Foto

Créditos de Carbono em plantações de hortelã – Saiba como comprar e vender

Vender créditos Comprar créditos

Com a maior industrialização de grande parte dos países ao redor do mundo, é natural que haja uma maior preocupação com os efeitos que isso pode gerar ao meio ambiente. Esta preocupação, diferente do que algumas pessoas podem imaginar, não é algo recente, mas sim um pensamento que já vem de algumas décadas atrás.

Prova disso é que em 1997, ainda antes da virada do século, os países mais industrializados do mundo já discutiram este tema durante o Protocolo de Kyoto. Nesta oportunidade, foi introduzida a estratégia de créditos de carbono como forma de combater a maior poluição gerada pela indústria e o avanço do progresso.

De maneira simples, os créditos de carbono visam recompensar os produtores e empresas que colocam em prática ações e projetos ambientais que neutralizem o dióxido de carbono presente na atmosfera terrestre. A cada tonelada de dióxido de carbono neutralizada, um crédito de carbono é gerado em favor dos responsáveis, seja uma empresa ou um produtor independente.

Canais de Atendimento

Estes créditos podem, posteriormente, ser comercializados com empresas poluidoras, que são aquelas que geram o dióxido de carbono, bem como outros gases poluentes em suas atividades. Com a compra dos créditos, estas empresas podem zerar a sua taxa de emissão, mesmo que não possam diminuir ou eliminar completamente a poluição gerada em seu trabalho.

Desta forma, os créditos de carbono evitam as sanções ambientais às empresas poluidoras, geram retorno financeiro aos produtores e empresas que mantenham projetos ambientais, além, obviamente, do imenso efeito positivo para o meio ambiente.

A geração de créditos de carbono em plantações de hortelã

A hortelã é uma planta bastante utilizada em muitos pratos da gastronomia mundial, especialmente por conta da sensação refrescante proporcionada. Desta maneira, o seu consumo é muito grande, o que requer grandes produções para que a sua demanda seja atendida.

E as plantações de hortelã, além de proporcionarem as vendas da própria produção, ainda permitem a implementação de projetos ambientais, os quais geram créditos de carbono e podem elevar os lucros de seus responsáveis. Por serem plantações bastante versáteis, as plantações de hortelã permitem diversas opções de projetos de neutralização de dióxido de carbono.

Entre as principais estratégias que podem ser colocadas em prática para a geração de créditos de carbono em plantações de hortelã, algumas das mais simples é a substituição de combustíveis poluentes por opções mais limpas, ou ainda a reserva de um espaço como área de reflorestamento.

Além disso, ainda existem outras opções, como o plantio direto, em que não há um grande uso de produtos químicos para a preparação do solo antes da plantação de suas hortelãs. Desta forma, há uma emissão de gases muito menor, e o dióxido de carbono é mantido no solo, ao invés de ser expelido para a atmosfera.

A venda de créditos de carbono

Vender créditos de carbono é algo que tem despertado o interesse de um número cada vez maior de pessoas e empresas, pois permite que se tenha um bom retorno financeiro. Porém, este processo é bastante complexo, uma vez que é necessário que se tenha a geração dos créditos antes que sejam comercializados.

Para tornar esse processo mais facilitado, é preciso que se tenha uma ajuda profissional, como a consultoria da CredCarbo, que lhe orientará em todos os passos necessários. Desta forma, caso tenha um projeto ambiental que possa ser colocado em prática e neutralizar dióxido de carbono em sua plantação, acesse a plataforma da CredCarbo e faça o seu cadastro.

Um dos primeiros pontos em que a consultoria da CredCarbo poderá lhe ajudar é no agendamento da visita dos técnicos internacionais, responsáveis pela auditoria de seu projeto. Essa auditoria é necessária para que se tenha a autorização necessária para a emissão de créditos de carbono em favor de sua empresa.

Caso os profissionais não detectem nenhum problema em seu projeto, seja com a documentação, ou qualquer outro fator, esta autorização será concedida e você começará a receber os devidos créditos, de acordo com o volume de dióxido de carbono neutralizado.

Uma vez que os créditos tenham sido recebidos, é possível fazer a sua comercialização. Também nesta etapa, será possível contar com a ajuda da CredCarbo, que lhe dará toda a orientação para o encontro de possíveis compradores, intermediação das negociações e, obviamente, o recebimento de seu dinheiro.

Saiba como comprar créditos de carbono

Diferente das empresas e produtores que desejam vender créditos de carbono, as empresas poluidoras precisam comprar estes créditos, para que possam zerar a sua taxa de emissão de carbono. Neste processo, a consultoria da CredCarbo também pode ser bastante importante, especialmente para que a sua compra seja mais segura.

Isso é possível por meio da verificação que a CredCarbo realiza a respeito de todos os créditos que você possa querer adquirir. Informações como o projeto de origem dos créditos e a sua regularidade são avaliadas pela consultoria, para que você saiba, com certeza, que os créditos são realmente válidos e podem ser utilizados para zerar sua taxa de emissão de carbono.

Além disso, a CredCarbo ainda acompanha todo o processo de emissão e homologação de seus créditos de carbono. Assim, caso haja algum crédito que já tenha sido emitido anteriormente em nome de outra empresa, você não precisará pagar a mais por ele, o que pode gerar uma boa economia em sua compra.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile