A coleta de dados é essencial para a gestão de qualquer negócio, facilitando e otimizando a administração de recursos e das atividades econômicas. Neste texto você verá as vantagens de utilizar o ESG para tomar decisões de forma mais qualificada.
A tecnologia pode ser aliada de empresários, que em seu cotidiano já enfrentam muitos desafios, como a alta carga tributária, intensa concorrência, legislação rígida entre outros, de modo que qualquer diminuição de carga é bem-vinda.
Saiba como o ESG pode te ajudar na tomada de decisões da sua empresa.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoO que é ESG
Do inglês “Environmental, Social and Governance‘, o ESG é uma série de estratégias e boas práticas que otimiza a gestão empresarial, reduzindo riscos, melhorando resultados e diminuindo despesas, através da atuação e melhoria de processos em três grandes campos: Ambiental, Social e Governança.
O ESG colabora com a visão de negócios que empresas devem ter também uma função social e não apenas objetivar apenas lucros, independente dos resultados.
Desta forma, através do ESG é tomado algumas ações e projetos para diminuir os impactos que a empresa pode produzir na sociedade em geral.
No ambiental, por exemplo, procura-se tornar os processos da empresa os mais sustentáveis possível, como a adoção de programas de redução de resíduos plásticos ou a utilização de energias alternativas.
Já no social, a empresa pode evitar atingir direito da coletividade ou de indivíduos, garantindo que a legislação, como a trabalhista e o Código do Consumidor, seja respeitada em toda a cadeia produtiva.
Quanto ao “G’ da sigla refere-se à governança corporativa, um conjunto de técnicas que torna a gestão empresarial mais transparente e ética, prezando pela legalidade e igualdade dos atos, bem como do tratamento de todos os envolvidos na empresa.
Ao se tornar sustentável a empresa não somente garante vantagens para o meio ambiente, que se torna mais saudável e limpo, mas ganha benefícios próprios, como aumento de lucros e melhora na imagem perante seu público.
Utilidade da mensuração ESG para a tomada de decisões
Para uma mais adequada gestão empresarial é necessário que se tenha controle e conhecimento sobre toda a cadeia produtiva, do seu início até a entrega do produto ou serviço ao consumidor final, de modo que é mais facilitado corrigir falhas e erros, que poderiam causar graves consequências.
Gestão de estoque
Indicadores coletados durante os processos de ESG podem entregar muita informação sobre a saúde empresarial, como, por exemplo, uma má gestão e controle de estoque. Isso porque desperdícios de matéria-prima ou produção exagerada de produtos pode representar uma falta de noção sobre o que está destocado bem como sobre a demanda da empresa.
Ao não saber com exatidão o que se têm estoque, seja porque a conferência manual pode gerar falhas ou porque a gestão manual é inexata e lenta, pode-se comprar mais, ou menos, do que o necessário. Mais ou menos, em ambos os casos têm-se graves consequências, como gastos desnecessários e descumprimentos de prazos ou entregas.
Um sistema de controle inteligente de estoque pode resolver o desperdício e a compra em excesso de matérias básicas, pois permite obter mais conhecimento em tempo real e simultâneo sobre as entradas e saídas de itens.
Tecnologias como leitores de QR Codes e drones podem auxiliar na gestão inteligente de recursos, automatizando assim, tarefas e evitando desperdícios.
Outra tarefa realizada através do ESG é o acompanhamento de gastos com energia elétrica e outros recursos, como água e logística, o que traz matéria fundamental para a tomada de decisões.
Por exemplo, ao detectar um aumento anormal e inesperado de gasto com energia elétrica pode significar alguma falha técnica em uma máquina da sua cadeia produtiva, evitando-se assim consequências mais drásticas como um reparo mais intensivo ou a paralisação das atividades industriais.
Da mesma forma, o nível de gastos de energia e água pode ser usado como índices para determinar os resultados na adoção de uma nova produção ou estratégia industrial, assim, permitindo indicar a sua viabilidade, ou não, a longo prazo.
Benefícios fiscais
O ESG, principalmente através da sua questão corporativa, traz informações valiosas para defender a empresa perante a Receita Federal e outras fiscalizações, pois é possível ter uma noção mais completa sobre todas as etapas do seu processo produtivo.
E mais do que ser sustentável, o ESG permite comprovar que a empresa promove ações de sustentabilidade, de modo que facilita-se o acesso a benefícios fiscais, que poderão trazer diminuição no pagamento de tributos, ou até mesmo sua isenção.
Benefícios e isenções fiscais são dados a empresas que promovem a sustentabilidade como uma forma de incentivar a colaboração do mercado empresarial para com o meio ambiente e com a promoção de direitos sociais, como a diversidade e inclusão de grupos minoritários no local de trabalho.
Portanto, como se vê não é somente o planeta que ganha com a implementação de processos sustentáveis com o ESG, mas a sua empresa têm benefícios reais, que se traduzem em lucros e diminuição de despesas.
Investidores exteriores
Outro benefício da letra “G’ é trazer mais investimentos para a empresa, pois permite entregar mais informações sobre a sua gestão para interessados em aportar recursos em negócios sustentáveis e bem geridos.