Foto

A potência do mercado voluntário de carbono no Brasil

Vender créditos Comprar créditos

O dióxido de carbono, assim como outros gases poluentes, é um dos principais responsáveis por diversos tipos de problemas ambientais, como o efeito estufa, por exemplo. Justamente por isso, o mercado de créditos de carbono é tão importante, pois há uma necessidade muito grande de geração e comercialização dos créditos de carbono.

No caso do Brasil, muitas pessoas ainda podem ter dúvidas a respeito de como funciona este mercado, e, mais especificamente, a respeito do mercado voluntário de créditos de carbono no país. Para que isso possa ser mais facilmente compreendido, é necessário que se tenha um conhecimento maior sobre o tema, de modo que se possa conhecer todo o potencial do país para este mercado.

Saiba o que é o mercado voluntário de créditos de carbono

O primeiro ponto para que se saiba o que é o mercado voluntário de créditos de carbono é o conhecimento a respeito da existência de dois tipos de mercados para estes créditos, que são os mercados regulado e voluntário. Embora tenham os mesmos objetivos, estes dois tipos de mercados podem ser bastante diferentes e modificar a forma como os créditos são comercializados.

Canais de Atendimento

O mercado regulado é aquele que é regulamentado pelos países, de modo que todos os seus detalhes sejam previamente conhecidos. Isso impacta tanto o preço dos créditos quanto o teto de carbono a ser respeitado pelas empresas dentro destes mesmos países.

Diferentemente, o mercado voluntário de créditos de carbono permite uma precificação e comercialização mais livre entre profissionais e empresas que gerem ou precisem dos créditos de carbono. Entretanto, este mercado segue todos os padrões definidos por certificadoras globais, para que todos os envolvidos na geração, compra ou venda de créditos tenham total segurança, assim como ocorre no mercado regulado, embora com uma maior autonomia e liberdade.

O cenário atual do mercado voluntário de carbono no Brasil

Embora seja um país muito grande e com enorme potencial para o mercado voluntário de carbono, a realidade ainda é bastante diferente. Isso porque o país gera, aproximadamente, 1% dos créditos de carbono possíveis, de acordo com órgãos especializados.

Ao mesmo tempo, cada vez mais empresas estabelecem metas de redução de carbono, de modo que precisam comprar mais créditos para que estas metas possam ser atingidas. Desta forma, há uma demanda maior do que a quantidade de créditos oferecida no mercado voluntário de carbono no Brasil, o que pode gerar a necessidade de compra do exterior para estes créditos.

Outra consequência desta oferta menor do que a demanda é que o preço do crédito de carbono no mercado voluntário nacional pode sofrer uma grande escalada. Ou seja, para que as empresas possam conseguir atingir as suas metas de redução de carbono, é preciso que tenham um gasto ainda maior, o que pode dificultar a realização deste tipo de estratégia e, consequentemente, prejudicar os resultados ambientais.

O potencial de crescimento do mercado voluntário de carbono no Brasil para os próximos anos

O Brasil é um dos países que possuem maior potencial de crescimento para o mercado voluntário de carbono em todo o mundo. E isso gera muitas possibilidades diferentes para o país, que pode contribuir diretamente para uma preservação muito maior do meio ambiente quanto movimentar a economia de forma bastante positiva.

Grande parte deste potencial de crescimento do mercado voluntário de carbono do Brasil se dá pela presença de grandes espaços e reservas naturais em território nacional. De acordo com estimativas de especialistas, cerca de 15% de toda a capacidade de geração de créditos de carbono do mundo se dá pelo Brasil e por suas características, como áreas de florestas, plantações e locais semelhantes.

Outro ponto positivo na geração de créditos de carbono em território nacional é que o Brasil oferece a possibilidade de que esta geração seja muito mais barata em relação a outros países do mundo. Desta maneira, as empresas e profissionais que desejem manter projetos ambientais e ingressar no mercado voluntário de carbono podem ter um gasto muito menor, de forma que seja ainda mais fácil se manter ativas neste mercado cada vez mais importante.

Em resumo, o mercado voluntário de carbono no Brasil oferece uma maior facilidade e menores gastos, de modo que possa vir a ser o principal do mundo neste segmento em pouquíssimo tempo. Isso impulsiona a presença de cada vez mais empresas e profissionais neste mercado nacional ao longo dos próximos anos.

E para que haja um interesse ainda maior de empresas e profissionais em integrarem o mercado voluntário de créditos de carbono no Brasil, a expectativa de crescimento do mercado para os próximos anos é muito elevada. Para que se tenha uma noção melhor, este mercado pode ter um aumento de quase 100 vezes ao longo das próximas décadas, até o ano de 2050.

Em termos financeiros, é possível afirmar que o mercado voluntário, que hoje movimenta pouco mais de um bilhão de dólares, chegue a movimentar até 60 bilhões até 2050, com um crescimento gradual ao longo deste tempo. Apenas no Brasil, por conta do potencial de crescimento do mercado nacional, é possível que esta cifra chegue a 6 bilhões de dólares, algo que torna ainda mais atrativo este tipo de trabalho ambiental.

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile