É fato que o mundo está passando por inúmeras transformações climáticas, causadas pelo aquecimento global. Se antes existiam regiões que sofriam com a seca, por exemplo, hoje essas áreas são afetadas com fortes chuvas. Além dos danos materiais, essas modificações também são responsáveis por afetar o funcionamento do planeta, ocasionando diversos desastres e irregularidades. Mas, para que a produção de gases poluentes seja controlada, existe a calculadora de créditos de carbono.
Vale destacar que os problemas do aquecimento global não são de hoje. A produção desenfreada e o consumo foram fatores que aumentaram a emissão dos gases poluentes, principalmente nas épocas em que as nações buscavam estar sempre no topo da lista de produção.
Entretanto, desde a década de 80, diversas entidades civis começaram a sinalizar a importância de ter um mecanismo capaz de controlar a emissão dos gases, com o objetivo de manter a saúde do planeta.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoDesde então, diversas metas e acordos foram traçados, modificando o futuro da sociedade. Por mais que esses planos possam afetar as questões econômicas, o objetivo e proporcionar mais anos de vida para a terra.
Mas, como sabemos, quando são criadas algumas restrições, muitos profissionais aproveitam para testar novas soluções. E foi exatamente assim que nasceu o crédito de carbono, com o intuito de ser uma alternativa para as empresas que querem lucrar sem poluir o meio ambiente.
Esse é um mercado novo, mas com esse e-book você vai conferir tudo sobre:
• Cálculo de crédito de carbono.
• O que é calculadora de carbono?
• Quem deve usar a calculadora?
• Quanto você emite de CO2 por dia?
• O que é pegada de carbono?
• Pegada de carbono das empresas.
• Pegada de carbono de um produto.
• Neutralizando pegada de carbono.
• Como posso reduzir ainda mais minhas emissões?
• As emissões reduzem com árvores ou florestas?
O objetivo é que você possa compreender todo o processo de emissão e distribuição do carbono, levando em consideração como a sua empresa está sendo responsável por impactar parte da poluição.
Só assim será possível rever as ações futuras, priorizando pelo meio ambiente e pela preservação da natureza, não é mesmo? Afinal, todos querem viver em um mundo limpo, renovável e com diversidade!
O cálculo de crédito de carbono
Desde a Revolução Industrial, a maneira como o homem e a natureza convivem passou a ser um fator de constante brigas. Com o aumento das fábricas e do consumo, muitas empresas começaram a crescer sem limites, desencadeando um processo de revolta da natureza.
Por isso, com a criação dos créditos de carbono, há a opção de manter o crescimento do negócio sem afetar o meio ambiente. Lembrando que a criação desse mecanismo surgiu após diversas reuniões internacionais e o acordo que diversas nações possuem de poder controlar a emissão dos gases poluentes.
Então, para ter a certeza de que a sua empresa está crescendo na direção certa, de acordo com todas as regras, o primeiro passo é compreender a forma como é feito o cálculo do crédito de carbono.
O crédito de carbono é caracterizado pela não emissão de uma tonelada de carbono na atmosfera. Para ter uma ideia de quanto uma empresa é capaz de gerar, em créditos, é fundamental levar em consideração a emissão atual e quais serão os números registrados após as modificações feitas.
Lembrando que esse crédito precisa ser emitido pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Lembrando que existem diversas maneiras de diminuir a emissão de carbono, incluindo a troca da energia por opções renováveis, a substituição de combustíveis fósseis e até mesmo as campanhas de consumo consciente.
Vale ressaltar que um mecanismo muito utilizado por alguns países é a implementação conjunta. Nesse caso, aquelas nações mais desenvolvidas, quando percebem que não conseguiram atingir o número de créditos necessário, acabam fazendo parcerias com outras países mais vulneráveis.
Isso porque os países que ainda estão em desenvolvimento apresentam problemas que podem ser mais fáceis para solucionar, quando em comparação com os grandes potenciais mundiais – afinal, nesses locais a linha de produção já está implementada.
No final do processe esses créditos de carbono podem ser comercializados. O objetivo é simples: os países que já atingiram as metas estipuladas e estão com sobras podem vender determinada quantia para aqueles que ainda não conseguiram bater a meta. Lembrando que esse mercado pode movimentar milhões de reais todos os anos.
Entenda o que é calculadora de carbono
Agora que você pode compreender, a partir de uma visão macro, qual é a importância desse crédito e como ele funciona, esse é o momento de entender o que é uma calculadora de carbono.
É claro que para mensurar a redução ou aumento da emissão, é necessário contar com um sistema que seja capaz de mapear e comparar as informações. É esse o papel da calculadora de carbono.
