Foto

Créditos de Carbono em plantações de noz moscada – É possível comercializar?

Vender créditos Comprar créditos
Foto

Por conta da preocupação com o aumento da poluição nas últimas décadas, diversos países já buscaram meios de neutralizar os principais gases poluentes, para que os seus efeitos negativos sejam os mínimos possíveis. Entre estas estratégias, a de maior destaque são os créditos de carbono, que foram implementados em 1997, por meio do protocolo de Kyoto.

De uma maneira bastante simples, os créditos de carbono são uma forma de incentivo financeiro para que profissionais e empresas realizem ações e projetos ambientais que gerem a neutralização do dióxido de carbono na atmosfera. A cada tonelada de gás que venha a ser neutralizada, um crédito de carbono é emitido em favor do responsável por isso.

O retorno financeiro dos créditos de carbono, e que geram a sua maior popularização, acontece por meio da venda dos créditos de carbono recebidos. Assim, as empresas e profissionais que realizam os projetos ambientais podem aumentar os seus lucros e até mesmo ampliar estes projetos.

Canais de Atendimento

A venda dos créditos de carbono é feita para as empresas poluidoras, que geram o dióxido de carbono em suas atividades cotidianas. Com a compra destes créditos, estas empresas podem zerar a sua taxa de emissão de carbono, de modo que não venham a sofrer com possíveis sanções ambientais, como multas ou até o impedimento de suas atividades.

Desta maneira, os créditos de carbono servem como a comprovação de que as empresas poluidoras realizam o investimento necessário para que toda a sua poluição seja neutralizada. Este investimento, por sua vez, leva os responsáveis pelos projetos ambientais a obterem lucro e seguir com este tipo de atividade, o que gera benefícios ao meio ambiente e, consequentemente, a todo o planeta.

A geração de créditos de carbono em plantações de noz-moscada

A noz-moscada é um dos condimentos mais utilizados na gastronomia mundial. No Brasil, inclusive, este é um dos itens mais consumidos, o que requer que existam grandes plantações de noz-moscada, para que a demanda por esse produto possa ser atendida.

Além do óbvio lucro que a comercialização da noz-moscada rende aos seus produtores, estes ainda podem conseguir aumentar os seus ganhos com a geração de créditos de carbono em suas plantações. Para isso, é preciso implementar projetos ambientais que permitam a neutralização de dióxido de carbono.

Algumas estratégias de geração de créditos de carbono são bastante conhecidas, como a reserva de um espaço para que sirva como área de reflorestamento, ou ainda a substituição dos combustíveis tradicionais por opções mais limpas em seu maquinário. Porém, estas alternativas são mais voltadas à plantações maiores, que tenham mais espaço e recursos disponíveis.

Outras estratégias que podem ser utilizadas em todas as plantações são as opções pelo plantio direto, ou ainda o uso de plantas forrageiras em conjunto com a sua plantação. Nestes dois casos, a intenção é que o dióxido de carbono seja mantido no solo, para que sirva como fonte de nutrientes para a plantação, ao invés de ser expelido à atmosfera.

A venda dos créditos de carbono

A venda de créditos de carbono é algo que se destaca cada vez mais, pois este passou a ser um importante mercado nos últimos anos, além de oferecer a possibilidade de ganhos financeiros. Porém, pela complexidade do mercado de créditos de carbono, é essencial que se tenha conhecimento específico a seu respeito para que as chances de sucesso sejam maiores.

Para isso, contar com a consultoria da CredCarbo é essencial a qualquer profissional ou empresa que deseje comercializar créditos de carbono. Desta forma, caso você tenha um projeto ambiental que neutralize dióxido de carbono, acesse a página da CredCarbo e faça o seu cadastro, para que possa contar com a ajuda especializada no processo de geração e venda de créditos de carbono.

Um dos pontos mais importantes em que a CredCarbo irá lhe ajudar é no agendamento para a visita de técnicos internacionais ao seu projeto. Esses técnicos, que representam os órgãos responsáveis por emitir e controlar os créditos de carbono, realizarão uma auditoria completa de seu trabalho, para verificar, por exemplo, a documentação e a efetividade de seu projeto.

Caso esta auditoria seja positiva, estes técnicos irão liberar o recebimento de créditos de carbono, de modo que você os possa comercializar e obter lucro. Também na etapa da venda de créditos de carbono, você terá a ajuda da CredCarbo, que irá lhe orientar em todos os passos necessários.

A compra de créditos de carbono

Comprar créditos de carbono é algo um pouco mais simples, pois é um processo mais curto em relação à geração destes créditos. No entanto, especialmente pelo fato de este ser um mercado recente e que muitas pessoas não conhecem os seus detalhes, a consultoria da CredCarbo é ainda mais essencial.

Para garantir a segurança de sua compra, a CredCarbo realiza uma minuciosa verificação dos créditos que você deseja adquirir. Isso permite que você saiba qual o projeto que os originou, qual o histórico do vendedor, entre muitos outros detalhes.

Além disso, a consultoria da CredCarbo ainda acompanha a emissão e a homologação dos créditos de carbono, o que pode lhe render alguma economia em sua compra. Isso porque, créditos que já tenham sido emitidos anteriormente em nome de outras empresas podem ser identificados, para que você não precise fazer pagamentos adicionais.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.