Créditos de Carbono em plantações de linho – É possível comercializar?

Vender créditos Comprar créditos

A conservação do meio ambiente e a redução de ações e produtos poluentes é um tema cada vez mais debatido em praticamente todos os países. Mas esta preocupação não é algo recente, e a prova disso é que a implementação dos créditos de carbono como estratégia de diminuição da poluição aconteceu ainda no ano de 1997.

Na oportunidade, durante o protocolo de Kyoto, os principais países industrializados do mundo identificaram nestes créditos de carbono uma estratégia eficiente para a neutralização do dióxido de carbono da atmosfera. Esta preocupação se deve, em grande parte, ao fato de que o dióxido de carbono é um dos principais responsáveis por problemas como o efeito estufa, e o aumento da temperatura média global.

Na prática, os créditos de carbono possuem um incentivo financeiro para que projetos ambientais e estratégias de neutralização de dióxido de carbono sejam realizados. Isso porque os responsáveis por estes projetos e estratégias adquirem um crédito de carbono para cada tonelada de dióxido que seja neutralizada. Posteriormente, estes créditos podem ser comercializados com as empresas poluidoras, de modo que haja, assim, lucro ao neutralizar o dióxido de carbono.

Canais de Atendimento

Para estas empresas poluidoras, que são as que emitem dióxido de carbono ao longo de suas atividades, a compra dos créditos de carbono também é algo bastante positivo. Ao comprarem estes créditos, estas empresas podem comprovar o investimento necessário para que toda a sua poluição seja compensada, o que evita multas, punições e sanções ambientais a estas empresas.

Como gerar créditos de carbono em plantações de linho

A obtenção de créditos de carbono a partir da plantação de linho é algo que pode ser muito mais simples e fácil do que parece. Isso porque o próprio linho já começa a impedir a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera por meio da manutenção deste gás no solo.

Este efeito é conhecido como sequestro de carbono, no qual uma determinada planta mantêm o dióxido de carbono preso ao solo e o utiliza, posteriormente, como fonte de nutrientes. Assim, conforme maior a plantação de linho, maior será o volume de gás neutralizado e, consequentemente o número de créditos gerados.

Este sequestro de carbono ainda pode ser potencializado com a utilização de outras plantas forrageiras ao redor ou entre a plantação de linho. Estas plantas são, em geral, algumas espécies de capim, que ajudam a manter o dióxido de carbono preso ao solo, ao invés de liberar a sua emissão à atmosfera.

Além disso, algumas outras ações podem ajudar a complementar a geração de créditos de carbono, como a opção pelo uso de combustíveis mais limpos em seu maquinário. Isso também diminuirá a emissão de dióxido e proporcionará um volume de créditos ainda maior em seu benefício.

A venda de créditos de carbono

Embora vender créditos de carbono possa ser algo bastante atraente para muitas empresas e profissionais, especialmente da área rural, este é um processo bastante complexo. Isso significa que é necessário contar com a ajuda de profissionais especializados, como a consultoria da CredCarbo.

Assim, caso você tenha um projeto ambiental que viabilize a geração de créditos de carbono, acesse a página da CredCarbo e faça o seu cadastro. Você receberá um pipeline completo da consultoria, além de atendimento personalizado, com informações e análises especificamente voltadas para o seu projeto.

Um dos pontos em que esta ajuda profissional é importante é na identificação de documentos que precisem ser regularizados, antes que isso impeça a geração ou a comercialização de créditos de carbono por sua parte.

A visita de técnicos internacionais ao seu projeto, bem como a auditoria realizada por estes profissionais também passa pela ajuda da consultoria, que lhe ajudará no agendamento desta ação. Apenas com o aval positivo nesta auditoria é que você poderá começar a receber os devidos créditos de carbono, de acordo com o volume de gás neutralizado em seu trabalho.

Após recebidos os créditos de carbono, você ainda terá a ajuda da CredCarbo na comercialização. Você receberá indicações de compradores confiáveis, auxílio na negociação de seus créditos, bem como qualquer outra ajuda necessária.

A compra de créditos de carbono

A compra de créditos de carbono é muito importante para que as empresas poluidoras possam zerar a sua taxa de emissão e, assim, evitar diversos tipos de problemas. E estas empresas também podem contar com a ajuda da CredCarbo para realizar a sua compra com maior segurança e tranquilidade.

O aumento da segurança se inicia com a averiguação de todas as informações dos vendedores e dos créditos que serão obtidos, por parte dos profissionais da CredCarbo. Desta forma, qualquer irregularidade será identificada, e você não correrá risco algum de cair em golpes ou tentativas de fraudes, as quais ainda podem ocorrer com iniciantes do mercado de créditos de carbono.

Para ampliar o benefício da consultoria da CredCarbo na compra de créditos de carbono, os profissionais da empresa ainda acompanham de perto todo o processo de emissão e homologação dos créditos adquiridos. Isso permite que se identifique créditos que já tenham sido emitidos anteriormente, em nome de outras empresas, para que você não precise fazer pagamentos adicionais por estes créditos de carbono.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.