A sustentabilidade é algo cada vez mais importante para toda a sociedade, inclusive para as empresas dos mais diferentes segmentos e mercados. Isso porque a sustentabilidade pode garantir que se tenha um menor impacto ambiental, com uma menor emissão de gases poluentes, resíduos, entre diversos outros pontos que poderiam prejudicar o meio ambiente.
Dessa forma, todas as empresas devem considerar se tornar sustentáveis de maneira mais rápida, para que não sejam ultrapassadas por concorrentes, por exemplo. Ser uma empresa sustentável, além de todos os benefícios ambientais, ainda pode agregar uma imagem muito mais positiva desta empresa, de modo que se possa conquistar mais clientes com mais facilidade.
No entanto, é muito comum que muitos empresários e responsáveis ainda tenham muitas dúvidas a respeito de como fazer para que suas empresas passassem a ser sustentáveis. Embora isso possa parecer muito complicado de início, é algo que pode ser mais fácil com alguns passos simples.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoPara que implementar a sustentabilidade em sua empresa seja algo ainda mais fácil, confira a seguir algumas dicas muito simples e fáceis de serem colocadas em prática:
Opte pela digitalização de seus documentos
Um dos primeiros passos para implementar a sustentabilidade em sua empresa é começar a optar pela digitalização de documentos e informações. Ou seja, deixar de usar documentos físicos, impressos em papel físico para manter arquivos ou informações em sua empresa.
Isso permite que se consiga diminuir o uso de papel, o que, consequentemente, gera um menor consumo de produtos que precisam passar por processos industriais em sua produção. Consequentemente, também há um menor gasto para a empresa, que não precisará ter papel disponível, ou mesmo manter arquivos físicos que ocupam muito espaço.
Outro benefício da substituição dos documentos físicos pela digitalização é a diminuição da geração de resíduos sólidos por parte da empresa. Com arquivos digitalizados, o seu controle, descarte e renovação pode ser feito de forma muito mais rápida e sem gerar qualquer tipo de resíduo ou poluição.
Gerencie o descarte de resíduos da empresa
Além de diminuir a emissão de resíduos, como acontece com a digitalização de documentos e o menor uso de papel, é importante que se consiga gerenciar a forma como os resíduos da empresa são descartados. E isso não diz respeito apenas a uma separação de materiais recicláveis ou lixo orgânico, por exemplo.
Para que se possa ser uma empresa sustentável, de fato, o ideal é que se tenha uma parceria com empresas e organizações de reciclagem ou de destino para resíduos sólidos. Isso permite que se dê um direcionamento correto para os diferentes tipos de resíduos gerados ao longo do trabalho nesta empresa, para que haja uma maior taxa de reciclagem e uma menor geração de lixo descartável.
Tenha fornecedores sustentáveis
Um erro bastante comum é imaginar que uma empresa pode se tornar sustentável apenas por conta própria. Na prática, a sustentabilidade é o resultado de uma cadeia muito mais complexa, que compreende, também, os fornecedores que possuem parceria com a sua empresa.
Desta forma, o ideal é que se conte com fornecedores que também tenham uma consciência de sustentabilidade, para que se consiga gerar um ciclo sustentável ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Isso também permite que se possa criar uma imagem melhor ao público, com a informação de toda a origem de seus produtos, de maneira mais transparente e que torne a empresa mais atrativa.
Cuide do espaço físico da empresa
O espaço físico da empresa também é muito importante para que se consiga implementar a sustentabilidade, pois é neste local que muitos cuidados devem ser realizados. Exemplo disso é a identificação de possíveis vazamentos, gastos desnecessários ou problemas que possam comprometer a sua empresa, seja por gerar gastos ou comprometer a qualidade do trabalho realizado.
Isso pode ser feito de forma simples, com o acompanhamento das dependências da empresa e de seu espaço por completo, para que qualquer modificação seja identificada de maneira mais rápida. Porém, em um primeiro momento, pode ser necessário que se conte com alguma ajuda profissional, para identificar problemas nas dependências, como na rede elétrica ou hidráulica, por exemplo.
Outro cuidado com relação ao espaço físico da empresa é o melhor aproveitamento da iluminação, para que não seja necessário manter luzes acesas durante todo o expediente. Pintar os espaços de branco e manter janelas livres pode ser uma forma de conseguir reduzir os gastos e tornar a empresa mais sustentável.
Comprar créditos de carbono
Algumas empresas podem emitir gases poluentes ao longo de suas atividades, de modo que possam ter um impacto negativo para o meio ambiente. Neste caso, estas empresas precisam buscar estratégias de neutralização de seus gases poluentes, para que haja uma compensação e a minimização dos prejuízos ambientais.
Para isso, porém, é preciso que estas empresas comprem sempre a quantidade de créditos suficientes para compensar toda a emissão de gases poluentes, sempre com a equivalência de um crédito para cada tonelada de gás poluente. Além do benefício ambiental, isso pode evitar que a empresa possa receber multas ou ser alvo de quaisquer sanções ambientais decorrentes da poluição gerada por suas atividades.