Entre os alimentos mais comuns no dia a dia de muitas pessoas, a pimenta merece destaque, pois é utilizada de muitas maneiras diferentes em vários países do mundo. Obviamente, isso significa que há, também, uma grande produção de pimentas, com plantações que permitam atender a essa elevada demanda pelos mais variados tipos de pimentas conhecidos.
A produção exata de pimenta é algo bastante difícil de ser precisa, pois esta é uma plantação que pode ser cultivada de muitas maneiras fáceis e práticas, o que leva alguns pequenos produtores, ou mesmo as demais pessoas, a cultivarem pimentas de maneira informal. Mesmo assim, a estimativa, de acordo com dados do IBGE, é de que existam pelo menos 75 mil toneladas de pimentas produzidas anualmente no Brasil.
Por ser um tipo de plantação com um cultivo bastante facilitado, as plantações de pimenta oferecem outra possibilidade de ganhos aos seus produtores e às empresas responsáveis. Trata-se da geração de créditos de carbono, por meio da implementação de projetos ambientais em sua plantação.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoOu seja, ao realizar trabalhos por meio de estratégias específicas, que possam neutralizar o dióxido de carbono da atmosfera, as empresas e profissionais podem receber créditos de carbono. Posteriormente, é possível negociar estes créditos com empresas poluidoras, de maneira que se tenha um ganho financeiro muito maior em comparação com plantações que não realizam estas estratégias.
Saiba como gerar créditos de carbono em sua plantação de pimentas
Para que se possa gerar créditos de carbono em seu favor, é preciso que se tenha estratégias de neutralização, ou de diminuição, da emissão de dióxido de carbono na atmosfera terrestre. A cada tonelada de dióxido de carbono que seja neutralizada, um crédito de carbono é gerado, o qual poderá ser comercializado posteriormente.
Embora isso possa parecer algo muito complicado, diversas estratégias simples podem permitir a neutralização do dióxido de carbono, ou mesmo evitar a sua emissão. Uma das maneiras mais simples de impedir a emissão de mais gases poluentes é com o uso de combustíveis mais limpos em seu maquinário, de forma que não se gere dióxido de carbono durante o seu uso.
Outra estratégia bastante simples, mas que exige uma área um pouco maior é o reflorestamento. Ou seja, a destinação de um determinado espaço próximo à sua plantação, para que sirva como área de reflorestamento, de modo que neutralize mais gases poluentes de maneira natural.
Além disso, ainda é possível utilizar estratégias que visem manter o dióxido de carbono preso ao solo, ao invés de ser emitido para a atmosfera. Isso é chamado de sequestro de carbono, e beneficia diretamente a sua plantação de pimentas, ou qualquer outra, uma vez que o dióxido de carbono, no solo, passa a ser utilizado como fonte de nutrientes para as próprias plantas.
Saiba como vender créditos de carbono
Por mais que a geração de créditos de carbono possa parecer algo bastante simples, por conta de estratégias comuns que podem ser colocadas em prática, o processo de legalização deste projeto, a geração dos créditos e a venda podem ser bastante complexos e burocráticos. Para que isso não te gere problemas ou dificuldades, conte com a consultoria da CredCarbo para auxiliar em todos estes passos.
Se você já possui um projeto ambiental em suas plantações de pimenta, faça o seu cadastro na plataforma da CredCarbo e comece a receber o atendimento personalizado de maneira imediata. Logo de início, você já poderá contar com a ajuda da consultoria para verificar se existem documentos pendentes ou que precisem ser regularizados em seu projeto, para evitar maiores problemas no futuro.
Com a ajuda da CredCarbo, você também terá uma facilidade muito maior na realização do agendamento da visita dos técnicos internacionais à sua plantação. Isso é necessário para que estes profissionais façam a auditoria de seu projeto, o qual somente poderá começar a receber créditos de carbono após o aval positivo destes técnicos.
Caso esteja tudo correto em seu projeto, o que será verificado anteriormente pela própria consultoria, você receberá este aval, e começará a receber os devidos créditos de carbono, de acordo com o volume de dióxido de carbono neutralizado. Finalmente, com os créditos recebidos, você poderá fazer a sua comercialização, para que chegue, assim, ao aguardado retorno financeiro.
A compra de créditos de carbono
As empresas que precisam comprar créditos de carbono para zerar a sua taxa de emissão também podem contar com a ajuda da consultoria da CredCarbo. Neste caso, mais do que facilitar o processo de compra, a consultoria visa torná-lo mais seguro, com a eliminação do risco de tentativas de golpes e fraudes, por exemplo.
Para que esta segurança seja conquistada, a consultoria da CredCarbo analisa cuidadosamente todas as informações sobre os créditos antes que você inicie o processo de compra. Informações como o projeto de origem dos créditos, o histórico dos vendedores, entre outras informações relevantes são checadas para garantir que os créditos são válidos e podem ser utilizados tranquilamente.
Além disso, o processo de emissão e homologação dos créditos também é acompanhado pela CredCarbo. Assim, caso haja algum crédito que já tenha sido emitido anteriormente em nome de outra empresa, isso é percebido com antecedência, para que você não pague mais do que o necessário em sua compra de créditos de carbono.