Foto

Auditorias ambientais: o que é e como funciona?

Vender créditos Comprar créditos

Algo ao qual todas as empresas devem estar muito atentas atualmente é a responsabilidade ambiental, ou seja, a forma como as suas atividades e trabalho atingem o meio ambiente, bem como os possíveis prejuízos que podem causar à natureza. E para que qualquer tipo de problema possa ser evitado, é preciso que existam ações preventivas, para que as empresas conheçam seus resultados e o impacto de suas ações e possam realizar modificações necessárias.

Justamente por conta disso existem as auditorias ambientais, que podem ser realizadas para que se avalie a forma como as empresas atuam e o seu impacto ao meio ambiente. Porém, a existência das auditorias, bem como a sua forma de funcionamento, ainda podem gerar dúvidas em muitas pessoas, as quais devem ser sanadas para que se entenda a importância deste tipo de ação, tanto para a empresa quanto para a causa ambiental.

O que são as auditorias ambientais

Qualquer empresa, dos mais diferentes segmentos de mercado passa por auditorias constantes, sejam elas fiscais, trabalhistas ou de qualquer outra finalidade. Todas estas auditorias visam avaliar a forma como a empresa atua e identificar pontos que precisem ser corrigidos, para que haja uma melhora em sua forma de trabalho e não haja qualquer tipo de problema legal em seu funcionamento.

Canais de Atendimento

O mesmo acontece com as auditorias ambientais, que são avaliações minuciosas e verificações sistemáticas a respeito da forma de atuação destas empresas com relação ao aspecto ambiental. Ou seja, a auditoria ambiental visa identificar possíveis problemas que o trabalho de uma empresa gera ao meio ambiente, como uma emissão excessiva de gases poluentes ou geração de resíduos acima de níveis toleráveis.

No entanto, não se deve imaginar que as auditorias ambientais são realizadas de forma aleatória ou sem que se siga um processo previamente determinado. No Brasil a forma como as auditorias ambientais devem ser feitas, bem como toda a orientação legal a seu respeito são determinadas pela norma NBR 14010.

Como funcionam as auditorias ambientais

O funcionamento das auditorias ambientais pode ser definido de algumas maneiras distintas, uma vez que as auditorias podem ser divididas na avaliação completa do funcionamento da empresa ou focada em uma determinada ação específica, com a reunião de dados posteriormente. Assim, existem diversos tipos de fatores que compõem uma auditoria, entre os quais alguns dos mais importantes são a medição da emissão de gases poluentes, identificação das fontes de poluição, avaliação da necessidade de reformas estruturais, verificação dos meios de transporte de materiais, entre outros.

As auditorias ambientais ainda podem ser divididas em categorias diferentes, as quais afetam a sua forma de funcionamento, obviamente. A primeira delas é a auditoria interna, quando a própria empresa mantém funcionários especificamente voltados para a avaliação de seu impacto ambiental, para que possa definir mudanças a serem realizadas sem a necessidade de que outros profissionais sejam contratados.

A segunda categoria em que as auditorias ambientais podem ser enquadradas são as auditorias externas, nas quais a empresa contrata outra empresa especializada neste tipo de auditoria para que o trabalho de verificação possa ser realizado. Isso pode fazer com que haja uma ação ainda mais minuciosa, com o olhar de pessoas de fora da empresa, e garantir uma auditoria ainda mais detalhada.

Por fim, ainda existem as auditorias ambientais de terceira parte, nas quais órgãos independentes realizam a verificação do trabalho de determinadas empresas. Estas possuem um caráter ainda mais preventivo, e visam identificar problemas ambientais de forma mais rápida para que as empresas possam fazer a sua correção antes que haja um maior impacto negativo ao meio ambiente.

Os benefícios das auditorias ambientais

A realização de auditorias ambientais recorrentes pode garantir diversos tipos de benefícios que levam a definir este tipo de ação como algo primordial no trabalho das empresas. Obviamente, o primeiro destes benefícios é relacionado ao aspecto ambiental, pois as auditorias podem ajudar a minimizar os prejuízos ambientais causados pelas empresas, bem como a prevenir problemas ainda maiores no futuro.

Mas os benefícios se estendem, também, às próprias empresas, que podem contar com diferentes tipos de vantagens decorrentes da realização das auditorias ambientais. Uma delas é a melhora de sua imagem perante o público, uma vez que os clientes destas empresas buscam de uma forma mais frequente consumir produtos e utilizar serviços de empresas que estejam empenhadas na causa ambiental.

Outro importante benefício para as empresas que passam pelas auditorias ambientais, independente do fato de ser interna, externa ou de terceiros, é a possibilidade de uma economia significativa em seus gastos. Isso porque as auditorias apontam meios para que estas empresas possam utilizar melhor seus recursos e matérias-primas, para que precisem utilizar menos quantidades e gerar menos resíduos em suas atividades, de modo que as empresas não necessitem realizar compras maiores ou mais frequentes destes materiais.

Desta forma, as auditorias ambientais podem ser definidas como um trabalho simples, mas essencial para que as empresas possam manter suas atividades sem que se tornem vilãs do aspecto ambiental. Mais do que isso, a realização deste trabalho pode lhes garantir importantes benefícios, de modo que toda e qualquer empresa, independente de seu segmento, deva realizar auditorias ambientais periódicas em suas dependências.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile