Sobretudo, em uma empresa, um dos pontos que é mais comum ter gastos, é em relação
à energia elétrica. Afinal, o seu uso é importante para diversos processos do dia a dia, independente de qual seja o ramo no mercado.
Entretanto, economizar energia se torna um ponto fundamental, mas, não está apenas relacionado a diminuição na conta, mas sim, com os cuidados em relação ao meio ambiente.
Em geral, a produção de energia elétrica oferece alguns impactos na natureza. No Brasil, cerca de 90% da produção de energia se dá por meio da hidrelétrica e um dos principais impactos negativos, é o alagamentos de áreas florestais e, consequentemente, o desaparecimento do habitat de alguns animais.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoDesse modo, muitas empresas têm se adaptado para diminuir esse consumo, por isso, separamos algumas dicas eficientes que vão auxiliar a sua empresa a economizar energia. Veja abaixo!
1. Faça a troca de equipamento antigos
A princípio, quando se trata do consumo de energia elétrica, um dos maiores vilões são os aparelhos mais antigos ou que a muito tempo não passaram por revisão e manutenção. Por isso, uma ação inicial é fazer a troca para modelos mais atualizados.
Atualmente, a maioria dos aparelhos atualizados, são produzidos já com a tecnologia para consumir menos energia elétrica, além de serem mais eficientes. Essa troca pode trazer retornos para a empresa em poucos meses, já que é um ótimo investimento.
Ainda mais, em situações onde os equipamentos já são mais atualizados, opte por sempre manter a manutenção em dia, já que irá garantir a funcionalidade, evitar dores de cabeça e ainda garantir mais tempo de durabilidade.
Em geral, empresas que possuem equipamentos de alta potência, também devem ficar atentos a sua instalação elétrica, pois, é fundamental o uso de tomadas específicas. Isso porque, quando o aparelho não trabalha da forma correta, é provável um gasto maior de energia elétrica.
2. Otimize o uso do ar condicionado
Em qualquer empresa, é comum o uso de ar condicionado, visando manter o ambiente mais agradável para os colaboradores e clientes que irão visitar o local. Entretanto, esse aparelho também é responsável por boa parte do consumo da energia elétrica.
De acordo com algumas pesquisas, a energia elétrica, nos gastos de produção, pode chegar a 40% das despesas, por isso, otimizar o uso do ar condicionado também é um ótimo meio para economizar na energia.
Para isso, mantenha as portas e janelas fechadas, já que isso irá reduzir o esforço do aparelho para climatizar o ambiente. Além disso, se possível, utilize cortinas para evitar a entrada dos raios solares.
Quando tem a entrada do ar natural, o aparelho precisa realizar um esforço maior, consequentemente, também é necessário um gasto energético maior. Além de tudo, esses aparelhos também precisam de revisões periódicas, no mínimo a cada seis meses.
No decorrer do ano, em épocas mais frias, a empresa pode suspender o uso do ar condicionado, mesmo usando uma temperatura mais alta. Mas, isso só vale quando o ambiente ainda fica confortável para os trabalhadores.
3. Opte por energia solar
Com certeza você já ouviu falar sobre a energia solar. Esse meio de produção está cada vez mais em alta, pois, além de garantir que muitos gestores consigam economizar nas contas de energia elétrica, é um modelo de energia limpa, ou seja, não agride o meio ambiente.
Nesse sentido, quando se trata de economizar energia, os sistemas de energia fotovoltaica podem ser um grande aliado. Para isso, é necessário apenas adquirir os painéis responsáveis pela produção.
Além de tudo, esse também é um ótimo investimento para a sua empresa, pois garante o selo verde, responsável por certificar que uma determinada empresa oferece seus produtos e serviços de forma sustentável, ou seja, com ações que asseguram menor impacto ao meio ambiente.
4. Retire aparelhos da tomada
Outro hábito que também é possível adotar em sua empresa, é retirar os aparelhos da tomada. Em geral, é comum que muitos desses aparelhos tenham o modo de espera, conhecido como stand by.
Na maioria dos casos, é possível que eles passem despercebidos, mas, se trata de um consumo de energia extra, que pode aumentar a conta de energia significativamente, podendo chegar a 20% do valor final.
Algumas opções como televisão, impressoras, computadores, micro-ondas, além de vários outros, são aparelhos que possuem essa opção (stand by). Pode parecer pouco, não é mesmo? Mas quando considerado a quantidade de equipamento em sua empresa, é possível notar uma grande diferença na conta de luz.
Desse modo, um hábito bastante simples pode fazer uma grande diferença para ajudar a sua empresa a diminuir o consumo de energia elétrica.
5. Faça a troca de lâmpadas a iluminação
Outro ótimo hábito, é fazer a troca de lâmpadas por opções de LED, pois ela oferece diversos benefícios. Um dos pontos principais é ser mais econômica, além de mais eficiente, quando comparadas a outros modelos.
Também é possível aproveitar mais a luz natural dos ambientes, assim, diminui o consumo de energia elétrica, muitas vezes sem necessidade. Hábitos simples que podem fazer uma grande diferença no consumo de energia.
Venha conhecer a nossa empresa e saiba mais sobre os créditos de carbono.