Um mundo sustentável é bom para todos, afinal este planeta é o único habitável, pelo menos no atual estado da tecnologia, inclusive para empresas, que podem obter vantagens econômicas com o mercado de crédito de carbono.
A emissão de gases que causam o efeito de estufa atinge todo o globo, de modo que é responsabilidade de todos diminuírem a sua incidência, bem como de outros gases que são igualmente prejudiciais à atmosfera.
Neste texto você verá como funcionam os padrões de crédito de carbono globais e como a sua empresa pode aproveitar destas vantagens.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoPor que ser sustentável
A preservação dos recursos naturais têm efeitos óbvios, no entanto, as vantagens para empresas vão além de um meio ambiente equilibrado e saudável, podendo estas obterem vantagens empresariais a partir da sustentabilidade.
Isso porque ao ser sustentável, uma empresa pode obter diversos benefícios, como:
- Otimização de recursos
- Diminuição de despesas
- Melhoria na imagem da marca
- Comunicação e interação otimizadas com clientes
O modo de gerir uma empresa sofreu mudanças na última década, já não é mais possível buscar apenas o lucro, mas sim, atender a função social. Isto é, toda empresa deve preocupar-se com o entorno que está situada, evitando, desta forma, atingir as pessoas da comunidade.
Da mesma maneira, o perfil do cliente mudou, atualmente o consumidor prefere consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis, por isso ao tornar seu processo mais limpo ganha-se um público maior e mais defensor da marca.
Assim, é possível atrelar o marketing da marca e a empresa a projetos e práticas sustentáveis, assim, ganhando uma maior visibilidade no mercado e, principalmente nas redes sociais, que é onde se têm o melhor custo-benefício considerando o potencial de divulgação com baixo orçamento.
Além destas vantagens, projetos sustentáveis bem como de educação ambiental podem representar economia através de incentivos fiscais, que reduzem ou até eliminam o pagamento de tributos, em diversos níveis e esfera.
O que é crédito de carbono
Nas últimas décadas, a comunidade científica destacou o dano que os gases do efeito estufa causam para a atmosfera, e, consequentemente, como estes prejudicam a qualidade de vida do ser humano e dos animais, afetando todo o ecossistema.
Por tal razão, os países vêm se esforçando, principalmente através do protocolo de Kyoto, para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Desta forma, cada país e empresa possui uma taxa de redução a ser feita.
Acontece que, por diversos motivos, nem toda corporação e país consegue reduzir a emissão na medida exigida, e, como solução foi desenvolvido o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que institui os créditos de carbono.
Convencionou-se que 1 tonelada de gases de dióxido de carbono (CO²) reduzido ou eliminado equivale a um crédito de carbono, de forma que as empresas sustentáveis podem vender estes para aquelas que não conseguiram eliminar as emissões na taxa exigida.
De forma semelhante, redução de outros gases que igualmente causam o efeito estufa podem ter suas reduções certificadas e creditadas.
Portanto, o crédito de carbono é um modo de empresas que necessitam reduzir gases cumprirem com as exigências legais e por outro lado uma oportunidade para negócios sustentáveis.
Veja mais sobre como funciona o mercado de crédito de carbono:
Como funciona o mercado de crédito de carbono
No entanto, não é toda empresa sustentável que pode participar do crédito de carbono, é necessário que o projeto, como um reflorestamento existe de fato. Além disso, a redução ou eliminação de gases deve ser certificada e homologada por uma empresa internacional devidamente capacitada.
Também é necessário verificar se o crédito não foi emitido para outras empresas, evitando, assim, o gasto duplo do mesmo crédito.
Para a validação é possível ter que receber fiscais internacionais, que farão a auditoria dos dados do seu projeto, verificando se tudo ocorre como esperado, evitando falsidades.
Para obter a certificação é necessário estar com a documentação devidamente atualizada e em dia, pois, caso algum documento esteja ausente todo o projeto pode ser em vão.
Posteriormente a certificação é possível comercializar os créditos de carbono em corretoras especializadas, o que é uma oportunidade de lucros, visto a valorização deste como um ativo financeiro.
Veja algumas atividades que podem levar a certificação de crédito de carbono:
- Energias alternativas limpas e renováveis em substituição a fontes energéticas não renováveis
- Reflorestamento ou diminuição de desmatamento
- Recuperação de biomas
- Eliminação de resíduos plásticos
Todo este processo é facilitado através de uma consultoria especializada, que pode acompanhar desde o início do projeto até a sua comercialização, tanto para o caso de compra como para a venda.
Contar com um consultor é de suma importância, pois o mercado de crédito de carbono é altamente especializado, sendo necessários conhecimentos aprofundados sobre o tema.
O setor de sustentabilidade como um todo, e, especialmente o mercado de crédito de carbono, é um dos que mais cresce, sendo que é estimado o valor de US$ 50 bilhões até 2030, sendo que atualmente o Brasil concentra aproximadamente 15% de toda a produção global em redução de carbono, devido aos recursos naturais do território nacional.
Acesse e saiba como comprar e vender créditos de carbono, assim, trazendo diversas vantagens.