Todo o processo é feito de forma on-line, por meio do preenchimento de dados, levando em consideração todas as fontes de emissão. O resultado apresenta a chamada pegada de carbono, além de ser responsável por apresentar quantos créditos seriam necessários para neutralizar a emissão.
Quem deve usar a calculadora?
A calculadora emissão de carbono pode ser utilizada por todas as empresas que realizam a emissão do carbono, mas que desejam estar de acordo com as diretrizes do meio ambiente.
É válido mencionar que nos últimos anos esse quesito passou a ser decisivo para a compra de diversos consumidores, que já não aceitam comprar de empresas que não estão de acordo com as novas definições de cuidado e preservação da natureza.
Mais do que pensar no futuro do planeta, essa ação também é fundamental para manter a imagem da sua empresa, demonstrando que vocês estão interessados no futuro das próximas nações e no equilíbrio entre produzir, consumir e evoluir.
Quanto você emite de CO2 por dia?
Essa é uma pergunta curiosa e muito comum, afinal, todos querem saber como está a própria emissão de CO2, não é mesmo?
Mas, antes de chegar ao resultado, é válido lembrar que diversas atividades que fazem parte do nosso dia a dia, como cozinhar, tomar banho e até mesmo dirigira acabam sendo responsáveis por essas emissões.
É claro que existem alguns vilões nessa história, como as viagens áreas e o uso desenfreado dos automóveis, tendência que cresce a cada ano – já é comum ver apenas uma pessoa dentro do veículo se deslocando para o trabalho, por exemplo.
Sabemos que esse gás é um dos mais prejudiciais para o meio ambiente e que a sua emissão ocorre ao longo de todo o dia, mas, para que você possa ter uma ideia de quanto você ou a sua empresa emite, o melhor caminho é utilizar a calculadora de créditos de carbono.
Com ela será possível ter uma ideia de quanto está sendo consumido nas atividades básicas e o que pode ser feito para melhorar o desempenho pessoal e profissional. O uso é simples e com algumas informações já é possível mapear o resultado e descobrir se o seu índice está dentro da média ou se é preciso acender o sinal vermelho.
Vale lembrar que as principais atividades que impactam na produção desse gás estão relacionadas com o uso de energia elétrica, seja nos aparelhos eletrônicos/ eletrodomésticos ou nos processos industriais.
O que é pegada de carbono?
E, para ter um parâmetro de como está essa emissão, foi criada a pegada de carbono. É por meio desse mecanismo que conseguimos mapear como está a produção de CO2 de pessoas, governos e até mesmo de empresas.
O resultado só é obtido levando em consideração a quantidade de carbono que foi liberada, criando a pegada de cada pessoa ou organização.
Pegada de carbono das empresas
Quando pensamos no caso das empresas, esse cálculo é igual. Nessa situação, devem ser levadas em consideração todas as atividades realizadas ao longo do dia, seja no processo de compra de material, de produção e até mesmo de logística.
Imagine que o uso de máquinas, de combustível e até mesmo a entrega dos itens podem contar com a emissão de CO2 na atmosfera. Na verdade, muitas das atividades que fazem causa esse impacto, a verdade é que nunca paramos para perceber.
Pegada de carbono de um produto
Agora, pense no caso das empresas que oferecem uma cartela grande produtos. Além do cuidado na seleção de cada um dos itens, ainda é preciso se preocupar com a emissão de carbono em cada uma das etapas, processo que pode ser medido pela calculadora de créditos de carbono.
Mais do que o cuidado com o item que está sendo oferecido para o consumidor, é essencial estar atento ao cuidado com o meio ambiente. Por isso, é essencial que exista uma equipe na empresa que fique focada na missão de diminuir a pegada da organização.
Lembrando que esse método leva em consideração a produção e emissão de todos os gases, que são convertidos em carbono equivalente. São levados em consideração todas as emissões feitas durante a vida útil de um produto, pensando desde o momento da fabricação até a venda.
Neutralizando pegada de carbono
Se você chegou até aqui e o seu pensamento é de preocupação, calma que existem algumas maneiras de amenizar as consequências da emissão de carbono. Para te ajudar, separamos uma lista com algumas dicas. Confira:
Reveja os processos da empresa
O primeiro passo, e um dos mais importante, é rever os processos da empresa, ou seja, pensar no que pode ser melhorado pelo meio ambiente.
Por exemplo, se o consumo de combustíveis está em alta, uma boa prática é conversar com os colaboradores, explicando que essa situação, além de ser prejudicial para a economia da organização, também impacta o meio ambiente.
É necessário que todos compreendam o processo, percebendo que o cuidado deve ser algo individual e coletivo.
