As nozes são alimentos bastante consumidos em diversos países do mundo, e fazem parte de receitas bastante conhecidas. Para que se possa atender à demanda deste alimento, é necessário que se tenha, obviamente, uma grande produção, a qual é distribuída por vários países.
Em especial, China e Estados Unidos, os dois maiores produtores de nozes do mundo, merecem destaque. Juntos, estes dois países produzem aproximadamente 60% de todas as nozes do mundo, o que significa que grande parcela destas produções é exportada a outras partes do mundo.
No Brasil, a produção de nozes é relativamente discreta, com pouco mais de cinco mil toneladas por ano. Isso faz com que o país esteja apenas na trigésima primeira colocação entre os maiores produtores de nozes, e torna importante a importação de algumas variedades para que se possa atender o consumo interno.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoEmbora não figure entre as principais produções do Brasil, as plantações de nozes podem oferecer bons ganhos a seus produtores e às empresas responsáveis. Além da óbvia venda das nozes, estas plantações ainda permitem a realização de projetos ambientais que gerem créditos de carbono, os quais podem ser comercializados posteriormente.
Para que seja possível ter créditos de carbono a partir de plantações de nozes, é preciso que se tenha um projeto que viabilize a neutralização de dióxido de carbono. A cada tonelada de dióxido de carbono neutralizada, um crédito de carbono pode ser obtido pelos responsáveis por este trabalho.
A geração de créditos de carbono a partir de plantações de nozes
A geração de créditos de carbono pode ser originada por diferentes tipos de projetos ambientais, desde que estes realizem a neutralização, ou o impedimento da emissão, de dióxido de carbono. Desde que atendam a este requisito, podem ser colocados em prática os mais variados tipos de estratégias.
Como as nogueiras levam um tempo um pouco elevado para a produção de nozes, em média oito anos, embora isso possa ser reduzido para quatro, estas estratégias podem permitir ganhos financeiros antes mesmo que a produção. Especialmente para plantações no início, o plantio direto é uma boa opção de geração de créditos de carbono.
Esse plantio direto é feito sem uma preparação química do solo, o que evita a emissão de gases que estejam presentes no local, como o próprio dióxido de carbono. Com esta menor emissão, o dióxido de carbono pode ser utilizado pelas plantas como fonte de nutrientes, e otimizar ainda mais a sua produção.
Outra estratégia que possui um resultado semelhante é o uso de plantas forrageiras, que mantêm o dióxido de carbono no solo. Em geral, estas plantas são algumas espécies de capim, que podem ser plantadas em conjunto com as nogueiras, sem que prejudiquem a sua produção.
Saiba como comercializar os seus créditos de carbono
A comercialização dos créditos de carbono originados em plantações de nozes é possível, sim, como qualquer outro tipo de créditos de carbono. No entanto, todos os processos de venda destes créditos são bastante burocráticos e complexos, o que torna necessária a ajuda da consultoria da CredCarbo, para que se consiga realizar todos os passos sem grandes dificuldades.
Assim, qualquer empresa ou produtor que deseje começar a vender créditos de carbono, e que já tenha um projeto de neutralização de dióxido de carbono, deve fazer o seu cadastro na plataforma da CredCarbo. Com este cadastro, você começará a receber, imediatamente, um atendimento especializado e personalizado, com informações referentes ao seu projeto.
Um dos pontos facilitados pela consultoria da CredCarbo é a identificação de documentos que precisem ser atualizados ou regularizados, para que o seu projeto não enfrente problemas no futuro. Sem esta regularização, você poderia ser impossibilitado de vender, ou até mesmo de gerar, créditos de carbono.
Posteriormente, a CredCarbo lhe auxiliará no agendamento da visita dos técnicos internacionais, que realizarão a auditoria de seu projeto, para que possam dar o seu aval para a emissão de créditos de carbono em seu favor. Assim, de acordo com a quantidade de dióxido de carbono neutralizada por suas ações, você receberá os devidos créditos.
Para finalizar este processo, a CredCarbo ainda lhe ajudará na venda de seus créditos, com a identificação de compradores confiáveis e o auxílio necessário na negociação. Desta forma, desde o primeiro passo até a conclusão de seu negócio, a CredCarbo torna a comercialização de créditos de carbono muito mais segura e tranquila.
A compra de créditos de carbono
No caso de sua empresa gerar gases poluentes e precisar comprar créditos de carbono para zerar a sua taxa de emissão, a consultoria da CredCarbo também pode ser uma importante aliada. Isso porque esse processo de compra pode ser alvo de golpistas e pessoas mal-intencionadas, as quais serão mais facilmente identificadas pelos especialistas da CredCarbo.
Desta maneira, a sua compra será muito mais segura, e você terá plena tranquilidade de que utilizará o seu dinheiro para comprar créditos de carbono devidamente válidos e legalizados. Mais do que isso, a CredCarbo ainda poderá lhe ajudar a identificar créditos que já tenham sido emitidos em nome de outras empresas anteriormente, para que você não gaste mais do que o necessário em sua compra, e tenha, assim, segurança e economia neste processo.