Foto

Crédito de Carbono em Itu – Como usar

Vender créditos Comprar créditos

Muitas cidades do estado de São Paulo podem se orgulhar tanto por sua importância histórica quanto pelo seu desenvolvimento econômico. E uma destas cidades é o município de Itu, localizado na região metropolitana de Sorocaba, a pouco mais de 100km de distância da capital paulista.

Durante o período colonial, Itu foi, por alguns anos, a cidade mais rica do estado de São Paulo, muito por conta da produção de café no local, principal produto econômico do país. Isso fez com que a cidade fosse procurada como moradia fixa de muitos dos barões do café e de outras autoridades e pessoas importantes do Brasil.

Com relação à sua importância cultural, Itu esteve diretamente envolvida nos acontecimentos que levaram à Proclamação da República, em 1889. Desta maneira, Itu é uma cidade que possui importância na história nacional, e que deve ser reconhecida não apenas pelo seu desenvolvimento atual, mas por este importante papel na história brasileira.

Canais de Atendimento

No cenário econômico atual, a cidade de Itu possui diversos atrativos para que muitas empresas busquem se fixar em seu território. Um destes atrativos é a sua localização, que permite fácil acesso a alguns dos principais polos comerciais e econômicos do país.

Consequentemente, Itu conta com um comércio e uma indústria bastante fortalecidos, o que gera boas oportunidades de emprego a seus moradores e eleva a qualidade de vida local. Entretanto, o progresso da cidade de Itu também ocasiona uma maior poluição, uma vez que há maior emissão de gases poluentes pelas atividades industriais.

Para que isso não gere maiores problemas, tanto para o meio ambiente como para as empresas poluidoras, é importante que se tenha estratégias de neutralização destes gases. A mais eficaz delas, é o uso dos créditos de carbono, que podem evitar problemas ambientais e gerar benefícios administrativos a estas empresas.

Entenda o que são os créditos de carbono

Os créditos de carbono são uma estratégia de neutralização de gases poluentes implementada pelos países mais industrializados do mundo. A sua concepção aconteceu ainda em 1997, durante o protocolo de Kyoto, como resultado da preocupação destes países com o aumento da poluição consequente do crescimento industrial.

Na prática, estes créditos funcionam como certificados, os quais são emitidos em favor de empresas ou profissionais que possuam projetos ambientais. A cada tonelada de dióxido de carbono que estes projetos consigam neutralizar, um crédito de carbono é gerado.

O que leva um número cada vez maior de empresas e profissionais a realizarem estes projetos ambientais, além do combate ao aumento da poluição, é a possibilidade de ganhos financeiros. Isso porque as empresas poluidoras, que emitem gases como o dióxido de carbono em suas atividades, podem comprar estes créditos de carbono.

Saiba como são utilizados os créditos de carbono

Uma vez que sejam adquiridos pelas empresas poluidoras, os créditos de carbono podem ser utilizados por elas para que estas consigam zerar a sua taxa de emissão de carbono. Ou seja, toda a poluição gerada por esta empresa é compensada com a utilização dos créditos de carbono, desde que estes sejam suficientes para equivaler à quantidade de gás emitida pela empresa.

De forma mais simples, é possível dizer que as empresas poluidoras, ao comprarem os créditos de carbono, investem nos projetos ambientais, de forma que estes possam conseguir neutralizar a mesma quantidade de poluição que as empresas emitiram. Isso gera um ciclo, para que os gases poluentes não sejam apenas lançados na atmosfera, o que poderia agravar problemas ambientais como o efeito estufa, por exemplo.

Porém, é importante sempre se atentar que, mesmo no caso da compra, os créditos de carbono sempre equivalem a uma quantidade de uma tonelada de dióxido de carbono neutralizada. Assim, empresas que emitam dez toneladas de dióxido em suas atividades, precisarão adquirir ao menos dez créditos para que possam conseguir, de fato, zerar a sua taxa de emissão de carbono.

Saiba como é feita a compra dos créditos de carbono

A compra dos créditos de carbono é um processo que pode ser definido como uma negociação simples entre vendedores e compradores. Mas esta simplicidade pode esconder alguns perigos, de forma que o ideal é que se tenha sempre uma ajuda especializada, como a consultoria da CredCarbo.

Ao contar com a consultoria da CredCarbo, as empresas que precisam comprar créditos de carbono podem ampliar de forma exponencial a sua segurança. Isso significa que estas empresas não correm risco algum de serem vítimas das tentativas de golpes ou fraudes que podem ser realizadas por pessoas mal-intencionadas neste mercado.

Os créditos que podem ser adquiridos são minuciosamente avaliados pelos profissionais da CredCarbo, de forma que qualquer indício de irregularidade possa ser percebido com antecedência. Assim, você apenas começará as suas negociações com vendedores que sejam plenamente confiáveis e que não lhe ofereçam risco algum.

Outra vantagem de contar com a consultoria da CredCarbo na compra dos seus créditos de carbono é a possibilidade de conseguir economizar nesta compra. Esta economia acontece se, ao longo do processo de emissão e homologação dos créditos, for identificado algum crédito de carbono que já tenha sido emitido anteriormente, o que pode tornar desnecessário o pagamento de taxas adicionais nesta sua aquisição.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile