Foto

Créditos de Carbono em plantações de Malva – Como comprar e vender

Vender créditos Comprar créditos

A emissão de gases poluentes é um dos principais problemas ambientais do mundo atualmente, especialmente gases como o dióxido de carbono, um dos responsáveis pelo efeito estufa e, consequentemente, pelo aumento da temperatura média do planeta. Por conta disso, a preocupação dos países mais desenvolvidos com o controle de emissão destes gases também é grande, pois as indústrias estão diretamente ligadas com este tipo de poluição.

E esta preocupação não é recente, e prova disso é que uma das estratégias mais eficazes no combate a este problema foi concebida ainda em 1997, no protocolo de Quioto, oportunidade em que alguns dos países mais industrializados do mundo se reuniram. Nesta ocasião, foi desenvolvido o uso dos créditos de carbono, que visam incentivar projetos e ações que neutralizem o dióxido de carbono da atmosfera terrestre.

O principal incentivo para que mais empresas e profissionais utilizem os créditos de carbono é o retorno financeiro que isso pode lhes gerar. Isso porque os créditos de carbono obtidos com o trabalho ambiental podem ser vendidos para que empresas poluidoras consigam zerar a sua taxa de emissão de carbono e, assim, evitar sanções ambientais, multas ou qualquer outro tipo de punição.

Canais de Atendimento

No entanto, para que este retorno financeiro seja possível, é preciso que haja um trabalho bem realizado anteriormente. Para que um crédito de carbono seja emitido em favor de uma empresa ou profissional, é necessário que uma tonelada de dióxido de carbono seja neutralizada, ou que a sua emissão seja impedida por meio dos projetos e estratégias ambientais.

A geração de créditos de carbono por meio das plantações de malva

A malva é uma planta bastante presente no território brasileiro, mais especificamente na região norte. A sua utilização é bastante frequente na indústria têxtil, pois as fibras extraídas deste tipo de planta possuem uma elevada qualidade.

Além disso, a malva também possui muitas características medicinais, o que a torna muito útil para a indústria farmacêutica, além de estar presente em cultivos particulares. Mas estas não são as únicas formas como a plantação de malva pode gerar retorno para os seus responsáveis, pois estas plantações também permitem a geração de créditos de carbono.

De maneira geral, o cultivo de malva é bastante simples e não requer tantos cuidados quanto algumas outras plantações. Isso torna mais viável a implementação de projetos e estratégias que possam neutralizar o dióxido de carbono e, por consequência, gerar créditos de carbono.

Uma destas estratégias é o plantio direto de malva, sem uma grande preparação química do solo antes de seu plantio. Isso evita a emissão de dióxido de carbono e pode garantir alguns créditos para os seus responsáveis, que também podem investir em ações mais simples, como a reserva de um espaço como área de reflorestamento, ou mesmo o uso de combustíveis limpos em seu maquinário.

A compra de créditos de carbono

A compra de créditos de carbono é algo de grande importância, especialmente para as empresas que geram gases poluentes em suas atividades rotineiras. Para que esta poluição seja compensada, estas empresas precisam adquirir a quantidade necessária de créditos de carbono para zerar esta taxa.

Assim, uma empresa que tenha gerado dez toneladas de dióxido de carbono, precisará comprar ao menos dez créditos, para que possa evitar problemas como sanções ambientais. E para que esta compra seja mais segura, a consultoria da CredCarbo é essencial neste processo.

Esta importância se deve ao fato de que, para a compra de créditos de carbono, a consultoria da CredCarbo irá:

  • Avaliar os créditos a serem adquiridos anteriormente, para evitar golpes ou fraudes;
  • Analisar o histórico dos vendedores;
  • Acompanhar a emissão e a homologação de seus créditos de carbono.

A venda de créditos de carbono

Da mesma forma como no caso da compra dos créditos de carbono, o processo de venda também requer o conhecimento específico, para que seja possível evitar problemas e ter maior facilidade. Desta maneira, para quem deseja gerar e vender créditos de carbono, o primeiro passo a ser realizado é o cadastro na plataforma da CredCarbo.

A partir deste cadastro, você receberá o pipeline completo da consultoria, bem como o atendimento especializado e personalizado. Isso permitirá que você saiba qual o potencial de ganho de crédito de carbono com o seu projeto, bem como o possível retorno financeiro.

Além disso, a CredCarbo ainda o ajudará em alguns passos importantes do processo de geração dos créditos de carbono, como o agendamento da visita de técnicos internacionais ao seu projeto. Nesta ocasião, estes profissionais realizarão a auditoria completa de seu projeto, desde a sua documentação, até a efetividade na neutralização de gases poluentes, para que possam dar o seu aval para a emissão de créditos de carbono em seu favor.

Assim, com este aval, os créditos passarão a ser emitidos em nome de sua empresa, de acordo com a quantidade de dióxido de carbono neutralizado em seu projeto ambiental.

Por fim, após o recebimento dos devidos créditos de carbono, você poderá fazer a sua comercialização. Nesta etapa, a CredCarbo também o ajudará, desde a identificação de possíveis compradores, intermediação de suas negociações, até o recebimento do dinheiro e o seu aguardado retorno financeiro.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile