efetividade de seu projeto na neutralização de dióxido de carbono.

Se nenhum problema for detectado, estes profissionais concederão o aval necessário para que você comece a receber os devidos créditos de carbono, de acordo com o volume de gás neutralizado. Por fim, você poderá contar com a ajuda da CredCarbo para encontrar compradores para estes créditos e fazer a sua venda de forma mais rápida, para que tenha o retorno financeiro desejado.

A compra de créditos de carbono

Embora a compra de créditos de carbono seja um processo bem mais curto e rápido, a consultoria da CredCarbo é, também, essencial para quem deseja adquirir estes créditos. Isso porque ainda existem muitas pessoas mal intencionadas que se aproveitam do pouco conhecimento geral sobre este mercado para aplicar golpes ou realizar fraudes em processos de compra de créditos de carbono.

Para evitar que isso aconteça com você, a CredCarbo possui um rigoroso sistema de análise dos créditos e de seus vendedores antes que você faça a sua compra. Isso garante que você somente negociará com pessoas e empresas confiáveis, e tenha a total tranquilidade com relação ao uso de seu dinheiro.

Assim, seja para comprar ou vender créditos de carbono, a ajuda da CredCarbo é essencial para a sua segurança, tranquilidade e maior facilidade no ingresso a este mercado que se torna cada vez mais importante!

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile