Foto

Blockchain: o impacto da tecnologia no mercado de créditos de carbono

Vender créditos Comprar créditos
Foto

Como parte das metas de redução de emissão de gases do efeito estufa, os créditos carbono, proposto no protocolo de Kyoto, em 1997, se trata de um mecanismo de flexibilização. O acordo define que uma tonelada de carbono equivale a um crédito, além de determinar regras para o estabelecimento do projeto de crédito de carbono.

O processo de emissão do crédito de carbono segue as etapas definidas pelo MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), sendo elas:

  • Elaboração: descrever o objetivo, sua abrangência, metodologia, linha de base, cenário, estimativa das reduções, plano de monitoramento e benefícios socioambientais, no DCP (Documento de Concepção do Projeto);
  • Validação: submissão do DCP a avaliação sobre seu enquadramento aos requisitos do MDL, com relatório de aprovado ou recusado. O procedimento é organizado por uma entidade operacional designada (EOD);
  • Registro: quando validado, o projeto é registrado na UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), confirmando a autorização do projeto para a geração de créditos de carbono
  • Monitoramento: todas as atividades e resultados do projeto são monitorados conforme o estabelecido no DCP, com isso os dados das emissões reais são coletados e comparados com as emissões estimadas, acompanhando, assim, o desenvolvimento do projeto;
  • Verificação: periodicamente todos os dados coletados na monitoria são analisados pela EOD, que confirma o alcance das reduções de emissão, emitindo um relatório de verificação;
  • Certificação: quando as emissões são verificadas pela EOD, o projeto é certificado pela UNFCCC que emite os devidos créditos de carbono, chamados de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs).

A seguir, veremos o que é a tecnologia blockchain e como ela impacta o mercado de créditos de carbono. Continue a leitura!

Canais de Atendimento

O que é a tecnologia Blockchain?

O blockchain é um sistema integrado de compartilhamento de informações na rede da empresa. Tal como um mecanismo de banco de dados, as informações armazenadas em blocos não permitem a exclusão nem a modificação dos dados sem a autorização da rede. Isso significa que todas as transações no sistema são feitas mediante autorização prévia, de forma consistente e transparente.

Ainda que recente, a tecnologia Blockchain é usada em diversos setores, graças ao seu sistema descentralizado que reduz os riscos de violação no registro de dados. Setor de energia, financeiro, de mídia e entretenimento, e o varejo, são alguns exemplos de áreas em que o blockchain tem gerado bons resultados. Inclusive o mercado de créditos de carbono vem sendo beneficiado pela tecnologia. Falaremos melhor sobre isso adiante.

Sendo assim, os principais recursos que a tecnologia blockchain oferece são:

Descentralização: isso significa que o controle e as decisões sobre os dados armazenados ficam por conta de uma rede distribuída, que impedem qualquer participação que comprometa a funcionalidade da rede, garantindo transparência ao compartilhamento de dados;

Imutabilidade: essa característica impossibilita qualquer violação a uma transação após seu registro. No caso de ocorrer um erro que implique na adição de uma nova transação, ambas estarão visíveis na rede;

Consenso: o mecanismo estabelece que o registro de novas transações será feito após o consentimento de maioria dos participantes.

Como funciona o Blockchain?

O sistema transparente e descentralizado do blockchain permite o armazenamento e compartilhamento de dados na rede de forma segura e imutável. Para isso, o software opera, basicamente, seguindo as etapas descritas a seguir.

Registro da transação

A movimentação de ativos físicos ou digitais é apresentada para as partes na rede blockchain e registrada na forma de bloco de dados, em que se encontram os detalhes sobre a transação como, os envolvidos, onde, como, quando e por que aconteceu, volume do ativo trocado e pré-condições cumpridas durante o percurso.

Estabelecimento do consenso

Nesta etapa a rede blockchain distribuída exige o consentimento da maioria dos participantes para tornar válido o registro da transação. Diferentes tipos de rede operam com regras específicas para o processo e, geralmente, são estabelecidas durante a instalação da rede.

Vinculação dos blocos

As transações são registradas em bloco após todos os participantes chegarem a um consenso. O conteúdo dos blocos é preservado por um hash criptográfico, que interliga os blocos de forma segura, apontando qualquer alteração.

Compartilhamento de ledger

Por fim, o sistema blockchain compartilha a cópia mais recente do arquivo principal, o ledger, a todos os participantes.

Qual o impacto da tecnologia Blockchain no mercado de créditos de carbono?

O mercado de crédito de carbono prioriza a garantia de transparência, análise e verificação, e rastreabilidade dos projetos. Isso implica em processos mais complexos e burocráticos, principalmente, para evitar fraudes e duplicidades.

A tecnologia blockchain que, como vimos anteriormente, opera através da criação de blocos de transação, oferece um sistema confiável, ágil, seguro e eficiente ao mercado de créditos de carbono. Visto que, todo o histórico das transações é armazenado e todos os processos precisam do aval da maioria dos participantes para ser executado.

Os principais benefícios da tecnologia blockchain aos créditos de carbono são:

  • Transparência e rastreabilidade dos projetos de crédito de carbono;
  • Digitalização dos créditos de carbono;
  • Verificação e validação com contratos inteligentes;
  • Integração entre diversas plataformas.

Portanto, a tecnologia blockchain auxilia a expansão do mercado de créditos de carbono, conferindo segurança e transparência aos processos e transações.

Acesse o blog e saiba mais.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.