Sobretudo, sabemos que a água é um recurso importante para a sobrevivência do ser humano, mas, também para diversos processos do dia a dia e que precisa ser bem administrada.
Por isso, é muito comum que em uma empresa, seja realizada a gestão hídrica, que se trata de várias ações e iniciativas, com a finalidade de controlar e proteger a água, segundo as normas da legislação vigente.
Em geral, muitas empresas necessitam fazer o armazenamento de água, principalmente, para o seu sistema operacional, desse modo, é fundamental que seja realizada a gestão hídrica de forma positiva para o negócio.
Canais de Atendimento
Telefone
0800 591 1050Formulário
Entrar em contatoA água pode ser utilizada em uma empresa como matéria-prima, para gerar energia, além dos processos produtivos e vários outros. Mesmo que seu uso seja quase mínimo, a água faz parte de qualquer negócio.
Até mesmo quando ela é fundamental apenas para beber, para que os colaboradores possam lavar seus utensílios após o almoço, lavar as mãos, mesmo assim, precisa ser bem administrada.
Por isso, acompanhe o nosso post até o final e confira algumas dicas de como fazer uma boa gestão hídrica em sua empresa.
1. Conscientizar os colaboradores
Essa parece ser uma dica bem simples, não é mesmo? É natural que todos saibam a importância da água e que ela é um recurso finito, ou seja, se não for bem administrado, pode acabar.
Por isso, em uma empresa, o gestor precisa promover a conscientização sobre o assunto, fazendo com que todas as equipes possam seguir em uma mesma linha, no contrário, é provável que haja desperdício e má utilização.
Desta forma, busque conscientizar seus colaboradores, seja por meio de folhetos educativos, vídeos, palestras ou até mesmo reuniões. Uma ótima opção também é oferecer brindes que demonstram a importância de economizar água.
Ainda mais, o gestor também deve se atentar em ser um exemplo, já que é o espelho para todos os seus funcionários.
2. Adaptar algumas ações
Em geral, algumas técnicas podem ajudar na gestão hídrica, como, por exemplo, o uso de redutores de vazão, que podem auxiliar a diminuir o consumo da água.
Outra opção também é a telemetria, que pode ajudar, de forma digital, a medir o sistema hidráulico, levando em conta a vazão, pressão e o consumo total da sua empresa. Desta forma, é possível analisar os dados em tempo real e com mais precisão.
Além disso, os captadores de umidade do ar, também podem ser de grande ajuda, já que sua finalidade é captar a água presente no ar.
Em uma empresa, também é possível usar a reutilização da água, ou seja, reaproveitar água da chuva, por exemplo, para aguar plantas e jardim e fazer limpezas. Ótima opção para empresas de menor porte, que ainda não possuem muito capital ou dispõem de grande espaço.
3. Opte por um sistema de monitoramento
Utilizar um sistema para monitorar o consumo, pode auxiliar a empresa a ter mais controle sobre os gastos, além de se prevenir contra crises.
Algumas dessas ferramentas, são capazes de monitorar o consumo de uma caixa d’água, permitindo que o gestor possa saber a quantidade disponível de água, assim, planejar melhor o seu consumo.
Nesse caso, são oferecidas informações sobre a caixa d’água e sobre sua atual situação. Além disso, alguns desses sistemas também são capazes de avisar quando o recurso está acabando.
Em geral, esses métodos podem ser instalados em vários ambientes diferentes, assim, ter uma noção maior da quantidade que está sendo utilizada em banheiros, chuveiros e torneiras. Ótima meio de saber se há vazamentos ou algum tipo de perda.
4. Usar equipamentos de baixo consumo
Outra dica, também importante para a gestão da água, é optar por equipamentos de baixo consumo. Alguns desses dispositivos hidráulicos, têm a capacidade de controlar a vazão e pressão da água.
Eles podem ser instalados em torneiras, vasos sanitários e acionamento da descarga, se tornando uma ótima opção para empresas de grande porte, que contam com diferentes ambientes e com uma alta demanda de colaboradores e visitantes.
Em geral, alguns produtores de peças sanitárias, também fornecem produtos que são capazes de gastar menos água, mas, sem que as atividades internas sejam prejudicadas.
Essa dica, se torna um grande investimento em uma empresa, já que é capaz de auxiliar, de forma simples, a gestão hídrica do negócio.
5. Instalação correta e manutenção recorrente
Por fim, porém, não menos importante, se atentar a uma boa instalação e realizar manutenções recorrentes, também é fundamental. Por isso, é importante que o gestor opte por empresas especializadas no assunto.
Como citado no texto, são vários os equipamentos capazes de auxiliar na gestão hídrica, seja a telemetria, redutores de vazão, captadores de umidade, mas, ainda é importante oferecer atenção a cada um deles.
Ou seja, o primeiro passo é a instalação correta, feita por especialista no assunto, o segundo passo é manter a manutenção em dia, principalmente, por se tratar de aparelhos que vão ajudar a sua empresa. Por isso, é necessário que o gestor esteja atento nesse processo.
Saiba mais como ajudar o meio ambiente, visitando o nosso site, assim, saiba mais sobre os créditos de carbono e como funciona esse processo.