Opte por materiais mais neutros
O momento de comprar o material, antes da produção, também pode ser uma técnica modificada. Passe a procurar por itens mais naturais e que não produzem tanto CO2.
Além de ser uma alternativa sustentável, esse também pode ser um diferencial da sua empesa em relação aos concorrentes, já que muitos consumidores estão dando preferência para itens que não prejudicam a natureza.
Essa pode ser uma ótima troca, não é mesmo? Além de ajudar o planeta, ainda é possível se destacar no mercado.
Faça o uso de uma calculadora de carbono
O uso constante de uma calculadora de carbono é a medida que precisa ser adotada na sua empesa, afinal, é por meio desse sistema que será possível acompanhar se a organização está melhorando ou não.
Lembrando que essa é uma das metodologias mais seguras para acompanhar a evolução dos processos e a melhora no que está sendo feito pela organização. Assim fica fácil compreender o que ainda pode ser melhorado.
Como posso reduzir ainda mais minhas emissões?
Se a sua empresa já está no caminho para a redução de CO2, mas é necessário reduzir ainda mais, existem algumas medidas que podem contribuir. Veja:
• Campanhas de uso consciente dos recursos;
• Diálogo com os colaboradores;
• Compra de crédito de carbono;
• Mudança de hábitos coletivos.
Uma outra dica é promover uma competição saudável entre as áreas da empresa que possuem a maior emissão de carbono. Deixe que as equipes pensem em formas de neutralizar esse problema. Ao fim de cada mês é possível mapear a evolução por meio da calculadora de créditos de carbono e o melhor time pode ser beneficiado.
As emissões reduzem com árvores ou florestas?
Basta pesquisa pelos números de desmatamento no país e no mundo para encontrar um dado triste e que pode selar o fim das próximas gerações. É fato que cada vez mais está diminuindo a área das florestas, fator crucial para a sobrevivência humana.
Basta avaliar o caso das queimadas. Além de ser uma técnica ilegal, muitas vezes praticada por quem deseja aumentar o tamanho da terra, esse ato impacta e muito na produção de CO2. Porém, não há expectativa de que esse hábito brasileiro será mudado tão cedo.
Independente do motivo que causa o desmatamento – seja por descuido, mudanças climáticas ou por ganância – essa conta será paga no coletivo, já que todos nós sentiremos os efeitos.
Portanto, uma das alternativas mais conhecidas é o plantio de arvores. Porém, os últimos dados demonstram que esse caminho já não é mais a solução.
De acordo com dados da associação científica internacional Advacing Earth and Space Science, o planeta já tem tanto CO2 na atmosfera que o plantio de árvores é insuficiente para salvar o planeta.
Ou seja, aquela visão de que precisamos apenas plantar algumas árvores e continuar emitindo gases já não é mais o caminho.
É claro que a sua empresa ainda pode utilizar um espaço interno para plantar árvores ou até mesmo firmar uma parceria com ONGs que atuam no cuidado com o meio ambiente, promovendo um dia de plantio com toda a sua equipe.
Essas ações estariam ligadas ao poder da conscientização coletiva, mas já não são suficientes para salvar o planeta.
Acredite, o único caminho é neutralizar, ao máximo, a emissão pessoal e coletiva, encontrando uma alternativa que
seja válida para a natureza e para o homem, utilizando os mecanismos disponíveis, como a calculadora emissão de carbono, para acompanhar esse processo de transformação.
Há anos sabemos que a natureza é um recurso finito, ou seja, que tem fim. Com o crescimento desenfreado, é fato que o homem renunciou ao cuidado do planeta apenas para alcançar o sucesso.
Sabemos também que os países mais desenvolvidos foram, durante anos, os maiores produtores desse efeito, acumulando riqueza e muitas empresas. Porém, os efeitos já começam a ser sentido por todos, em qualquer canto do mundo.
Basta observar as mudanças drásticas nas temperaturas. Regiões que antes eram conhecidas pelo frio extremo, agora precisam aprender a conviver com o calor e a falta de recursos hídricos, por exemplo.
Já não basta pensar que esse é um problema exclusivo de um governo. É fundamental entender que esse é um problema coletivo e que cada uma das nossas ações tem o pode ser impactar o número final, incluindo aquilo que está sendo feito dentro da sua empresa!
Gostou de conferir o nosso conteúdo? Conseguiu entender a importância de contar com uma calculadora de créditos de carbono? Se você ficou interessado nessa solução e acredita que poder uma alternativa para a sua instituição, entre em contato com a nossa equipe.
Será um prazer explicar o passo a passo para uso e todas as vantagens de contar com uma calculadora de carbono.
Até o próximo conteúdo.