Foto

Créditos de Carbono em plantações de guaraná – Saiba como comprar

Vender créditos Comprar créditos

Quando se trata da produção comercial de frutas, é bastante difícil encontrar espécies que sejam concentradas apenas em um único país. Entretanto, no caso do guaraná esta é uma das raras exceções, uma vez que a produção é feita de forma quase total em território brasileiro.

Muito disso se deve ao fato de que o guaraná é uma fruta tipicamente brasileira, mais especificamente da região da floresta amazônica. Por conta desta localização, algumas partes da floresta na Bolívia e na Venezuela também fazem parte da produção da fruta, de modo que são as únicas exceções ao Brasil quando se trata de guaraná.

De acordo com dados do IBGE, a produção anual de guaraná é pouco superior a 2.500 toneladas da fruta por ano, resultantes de uma área de dez mil hectares de plantação. Embora os números possam parecer pequenos em comparação com outras frutas, o guaraná possui um rendimento muito grande, com apenas uma semente suficiente para a produção de mais de seis litros de refrigerante de guaraná, por exemplo.

Canais de Atendimento

Além desta elevada rentabilidade que o guaraná possui, ainda é possível que as empresas e produtores da fruta tenham ganhos maiores com a sua plantação, uma vez que podem ser implementados projetos ambientais nestes espaços. Desta forma, de acordo com a neutralização de dióxido de carbono gerada, é possível obter créditos de carbono em seu favor.

Estes créditos podem, posteriormente, ser comercializados com as empresas poluidoras, de modo que se tenha retorno financeiro a partir dessa implementação de projetos ambientais em sua plantação de guaraná.

A geração de créditos de carbono em plantações de guaraná

Diferente do que algumas pessoas podem imaginar, gerar créditos de carbono é algo que pode ser feito de muitas maneiras diferentes. Isso porque existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática em sua plantação de guaraná, e que podem gerar mais ou menos créditos de carbono, de acordo com o espaço utilizado e os recursos disponíveis.

Uma das estratégias que podem ser colocadas em prática em uma plantação de guaraná, para que se possa começar a gerar créditos de carbono, é a utilização de plantas forrageiras. Estas plantas possuem a finalidade de ajudar a manter o dióxido de carbono no solo, para que seja utilizado como fonte de nutriente para a plantação.

Desta forma, o dióxido de carbono não é expelido à atmosfera, o que pode dar início à sua geração de créditos de carbono, de acordo com o tamanho de sua plantação, bem como o volume de gás que deixa de ser lançado ao meio ambiente.

Obviamente, existem outras estratégias que podem ser colocadas em prática, algumas de maneira até mais fácil, como a substituição dos combustíveis utilizados em seu maquinário. Em alguns casos, isso pode render menos créditos de carbono, mas são uma opção para plantações menores e produtores que ainda não tenham projetos ambientais maiores.

A venda de créditos de carbono

Obter ganhos financeiros com a venda de créditos de carbono é algo que desperta o interesse de muitas empresas e profissionais, como os produtores de guaraná, por exemplo. Entretanto, esse processo de venda de créditos de carbono é bastante complexo e burocrático, de modo que a ajuda da consultoria da CredCarbo é essencial para que se tenha sucesso no ingresso neste mercado.

Um dos primeiros pontos que a consultoria da CredCarbo pode lhe ajudar é com a verificação da documentação de seu projeto ambiental. Assim, caso haja qualquer tipo de documento que precise ser atualizado ou regularizado, isso poderá ser feito com antecedência, para evitar problemas na geração ou venda de créditos de carbono.

Com os documentos devidamente regularizados, a CredCarbo lhe ajudará a agendar a visita dos técnicos e fiscais representantes das organizações responsáveis pela emissão dos créditos de carbono. Nesta visita, uma auditoria completa será realizada, para que sejam verificados todos os detalhes de seu projeto, desde a documentação até a eficiência de sua neutralização de dióxido de carbono em seu projeto.

Caso nenhum problema seja identificado, estes profissionais concederão o seu aval, e você poderá começar a receber os devidos créditos de carbono. Por fim, você poderá fazer a comercialização destes créditos com as empresas poluidoras, para que possa chegar ao desejado retorno financeiro.

A compra de créditos de carbono

Se comparado com a geração e a venda de créditos de carbono, a compra destes créditos é algo bem mais rápido de ser feito. Porém, a complexidade deste processo também existe, assim como a importância do conhecimento específico, que torna necessária a ajuda da consultoria da CredCarbo.

Em especial, a consultoria da CredCarbo pode tornar muito mais segura a compra dos créditos de carbono. Isso porque todas as informações dos créditos e dos vendedores são verificadas de maneira cuidadosa pela consultoria, de modo que você realize negociações apenas com a total tranquilidade e segurança necessária.

Além disso, a consultoria da CredCarbo ainda acompanha todo o processo de emissão e homologação dos créditos de carbono adquiridos por você. Caso existam créditos que já tenham sido emitidos em nome de outras empresas, isso poderá ser identificado com antecedência, para que você não precise pagar mais do que o necessário pelos seus créditos.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile