Foto

Créditos de Carbono em plantações de abobrinha – É possível comercializar?

Vender créditos Comprar créditos

Um alimento bastante comum em todo o mundo é a abobrinha, que possui plantações espalhadas por praticamente todos os continentes, e faz parte da rotina de alimentação de muitas pessoas. De acordo com a FAO (Food And Organization), ligada à ONU, quase 23 milhões de toneladas de abobrinhas são produzidas todos os anos, e abastecem ao mercado mundial deste alimento.

No Brasil, a produção de abobrinha é bastante concentrada na região sudeste, que oferece um clima e condições bastante propícias a esse tipo de plantio. Desta forma, é nesta região que se concentram as maiores possibilidades de que os produtores utilizem estas plantações para conseguir ampliar seus ganhos além da simples venda de abobrinha, mas, também, com a geração de créditos de carbono.

Estes créditos são gerados por meio de projetos ambientais que são implementados às plantações, inclusive as de abobrinhas, e que possibilitam a neutralização de dióxido de carbono na atmosfera. A cada tonelada de dióxido de carbono que é neutralizada, ou que tem a sua emissão impedida, um crédito de carbono é gerado em favor do profissional ou da empresa responsável por este trabalho.

Canais de Atendimento

Posteriormente, os créditos de carbono gerados a partir da sua plantação de abobrinhas podem ser negociados com empresas poluidoras, que precisam destes créditos para zerar a sua taxa de emissão de carbono. Assim, as empresas poluidoras evitam punições e sanções ambientais, enquanto os responsáveis pelos projetos ambientais possuem um retorno financeiro por seu trabalho ambiental.

Saiba como gerar créditos de carbono em sua plantação de abobrinha

Embora os créditos de carbono sejam gerados sempre de acordo com a quantidade de dióxido de carbono neutralizado em uma determinada plantação, isso não significa que se deva seguir apenas um determinado tipo de ação para a geração dos créditos. Diferentemente disso, existem diversas estratégias que podem ser implementadas para que se tenha os créditos de carbono gerados.

No caso das plantações de abobrinhas, é possível utilizar diversos tipos de estratégias diferentes, uma vez que são plantações bastante versáteis. Porém, é preciso que se encontre a melhor estratégia para a sua plantação, especificamente, pois isso significa melhores resultados e, consequentemente, mais créditos de carbono.

Uma das estratégias mais simples e que pode render bons resultados para a geração de créditos de carbono em uma plantação de abobrinha é o plantio direto. Isso significa que a plantação é feita de forma mais simples, sem uma grande preparação do solo com produtos químicos, de modo que menos gases poluentes são emitidos a partir de sua plantação.

Além desta menor emissão de gases, o plantio direto faz com que o dióxido de carbono seja mantido no solo, o que gera o chamado sequestro de carbono. Isso permite que o gás seja utilizado como fonte de nutriente para as plantas, e você tenha resultados ainda melhores em sua produção de abobrinhas.

Saiba como vender créditos de carbono

A venda de créditos de carbono é algo muito atraente, que desperta o interesse de empresas e profissionais de muitas áreas. Porém, é algo bastante complexo, e que pode ser muito burocrático, de modo que a ajuda profissional da consultoria da CredCarbo é fundamental para que se possa ter sucesso na venda de créditos de carbono.

Desta maneira, caso você, ou a sua empresa, já tenha um projeto ambiental que possibilite a neutralização de dióxido de carbono na atmosfera, faça o seu cadastro na plataforma da CredCarbo. A partir desse cadastro, você começará a receber o atendimento personalizado da CredCarbo, com informações especificamente voltadas para o seu caso, bem como os passos necessários para a geração e a venda de créditos de carbono.

O primeiro passo para isso é a regularização de documentos necessários para que o seu projeto possa gerar créditos de carbono. A consultoria da CredCarbo lhe ajudará a identificar quais são os documentos que podem precisar de atualizações ou regularizações.

Depois disso, também com a ajuda da consultoria da CredCarbo, você poderá fazer o agendamento da visita de técnicos internacionais ao seu projeto, os quais representam os órgãos responsáveis pela emissão e homologação dos créditos de carbono. Nesta visita será realizada uma auditoria completa de seu projeto, para que estes profissionais possam dar o seu aval e liberar o recebimento de créditos de carbono de acordo com o volume de dióxido de carbono neutralizado por seu trabalho.

Por fim, basta que se faça a venda destes créditos diretamente a empresas poluidoras, que precisam dos créditos para zerar a sua taxa de emissão de carbono. Nesta venda, você também poderá contar com a ajuda da CredCarbo, desde a identificação dos possíveis compradores até o recebimento do dinheiro de suas vendas.

A compra de créditos de carbono

As empresas poluidoras, que precisam de créditos de carbono para zerar a sua taxa de emissão de carbono também podem contar com a ajuda da CredCarbo em sua compra. Neste caso, esta ajuda profissional é muito mais voltada para a segurança deste processo, para evitar que você e sua empresa possam ser alvos de tentativas de golpes e fraudes.

Para que esta segurança seja possível, a CredCarbo realiza uma verificação completa a respeito dos créditos que serão adquiridos, bem como a respeito dos vendedores. Mais do que isso, todo o processo de emissão e homologação dos créditos de carbono também é acompanhado pela consultoria, de modo que se tenha toda a segurança necessária para a sua compra de créditos de carbono.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile