A grande industrialização pela qual muitos países passaram nas últimas décadas levou a uma preocupação comum entre estes países, que é referente ao aumento da poluição gerada pelas suas atividades industriais. O reflexo disso pode ser percebido em problemas como o efeito estufa, por exemplo, causado por gases como o dióxido de carbono, bastante presente em atividades industriais.
Esta preocupação levou os países mais industrializados do mundo a buscarem por meios de incentivar a neutralização do dióxido de carbono. Assim, em 1997, durante a realização do protocolo de Kyoto, estes países implementaram os créditos de carbono com estratégia a ser utilizada.
Na prática, os créditos de carbono são certificados emitidos em favor de empresas ou profissionais que realizem projetos ambientais e trabalhos que gerem a neutralização do dióxido de carbono da atmosfera. A cada tonelada de gás neutralizado, ou que tenha a sua emissão impedida por estes trabalhos, um crédito de carbono é gerado.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoO maior incentivo para que estas ações sejam realizadas está na possibilidade de comercialização dos créditos de carbono. Ou seja, para quem consegue neutralizar dióxido de carbono, há a chance de ganhos financeiros, os quais podem ser maiores de acordo com a quantidade de gás neutralizado.
A compra destes créditos de carbono é feita por empresas poluidoras, que geram o dióxido de carbono em suas atividades. Ao adquirirem estes créditos, estas empresas podem comprovar o seu investimento em ações que neutralizem a sua poluição, para que, assim, não venham a ser punidas pela sua emissão de gases poluentes.
A geração de créditos de carbono em plantações de coco-da-baía
As plantações são alguns dos locais em que a geração de créditos de carbono é bastante facilitada, pois diversos projetos e estratégias ambientais podem ser implementadas sem prejudicar as produções. Entre elas, está a plantação de coco-da-baía, um dos produtos mais tradicionais e consumido em muitos países, especialmente em regiões litorâneas.
Por conta de sua elevada demanda, as plantações de coco-da-baía são bastante numerosas. Apenas no Brasil, por exemplo, a produção anual média é de dois milhões de toneladas, as quais são destinadas para o consumo in natura ou como uso de matéria-prima para a geração de produtos derivados.
Para que se possa gerar créditos de carbono em plantações de coco-da-baía, existem muitas estratégias distintas que podem ser implementadas. Uma delas, e que está entre as que podem oferecer melhores resultados, é o chamado sequestro de carbono, que consiste na manutenção do gás preso ao solo, sem a sua emissão para a atmosfera.
Este tipo de ação é possível com o uso de plantas forrageiras em conjunto com a plantação de coco-da-baía, as quais são, em sua grande maioria, algumas espécies de capim. Além do benefício da geração de créditos de carbono, isso ainda pode beneficiar a sua produção, pois as plantas podem utilizar o gás presente no solo como fonte de nutrientes.
A venda de créditos de carbono
Comercializar créditos de carbono se tornou um objetivo pra muitos profissionais e empresas, os quais buscam, em geral, obter retornos financeiros com isso. Porém, o mercado de créditos de carbono é bastante complexo, e o processo de geração e venda dos créditos requer conhecimento específico sobre este mercado.
Isso torna muito importante a ajuda da consultoria da CredCarbo, que pode lhe ajudar nos mais diferentes aspectos de todo este processo. Exemplo disso é que a CredCarbo pode lhe ajudar, logo após o seu cadastro, a identificar os documentos que precisem ser regularizados em seu projeto, para que não haja problemas para gerar e vender créditos de carbono.
Outro ponto importante no qual a consultoria da CredCarbo é de fundamental importância é na realização do agendamento da visita de técnicos internacionais ao seu projeto ambiental. Estes técnicos realizarão a auditoria de seu projeto, para que possam conceder o seu aval e, assim, permitir que você comece a receber créditos de carbono, de acordo com a neutralização de dióxido gerada.
Para complementar os pontos de destaque da ajuda da consultoria da CredCarbo neste processo, a comercialização também é facilitada por estes profissionais. Isso porque etapas como a identificação de possíveis compradores, ou mesmo a intermediação de suas negociações, levam a uma venda mais rápida e segura de seus créditos, para que você obtenha o lucro desejado.
A compra de créditos de carbono
As empresas poluidoras, que precisam comprar créditos de carbono para zerar a sua taxa de emissão, também podem contar com a ajuda da CredCarbo. Neste caso, esta ajuda profissional visa, especialmente, aumentar a segurança, e impedir que haja qualquer risco de que estas empresas sejam vítimas de golpes ou fraudes.
Para garantir esta segurança, a CredCarbo realiza uma cuidadosa verificação dos créditos disponíveis para a compra. Isso permite que se saiba todos os seus detalhes, como o projeto de origem, sua legalidade, entre outros detalhes que garantem a segurança do processo.
Mais do que isso, a consultoria da CredCarbo ainda pode lhe ajudar a economizar em sua compra de créditos de carbono, por conta do acompanhamento do processo de emissão e homologação dos créditos adquiridos. Isso porque, ao identificar um crédito que já tenha sido emitido anteriormente, é possível evitar a necessidade de pagamentos adicionais.