A mamona é uma planta bastante característica, muito conhecida por seu formato, com pequenos frutos repletos de pequenas pontas levemente afiadas, os quais tornam a planta bastante ornamental. Porém, a mamona tem uma utilização muito mais ampla do que apenas a ornamentação, pois é utilizada em diversas indústrias e com as mais diferentes finalidades.
O principal uso da mamona, mais especificamente de seu óleo, é para a indústria farmacêutica, uma vez que é utilizado como base para alguns determinados tipos de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo. Além disso, na indústria química, a mamona ganha cada vez mais destaque, pois já é utilizada na composição de biocombustíveis.
A produção de mamona no Brasil tem a sua maior concentração na região nordeste, que compreende mais de 80% de toda a produção nacional. Ao todo, de acordo com números da FAO (Food and Agriculture Organization), o Brasil produz mais de 93 mil toneladas de mamona por ano, o que o coloca como o terceiro maior produtor mundial.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoÀ frente do Brasil, quanto à produção de mamona, estão apenas a China e a Índia, com 150 mil toneladas e um milhão de toneladas produzidas, respectivamente.
A geração de créditos de carbono nas plantações de mamonas
A geração de créditos de carbono a partir de plantações de mamonas é algo muito importante para as empresas e produtores que se dedicam a este tipo de cultivo. Isso porque estes créditos podem ser comercializados com empresas poluidoras, de modo que gerem lucro a estes produtores.
Porém, para que se possa gerar créditos de carbono, é preciso colocar em prática projetos ambientais e estratégias que neutralizem o dióxido de carbono presente na atmosfera. Um crédito de carbono é emitido em favor dos responsáveis por estes projetos a cada tonelada de dióxido de carbono neutralizada, ou que tenha tido a sua emissão impedida por este tipo de trabalho ambiental.
No caso específico, das plantações de mamonas, a implementação de estratégias de neutralização de dióxido de carbono ocorre de maneira bastante fácil. No caso do sequestro de carbono, por exemplo, que consiste na manutenção do gás preso ao solo, ao invés de ser expelido para a atmosfera, a própria planta da mamona realiza este tipo de ação, a qual ainda pode ser intensificada com a utilização de algumas espécies de capim em conjunto com a sua plantação.
Outro tipo de estratégia bastante eficaz para a diminuição da emissão de dióxido de carbono em plantações de mamonas é a opção pelo plantio direto, sem o uso de produtos químicos na preparação do solo para a plantação. Isso evita a emissão de gases e pode ajudar a gerar ainda mais créditos de carbono em seu benefício.
Saiba como comercializar os seus créditos de carbono
A comercialização dos créditos de carbono é o principal objetivo da grande maioria de profissionais e empresas que ingressam neste mercado. No entanto, o que grande parte destas pessoas não conhece é que o mercado é bastante complexo, especialmente no processo de geração dos créditos de carbono.
Para que isso possa ser um pouco mais facilitado, é importante contar com a ajuda da consultoria da CredCarbo, que lhe orientará em todas as etapas do processo, tanto na geração quanto na venda de seus créditos de carbono. Desta forma, caso você possua um projeto de neutralização do dióxido de carbono, acesse a página da CredCarbo e faça o seu cadastro.
Um dos pontos mais importantes desta ajuda da consultoria da CredCarbo é na realização do agendamento da visita dos técnicos internacionais ao seu projeto. Estes técnicos representam as entidades responsáveis pela emissão e controle dos créditos de carbono, e realizarão uma auditoria de seu projeto.
Esta auditoria é importante para que possa haver a certeza da legalidade de seu projeto, bem como de sua eficácia. Assim, após esta auditoria, estes profissionais poderão conceder o seu aval para que você comece a receber os devidos créditos de carbono.
Após este recebimento, a CredCarbo ainda lhe ajudará em todo o processo de venda, para que você consiga comercializar seus créditos de forma rápida e segura, e, assim, obter o retorno financeiro desejado.
A compra dos créditos de carbono
Mas não são apenas as empresas e profissionais que desejam vender créditos de carbono que podem contar com a ajuda da consultoria da CredCarbo. As empresas poluidoras, que precisam comprar créditos de carbono para zerar a sua taxa de emissão também podem contar com este auxílio profissional, especialmente para que a sua compra seja mais segura.
Antes da compra dos créditos, a CredCarbo realiza um minucioso processo de verificação dos créditos, que considera o seu projeto de origem, histórico dos vendedores, entre outros detalhes. Isso evita que você corra qualquer risco de ser vítima de tentativas de golpes ou fraudes.
Além disso, a CredCarbo ainda acompanha todo o processo de emissão e homologação dos créditos de carbono que você irá adquirir. Isso permite que seja feita a identificação de créditos que já tenham sido emitidos anteriormente, em nome de alguma outra empresa, para que você não precise fazer pagamentos adicionais por estes créditos, de forma que possa economizar em sua compra.