Foto

Crédito de Carbono em Coronel Fabriciano – Como vender

Vender créditos Comprar créditos

No estado de Minas Gerais é possível encontrar muitas cidades de grande importância para o cenário nacional pelos mais diversos motivos, mas algo comum a muitas destas cidades é a sua economia bem desenvolvida. Uma destas cidades é Coronel Fabriciano, que fica localizada na região metropolitana do Vale do Aço, a pouco menos de 200 km de distância da capital mineira, Belo Horizonte.

Como a própria nomenclatura de sua região deixa claro, Coronel Fabriciano compõe uma área na qual a exploração do aço é bastante forte, o que leva a um número bastante alto de indústrias siderúrgicas. Embora não seja o único segmento, pois Coronel Fabriciano conta com um setor industrial bem diversificado, este é o segmento de maior destaque, e o que mais oferece oportunidades de trabalho a seus moradores, atrás apenas do setor de comércio e serviços.

Por esta característica de uma cidade muito industrializada, Coronel Fabriciano possui uma economia bastante fortalecida, com baixa taxa de desemprego, em comparação com outras cidades do país. Porém, nem todos os efeitos da industrialização são positivos para a cidade e sua região.

Canais de Atendimento

Isso porque o elevado número de atividades industriais leva a um aumento significativo da poluição, uma vez que este tipo de atividade gera a emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono, por exemplo. Assim, para que este prejuízo ambiental seja minimizado, é importante que as empresas locais façam uso de estratégias de neutralização destes gases, como os créditos de carbono.

Conheça melhor os créditos de carbono

Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, os créditos de carbono não são uma estratégia tão recente, pois foram criados há mais de duas décadas, em 1997. Na oportunidade, os países mais industrializados do mundo buscavam por meios de minimizar os impactos negativos causados ao meio ambiente por conta do aumento de suas atividades industriais.

No uso dos créditos de carbono como estratégia de neutralização, a base do trabalho são os projetos ambientais, que podem ser mantidos por empresas ou por profissionais independentes. Estes projetos também podem ser bastante diversificados, desde que cumpram o objetivo de neutralizar o dióxido de carbono da atmosfera, ou de impedir a sua emissão.

Para cada tonelada de dióxido que seja neutralizada, os responsáveis pelos projetos ambientais adquirem um crédito de carbono, o qual pode ser comercializado posteriormente. Assim, quanto maior a neutralização de gases poluentes, maior será o número de créditos obtidos e a possibilidade de lucro que estes responsáveis obterão por meio desta comercialização.

A venda dos créditos de carbono é feita, na absoluta maioria das vezes, para empresas poluidoras, pois são estas que podem, na prática, fazer uso dos créditos de carbono. Estas empresas utilizam os créditos para zerar a sua taxa de emissão de carbono, o que as garante diversos tipos de benefícios administrativos.

Desta forma, o uso de créditos de carbono acontece por meio de um ciclo, no qual as empresas poluidoras, que emitem o dióxido de carbono, investem nos projetos ambientais que neutralizam este gás por meio da compra dos créditos de carbono. Isso beneficia a todos os envolvidos e minimiza os prejuízos ambientais que poderiam ser causados por esta poluição.

O processo de geração dos créditos de carbono

Com a oportunidade de obter lucro por meio da venda de créditos de carbono, é natural que haja um maior interesse no ingresso neste mercado. Porém, antes que se possa chegar a esta etapa, é preciso que as empresas e profissionais que possuem um projeto ambiental realizem a geração de seus créditos de carbono, o que pode ser um pouco mais trabalhoso.

Para garantir uma facilidade maior a este processo, o ideal é que se conte sempre com a consultoria da CredCarbo ao seu lado, que lhe orientará em todas as etapas a serem realizadas. A primeira delas é a identificação dos documentos de seu projeto ambiental que precisem de regularização ou de atualização, para que não se tenha negados os seus créditos de carbono.

Apenas com a documentação completamente regularizada, a consultoria da CredCarbo te ajudará a fazer o agendamento da visita de técnicos internacionais ao seu projeto ambiental. Estes técnicos representam os órgãos responsáveis pela emissão e controle dos créditos de carbono, e realizarão a auditoria de seu trabalho, para atestar a sua legalidade e eficácia.

Após a auditoria, os técnicos te concederão o aval para o recebimento de seus créditos de carbono, de acordo com a quantidade de dióxido neutralizada por seu projeto. Depois do recebimento destes créditos, será possível, enfim, fazer a sua comercialização.

A venda dos créditos de carbono

Assim como na geração dos seus créditos, a consultoria da CredCarbo também pode ser muito importante para que se consiga fazer a sua comercialização de forma mais facilitada. Exemplo disso é que a consultoria pode indicar possíveis compradores para os seus créditos de carbono, e até mesmo intermediar as negociações, caso isso seja necessário.

Desta maneira, a sua negociação de venda pode acontecer em um período muito menor, para que se possa chegar ao retorno financeiro desejado em menos tempo. Mais do que isso, esta ajuda da CredCarbo ainda permite que a venda de seus créditos seja mais segura, sem qualquer risco ao longo desta transação.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile