Foto

Crédito de Carbono em Gravataí – Como comprar

Vender créditos Comprar créditos
Foto

A região metropolitana de Porto Alegre é um dos mais importantes centros econômicos da região sul do Brasil, e é composta por muitas cidades que ajudam a elevar esta importância. Uma destas cidades é Gravataí, município que fica localizado ao norte da capital gaúcha, a uma distância pouco maior de 23km.

Por conta desta proximidade com a cidade de Porto Alegre, é natural que exista um interesse muito grande de empresas e indústrias em se fixar no município de Gravataí. Em especial, os benefícios logísticos que isso gera são um dos principais fatores para o crescimento econômico da cidade.

Assim, nos últimos anos, Gravataí passou por um significativo crescimento do setor industrial, que, hoje, já é o mais importante para o município, à frente até mesmo do comércio, que é bastante importante para a economia local. Mas este crescimento das atividades industriais gera, como consequência, um problema importante, que é o aumento dos gases poluentes.

Canais de Atendimento

Em especial, as atividades industriais produzem uma grande quantidade de dióxido de carbono, que é um dos gases responsáveis por problemas como o efeito estufa e o aumento da temperatura global. Isso torna muito importante que as empresas de Gravataí busquem por estratégias de neutralização deste gás, como o uso dos créditos de carbono.

Os créditos de carbono em Gravataí

De maneira simples, os créditos de carbono podem ser definidos como uma estratégia de neutralização do dióxido de carbono. Nesta estratégia, empresas ou profissionais que realizem projetos ambientais que gerem esta neutralização, ou o impedimento da emissão de dióxido de carbono, podem receber os créditos de acordo com a quantidade de gás neutralizado.

Esta quantidade, entretanto, precisa ser significativa, pois a geração de um crédito de carbono acontece apenas após a neutralização de uma tonelada de dióxido de carbono. O maior incentivo para que estes projetos sejam realizados, e haja uma quantidade maior de gás compensada é a possibilidade de ganhos financeiros.

Ou seja, após o recebimento dos créditos de carbono, os responsáveis pelos projetos ambientais podem realizar a comercialização dos créditos, para que obtenham lucro. Assim, quanto mais créditos gerados, maior a possibilidade de retorno financeiro a partir desta comercialização.

A venda dos créditos de carbono é feita, em geral, para empresas poluidoras, como algumas das indústrias de Gravataí, para que estas possam zerar a sua taxa de emissão de carbono. Com isso, estas empresas poluidoras passam a poder comprovar o seu investimento em projetos que neutralizem toda a sua poluição, o que evita punições ou multas decorrentes de sua emissão de gases poluentes.

A compra dos créditos de carbono

Comprar créditos de carbono é um processo que pode parecer bastante simples, pois é algo que permite uma negociação direta entre vendedores e empresas compradoras, como as empresas poluidoras, que precisam zerar a sua taxa de emissão de carbono. Porém, a complexidade do mercado de créditos de carbono requer um conhecimento específico a seu respeito, o que pode ser resolvido com a ajuda da consultoria da CredCarbo.

No caso da compra dos créditos de carbono, a consultoria possui uma função bastante voltada para o aumento da segurança dos compradores. Isso é importante porque, devido ao pouco conhecimento geral deste mercado, ainda é comum que pessoas mal-intencionadas visem aplicar golpes ou realizar fraudes relacionadas aos créditos de carbono.

Porém, com a ajuda da CredCarbo, antes da sua compra é feita uma verificação cuidadosa a respeito dos créditos oferecidos, que leva em conta todos os detalhes, desde a existência do projeto de origem destes créditos, até o histórico dos vendedores. Assim, a chance de que você seja vítima de alguma tentativa de golpe é completamente eliminada.

E para tornar a importância da consultoria da CredCarbo ainda maior, esta ajuda pode gerar uma economia em sua compra. Esta economia se deve ao fato de que a CredCarbo pode identificar créditos que já tenham sido emitidos anteriormente, ao acompanhar o processo de emissão e homologação dos créditos de carbono, de modo que não seja preciso fazer pagamentos adicionais em sua compra.

A venda de créditos de carbono

Vender créditos de carbono é algo que desperta muito interesse em empresas e produtores rurais entre outros profissionais, mas que exige, também, algum conhecimento específico sobre este mercado. Isso porque o processo de geração e venda dos créditos é ainda mais complexo do que apenas a sua compra.

Assim, o primeiro passo para que se possa vender créditos de carbono é a realização do seu cadastro na plataforma da CredCarbo. Desta forma, caso tenha um projeto ambiental que possa gerar estes créditos, faça este cadastro e comece a contar com o atendimento personalizado da CredCarbo, que lhe ajudará em todos os passos deste processo.

Em especial, alguns dos pontos em que a ajuda da consultoria da CredCarbo é fundamental para que se consiga gerar e vender créditos de carbono são os seguintes:

  • Identificação de documentos que precisem ser regularizados em seu projeto;
  • Agendamento da visita técnica para a auditoria de seu trabalho;
  • Acompanhamento da auditoria;
  • Acompanhamento da emissão de seus créditos de carbono;
  • Identificação de possíveis compradores;
  • Intermediação de suas negociações de venda, se necessário.
Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.