Foto

5 dicas de como diminuir os impactos ambientais da sua empresa

Vender créditos Comprar créditos

Atualmente, um dos assuntos que tem estado em pauta, é o zelo com o meio ambiente, por isso, cada vez mais as empresas estão buscando por medidas que auxiliem no cuidado com o meio ambiente, além de ter mais responsabilidade com suas ações.

Sobretudo, devido às novas tecnologias, o acesso à informação se tornou mais simples, o que facilitou para que os consumidores possam realizar pesquisas e buscas, antes de adquirir um produto de uma determinada empresa.

Desse modo, o foco se tornou ter ciência se a empresa faz testes em animais, por exemplo, ou se já adota algumas medidas que diminuam os impactos ao meio ambiente. Afinal, é natural que o homem utilize recursos naturais para a produção de certos produtos.

Canais de Atendimento

Entretanto, o maior problema é quando esses recursos são usados de forma irresponsável, oferecendo danos irreversíveis para a natureza. Com isso em mente, separamos algumas dicas de como sua empresa pode diminuir os impactos ambientais e ser vista com bons olhos pelos consumidores. Confira!

1. Desenvolva um mapa da geração de resíduo

Por mais que algumas empresas não dê importância, ou considere um ponto inútil, realizar um mapeamento da geração de resíduos usando fonte geradora, pode se tornar um forte ferramenta no auxílio da gestão de resíduos, além de evitar os impactos ambientais.

Em geral, com esse mapa, a empresa consegue ter uma noção melhor de quais fostes desperdiça matéria-prima, como organizar melhor os resíduos que são gerados e compreender qual a melhor opção para diminuir essa geração.

Desta forma, é possível ter uma ótima contribuição, no que se trata dos impactos ambientais gerados por esses resíduos.

Em geral, a maioria dos impactos que estão ligados à produção de resíduos são a proliferação de vetores, contaminação de águas, sejam superficiais ou subterrâneas, além da poluição comum da atmosfera ou do solo, entre outros fatores.

2. Saiba que categoria de resíduo é gerado

Outro ponto também fundamental para diminuir os impactos ambientais, é caracterizar e classificar de maneira correta os resíduos gerados por sua empresa.

Por isso, é necessário compreender quais são os tipos para escolher o destino adequado para cada um deles. Segundo a NBR 10.004:2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, eles devem ser classificados como:

Classe I: são considerados resíduos perigosos, o que pode apresentar periculosidade e características como inflamáveis, corrosivas, além de serem tóxicas e patogênicas.

Classe II A: são chamados de resíduos não inerentes, os quais não apresentam características iguais à classe I, mas são considerados os de biodegradáveis, combustibilidade ou solubilidade em água.

Classe II B: nesse caso, os resíduos são considerados inerentes, assim, quando os resíduos que apresentam propriedades estáveis. Em outras palavras, são aqueles que não podem ser considerados biodegradáveis, inflamáveis ou solúveis a água.

Podemos ser reciclados, reutilizados, além de serem dispostos em ambientes licenciados.

3. Faça a reciclagem dos resíduos

A princípio, o processo de reciclagem é um meio que a muitos anos vem sendo adotado em empresas, escolas, locais públicos, entre outros. Em geral, esse processo tem como foco utilizar os resíduos que não servem mais.

Assim, nesse processo ocorre a mudança do estado físico do resíduo, fazendo com que tenha novamente características para ser matéria-prima ou produto.

Nesse sentido, ao utilizar de algumas técnicas, esses resíduos podem se tornar um novo produto ou uma nova matéria-prima e ser usados para outros processos ou funções. Desta forma, diminui a produção de resíduos e o acúmulo na natureza, beneficiando o meio ambiente.

Desta forma, a reciclagem de resíduos pode ser uma ótima forma para a sua empresa diminuir os impactos na natureza, além de gerarem receitas adicionais para o seu negócio.

4. Se atente ao consumo de energia elétrica

De início, é notório que um dos pontos principais em uma empresa é o uso da energia elétrica, afinal, é comum vários computadores ligados no decorrer do dia, iluminação, ar-condicionado e climatizadores, além de vários outros pontos comuns.

Entretanto, um ponto bem simples para diminuir os impactos na natureza, é começar observar esses gastos em sua empresa, ou seja, evitar o consumo excessivo da energia elétrica.

Nesse sentido, é possível adaptar algumas ações no dia a dia que possam favorecer esse ponto, como, por exemplo, aproveitar mais a iluminação natural, seja pelas janelas e portas ou até mesmo adaptar uma claraboia.

Além disso, também é possível fazer a troca por equipamentos que apresentam menor consumo de energia. Atualmente, muitas empresas têm optado pelo uso de energia solar, assim, ajuda ao meio ambiente, por se tratar de uma produção limpa.

5. Desenvolva a consciência ambiental na sua empresa

Em uma empresa, os funcionários são responsáveis pelos processos do dia a dia e as atividades, com isso, desenvolver a consciência em relação aos impactos ambientais entre seus colaboradores, também se torna um fator para ajudar a sua empresa.

Por isso, se o desejo é diminuir os impactos, é importante que os seus funcionários também saibam a importância. Afinal, são eles que estão em contato direto, com todos os processos realizados em sua empresa.

Assim, desenvolvendo a educação ambiental, mostra que esse ponto deve ser estabelecido como meta para todos os dias e favorecer o comprometimento dos seus colaboradores.

Visite o nosso site e saiba como sua empresa pode ajudar ainda mais o meio ambiente!

Acompanhe nosso conteúdo

Artigos Relacionados

Ver todos
Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato

Gostaria de saber mais informações a respeito do funcionamento do mercado e se você pode comprar/vender créditos de carbono?

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação.

Confira nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile